Neto de Português

Sou Neto de Português e já consegui a Certidão do registro do nascimento desse meu avô, bem como a Certidão fotográfica da minha Certidão de Nascimento, apostilada (Haia) e com “sinal público”; resta agora a Certidão de Inteiro Teor do nascimento da minha mãe. Esta deve ser digitada ou fotográfica ou ainda 2a via? E também precisa ser apostilada e com “sinal público”? Ademais parece que o declarante do Nascimento da minha mãe não foi o pai dela, o meu avô português, mas suma mãe dela, minha avó brasileira. Neste caso então também necessitarei transcrever o casamento deles? Como ocorre essa transcrição? E também deverá ser apostilada e com o “sinal público“?

Grato pelo colaboração dirimindo mais essas dúvidas.


Mario Guimarães

Comentários

  • @marioguimaraes , os avós se casaram no Brasil?

    Se não foi o português o declarante do nascimento da filha, terá que transcrever o casamento.

    Se mora no RJ ou ES, faça a transcrição pelo Consulado do Rio; em SP ou MS, pelo Consulado de Santos. No fim do processo, recebe uma certidão de casamento portuguesa, que estabelece o vínculo jurídico entre o português e sua mãe.

    A certidão de sua mãe deve ser inteiro teor, digitada e apostilada.

  • Muito obrigado @Leticialele, você sempre generosa nas informações. Mas me restou uma dúvida: que documentos necessito para Transcrever o casamento do meu avô Português no Consulado Português no Rio de Janeiro. E se fosse feito em algum Cartório em Portugal, seriam os mesmos documentos e o procedimento mais rápido? Aliás pode ser feita a Transcrição do casamento em qualquer cartório em Portugal? Antecipadamente agradeço.

  • Muito obrigado mais uma vez, @Leticialele. Difícil será localizar a Certidão de Nascimento da minha avó, brasileira, que se casou com o meu avô aqui no Brasil, para instruir o processos a Transcrição do casamento... eu até tenho uma 2a via da Certidão de Casamento deles, da década de 60... e a filiação dela dessa Certidão e o único dado que tenho... vamos em frente.

  • @marioguimaraes , coloque os dados aqui, pode ser que alguém ajude!

  • @Leticialele futuquei pra lá e pra cá e localizei a Certidão no FamilySearch, muito embora sem constatação do Cartório e do livro. Mas consultando um primo e lendo o termo, minha avó residia a época em Santo Cristo na antiga capital federal, Rio de Janeiro. E assim provavelmente o acervo está no 3o RCPN (já os estou consultando).

    De todo o modo seguem os dados: Virginia de Araujo, Nascimento em 27/09/1912, filiação Antonio Jose de Araujo e Rosalina de Araujo; parece que o registro foi na antiga 6a Circunscrição de Registro Civil, livro 118, páginas 172, Termo 1746.


    Obrigado.

  • @Leticialele Boa noite! Por favor me de uma direção, para uma tia a qual tento ajudar, conforme descreverei: Como realizar atribuição portuguesa para filho ou neto preferencialmente de pai / avós Portugueses falecidos. Possuímos o bilhete original de cidadão nacional (da mãe/avó, vencido mais temos) e possuímos também a certidão narrativa simples de registro de casamento original desses avós/pais. Filha de portugueses com reconhecimento desses pais portugueses em documento brasileiro, porém a preferência é para o filho dessa tia, se possível sem realizar a atribuição dela, como proceder nesse caso para esse neto? Ou terei que realizar a atribuição por parte dessa filha e transcrever o casamento até chegar no filho? Aguardo seu retorno, e parabéns pela generosidade dividindo seu tempo e conhecimento.

  • @Washington , o meio mais rápido seria atribuir a tia como filha (art. 1C), mandando o processo dela para o Arquivo Central do Porto.

    Leva uns 6 meses para finalizar. Depois, transcrever o casamento (uns 30 dias) e fazer a atribuição do filho, também pelo Arquivo Central do Porto.

    Em aproximadamente 1 ano, o filho seria português. É o caminho mais rápido.

    Como neto, o processo leva de 24 a 30 meses e só tramita na Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa.

    Os portugueses casaram em Portugal ou no Brasil?

  • @Leticialele, entendi os prazos. Os portugueses casaram em Portugal, tiveram 3 filhos em Portugal, e outras duas filhas no Brasil onde uma está interessada na cidadania, a certidão de casamento portuguesa é original. Precisa de algum documento destes portugueses? e quais outros documentos necessários? A forma de pagamento ainda é pelos correios?

    Realizei em 2017 da minha esposa e filhos, transcrevi o casamento de meu sogro português e vivo, depois cidadania de minha esposa, ai transcrevi meu casamento, depois fiz de meus filhos menores, na época foi rápido até por Tondela, hoje sem conservador.

    Obrigado , aguardo sua análise e dicas!

  • @Washington , tem que mandar a certidão de nascimento do pai (ou da mãe) com o casamento averbado. Peça pelo civil online, custa 10 euros.

    Mande o processo para o Arquivo Central do Porto, leva uns 6 meses para concluir.

    O pagamento, atualmente, pode ser com cartão de crédito virtual - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Vai receber o formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve a qualquer Cartório de Notas para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.

    Junte a certidão do português;

    a certidão da requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação emitido há menos de 10 anos;

    Se mudou o nome com o casamento, certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar)

    Print do email que encaminhou o formulário (também serve como recibo).

    Boa sorte!

  • @Leticialele agora vou ver no blog as dúvidas do civil online, para requerer a certidão de nascimento de terceiro sem cartão cidadão, obrigado! pela generosidade e tempo cedido!

  • Olá pessoal!

    Estou com todas as documentações para dar entrada no processo da minha avó (neta do português), porém gostaria de ser o procurador dela para assinar o formulário e demais documentações que necessitem de autenticação. Há a possibilidade? Gera problemas durante o processo? A CRC LISBOA pode implicar por ser procuração?


    OBS: Ela é analfabeta, portanto acredito que ela assinar somente a procuração será mais fácil do que todas as demais documentações.

  • @gablpalmeida , pode fazer com procuração, que tem que ser por instrumento público, apostilada

  • @Leticialele caso eu consiga o ano e número do assento dos portugueses que são os pais (falecidos) e possuem casamento averbado em Portugal, ainda é necessário a certidão de um deles via cartório online? Obrigado!

  • @Washington , se você sabe o número e a Conservatória do assento já informatizado e com a averbação do casamento, pode apenas preencher o Quadro 2, colocando o nome, a data do nascimento, o número do assento, o ano e a Conservatória do Registo Civil

  • @Leticialele Realizei contato com a conservatória via e-mail, passei nomes e datas, informaram para solicitar os documentos necessários ao Arquivo Distrital de Leiria, região onde os progenitores portugueses moraram, pois documentos antes de 1923 já encontram-se no Arquivo Distrital, desta forma então não consiguirei as certidões pelo civilonlline. Devo pedir a certidão de nascimento de um dos portugueses com certificação e que seja enviada pelos correios. Eles casaram em Portugal, porém terá como saberem e nos fornecer a averbação do casamento na certidão de nascimento?

  • @Washington , peça a certidão pelo civil online!!

    Use uma ano de nascimento que dê menos de 100 anos (ex: 1925) e, em "Informações adicionais", coloque a data de nascimento correta!!

    Os assentos posteriores a abril de 1911 já estão informatizados

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.