Certidão de nascimento do meu avô
Meu pai quer tirar a cidadania dele, meu avô era português, tenho a certidão de casamento (1963) e tem a averbação da morte dele - 2013 ( o casamento ele registrou em Portugal também, segundo minha avó pq ele recebeu uma herança e teve que levar alguns documentos da minha avó - Neida Rasões de Araujo), consta que ele era português mas não consta o local, o nome dele era Manoel Correira de Araujo, nascido em 28/07/1935 (pais: Maria Rosa e Francisco Correia de Araujo). Minha vó lembra dele contando algumas histórias de Minho, trás os montes e cascais (mas não achei anda nesses lugares, pesquisando pela internet), meu pai fala que ele era de porto. Alguém pode me ajudar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Priscilla, tenta entrar em contato com o consulado e verificar se eles tem alguma informação dele registrada lá. Como ele averbou o casamento em Portugal, pode ser que tenha feito isso via consulado, Acho que é um bom ponto de partida.
Além disso, o family search (site) é muito bom para esse tipo de pesquisa, Já deu uma olhadinha por lá?
@priscila8
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95BQ-9QFR?i=135&cc=1932363&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A27FZ-VTV
pode solicitar o registro no civilonline https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp
Achei a identidade de estrangeiro e a cidade é Calheiros/ Ponte de Lima. Consigo pedir a certidão por qual site?
Esse https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp? será que aceitam, pois fala que é online somente.
@priscila8 , sim, a certidão impressa obtida através do civil online serve! O que importa é o número e a Conservatória!
Mande uma cópia simples.
Consegui a certidão do meu avô, agora estou na dúvida: Eu preciso solicitar uma nova certidão de nascimento minha (alguns lugares falam que tem que ser de 1 ano - tem que ser de inteiro teor?), ou posso apostilar a que já tenho de quando nasci? Eu e meus irmão vamos solicitar a cidadania, todos tempos que pedir uma nova certidão de nascimento do meu pai de inteiro teor apostilada? Ou serve só um tirar a cópia e autenticar. (As certidões que serão entregues serão as originais ou posso autenticar depois de apostilar e enviar)
@priscila8 , cada processo tem que ir completo, sem compartilhar nenhum documento.
As certidões têm que ser mandadas originais.
A certidão de nascimento de cada requerente tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.
A certidão de nascimento do pai tem que ser inteiro teor, apostilada, UM original para cada processo. Não são aceitas cópias.