Apostilamento

Quais documentos preciso apostilar do meu pai(Já tem a cidadania) ??

Os meus documentos todos são apostila dos também !? Certidão de nascimento original, Rg , certidão com foto reprográfica e Inteiro teor! O formulário precisa ser apostilado também!? Obrigado

Comentários

• @YanPereiraV , do seu pai, não precisa apostilar nada! Mande uma cópia simples do registo português.

Apostile: sua certidão por cópia reprográfica do livro e a cópia autenticada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação.

O Formulário 1C é um documento português, não precisa ser apostilado. Imprima frente e verso, colorido, preencha sem rasuras e leve ao Cartório para assinar na frente do funcionário e reconhecer a firma por autenticidade

• Muito obrigadoo ! Última dúvida esse registro português seria o que ?? Passaporte ,cartão cidadão ou certidão de nascimento ??

• @YanPereiraV , registo é a certidão portuguesa que emitem ao final do processo de atribuição de cidadania.

Com o registo, pode pedir o Cartão cidadão e o passaporte, e usar para passar a atribuição para os filhos.

• @Leticialele

Oi Letícia, depois que eu obtiver o registo português, qual forma mais rápida de se obter o cartão cidadão e o passaporte? E em quanto tempo consigo obtê-los? Muito obrigado.

• @Ro_sena

Basta uma ansiedade de cada vez.

Você não precisa do CC e passaporte de sua mãe para iniciar a sua nacionalidade. Basta o assento dela.

Ainda falta mais de um ano, em 3 processos diferentes, pra você começar a pensar em seu CC e Passaporte.

1) nacionalidade de sua mãe, 2) transcrição do casamento dela, 3) sua nacionalidade.

• @gandalf

Kkkkkkkk. Sim, de alguma forma vc está certo. A minha ansiedade é grande.

Aproveitei o tema em discussão pra saber mais ou menos o tempo que irei levar pra tirar todos os documentos necessários, tendo em vista que estou planejando estudar e viver em Portugal depois da minha aposentadoria.

É um planejamento que poderá sofrer alterações dependendo do tempo que a documentação irá levar.

Mas, obrigado outra vez.

• editado November 2021

@Ro_sena

Uma vez que você tiver seu assento, pode ir só com ele para PT e fazer seu CC e PEP em 2 dias.

Se for fazer no BR no consulado também pode, mas vai levar uns 3-4 meses. O agendamento será bem difícil.

Tem que conseguir agendar, ir ao consulado para biometria e pedir o CC, agendar novamente 2 meses depois pra retirar (levantar) o CC, fazer a foto do PEP (Passaporte Eletrônico), e depois aguardar 20 dias pra ele chegar pelo correio. Esse procedimento varia ligeiramente de um consulado para outro, mas o tempo é mais ou menos o mesmo.

Serão 4 meses no consulado, ou 2 dias em PT (mas tem que comprar a passagem, fazer PCR, ir até lá, se hospedar, e tudo isso custa €€ e tempo).

• @gandalf

Obrigado pela explicação, como sempre do melhor nível.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.