Quando tempo demora para criarem o registo português ?

Minha atribuição foi aprovada esta semana tenho a bolinha laranja no 7 com a frase de que agora será criado o registo. Alguém sabe me informar quanto tempo leva até que chegue a minha certidão de nascento.

Para quem interessar... meu processo de atribuição levou exatos dois anos para ser concluído sem ter caído em exigência na CRC central.

Comentários

  • @Maria Emília Stss

    Em torno de 140 dias para o assento, desde a data da aprovação.

  • Boa tarde pessoal, meu processo ( Netos ) Encontra-se despachado favoravelmente desde o dia 5/07/2021 , quanto tempo será que ainda demora para ser criado o registro de cidadão português ?

  • @gandalf , isso é muito tempo ...existe alguma maneira de agilizar isso.

    Fui vítima de crime em PT e preciso de assistência jurídica e pra isso preciso dessa certidão...

    Alguma maneira de conseguir agilizar.

    Do meu pai chegou em menos de uma semana...

  • @Maria Emília Stss

    Num caso extremo assim, vale a pena juntar documentos que comprovem o fato, e se dirigir à Conservatória, e entregar um requerimento explicando seu caso, juntando o documento que comprova o fato, e pedir urgência no registo. Tem que ser conversado pessoalmente.

    Tipicamente o pedido de urgência é enviado ao Conservador, que avalia a situação e dá o parecer dele com urgência e pede urgência para o registo no próprio despacho de aprovação. Como o seu já passou essa fase, agora terá que ir lá conversar.

    Casos extremos requerem medidas extremas.

  • @gandalf , obrigada pela ajuda. Vou falar com eles.

    Gratidão ❤

  • Olá pessoal, o orçamento da certidão narrativa do meu avô está dando 82 euros, eu consigo dar entrada no processo com a certidão integral? Desde já agradeço.

  • @Silvio Silvestri

    Siga a instrução: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Para pedir certidões a serem usados em processos de Atribuição, elas têm que ser em papel, certificadas. Embora, para os portugueses, a simples cópia digital tenha valor, as Conservatórias NÃO ACEITAM cópias digitais, pois são passíveis de fraudes, infelizmente!

  • @Silvio Silvestri , eu já respondi que sim, é possível usar a certidão integral!

  • A minha nacionalidade foi concedida dia 23/01/23, está na fase 7 marrom, ou seja na fila para a emissão do assento de nascimento. Gostaria de saber qual é o prazo médio para o recebimento do documento.

  • @Gustavo1510

    Parabéns!!!

    não se pode afirmar com certeza.

    Filhos é mais rápido, netos em torno de m8 meses.

    Mas vejo muitas surpresas... a pior parte já passou!!!

  • @mabego Pois é, foram 24 meses à espera, finalmente saiu!

  • boa tarde, passando aqui só para dizer que o processo de nacionalidade de neto do meu pai demorou 1 ano e meio e saiu e ontem vi que estava na etapa 7 aguardando registro de nascimento portugues, agora só esperar.

    Eles enviam somente a certidao por email, ou também em papel pelos correios?

    obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.