Não consigo localizar certidão de nascimento da minha avó carioca

Boa tarde! Sou nova aqui e estou precisando de ajuda para busca da certidão de nascimento da minha avó brasileira, do Rio de Janeiro. Já fiz busca em dois cartórios, Search Family mas a certidão de nascimento dela não consegui encontrar. Já tenho os demais documentos, só falta esse. Se alguém puder me ajudar, agradeço imensamente.

Nome: Lucilia de Mattos

Pai: Manoel Augusto de Mattos

Mãe: Maria Timothea de Moura

Nascimento: 23/08/1925

Comentários

  • @Aline17

    No município do Rio de Janeiro com certeza? Ou pode ser outro município do estado?

    1925 pode ser um ano complicado para fazer a busca direto para o município do Rio de Janeiro; os registros no Arquivo Nacional só começam em 1929. E o Family Search em geral tem livros que acabam antes disso.

    Alguma ideia dos possíveis bairros onde ela nasceu?

    Ela tem irmãos mais velhos? Onde foram registrados?

    E os pais dela, onde se casaram?

  • @CarlosASP ASP, obrigada pelo retorno.

    Sabemos que ela nasceu em casa, no bairro do Encantado / RJ.

    Ela tem irmãos mais velhos? Onde foram registrados?

    Não sei, irei me informar se alguém sabe de algo... mas se ela nasceu em casa, provavelmente, os demais também...

    E os pais dela, onde se casaram?

    Também não sei...


    Estou fazendo busca nos cartórios, sou novata nisso tudo. Caso eu não localize, não é possível dar entrada?

  • @Aline17

    Encantado fica na região coberta pelo atual 11RCPN.

    Acho que correspondia à antiga 11a circunscrição pela classificação usado no FamilySearch, que só tem livros até 1920. Infelizmente caiu naquele hiato de anos que falei antes. Fica na dependência das buscas do próprio 11RCPN, se ela realmente tiver sido registrada lá nessas datas do hiato,

    Quem sabe com essas pesquisas dos irmãos e casamento dos pais aparece uma pista. Achar os registros de irmãos dela também pode dar uma pista se a família registrava logo ou se fazia registros tardios. Outro dia aqui achamos uma no Rio mais ou menos dessa época - e ela só foi registrada aos 17 anos; às vezes só se registrava para casar, algum emprego etc.

    Já montou a árvore da família no Family Search? É grátis. Mas inclua o máximo de parentes (tios, avós, irmão do avós, primos etc) e datas de eventos (nascimento etc) que tiver. O sistema vai tentar conectar com outras árvores já existente e documentos indexados. Numa dessas, aparece uma pista que ajude a saber onde está a certidão dela,

    Se sua avó brasileira é a filha do português/portuguesa que vai dar base ao pedido, a certidão de nascimento dela é essencial.

  • Boa noite!

    Estou com o mesmo problema, minha avó é a filha do português, ela quem vai dar a base para minha mãe. Infelismente tudo indica que não foi registrada em cartório.

    Já fiz buscas onde o português, pai dela se casou e não encontrei o nascimento dela.

    Pesquisei em todos os cartóris do município que é o mesmo lugar e nada. Pesquisei também em Distritos vizinhos e nada consta.

    Achei o batismo dela no mesmo lugar onde os pais se casaram e ela nasceu, mas ficou só nisso mesmo, o BATISMO.

    Pedí o desarquivamento do casamento, e descobrí que ela se casou com título de eleitor.

    Tanto no batismo, quanto no casamento consta que ela é filha legítima do português e sua esposa.

    Tudo leva a crer que ela não teve registro de nascimento em cartório, já não sei mais o fazer.

    Alguém para me dar uma luz?

  • @Pianca, estou perdida nesse assunto e em como mexer aqui no site...rs

    Como vc conseguiu o Batismo?

  • @Aline17

    A Lucília se casou mais de uma vez?

    Eu encontrei o casamento dela e ela se casou com um português (Augusto Fulgencio).

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D1PW-FW5?i=12&cc=1582573

    Vc é descendente dessa união?

    Se for, vc pode pedir pelo Augusto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.