Documento
doca
Member
Bom dia Leticia, estou com uma dúvida, no IRN na solicitação de documentos para netos não fala nada sobre transcrição de casamento do portugues, nem pede a certidão de casamento dele, só a de nascimento dele, da filha dele e da neta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@doca , sim, não mencionam, porque, pela Lei portuguesa, todos os cidadãos têm que manter em dia os atos de sua vida civil.
A transcrição do casamento do português é, em alguns casos, necessária para estabelecer juridicamente a paternidade/maternidade portuguesa. Por isso, dependendo da situação particular, é obrigatória.
@Leticialele
Mas ele casou no Brasil com uma brasileira, mesmo assim precisa?
@doca , se o português foi o declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.
Se não foi ele, terá que transcrever o casamento para estabelecer, juridicamente, a paternidade portuguesa.
@Leticialele
Letícia eu posso dar entrada nos documentos em Portugal e fazer a transcrição depois?
@doca , pode, mas leve em conta que terá que cumprir exigência e fazer o envio de um documento.
@Leticialele
Você sabe qual cartório no Rio que faz apostilamento mais em conta?
@doca , o preço da apostila é fixo por Estado. Todos os cartórios do Rio cobram o mesmo!!
@Leticialele
Bom dia Leticia, sou neta de português já falecido, minha mãe filha dele também é falecida, posso conseguir minha cidadania mesmo minha mãe sendo falecida?
@doca , sim, pode pedir a atribuição como neta, pelo art 1D da lei de Nacionalidade.
@Leticialele boa tarde, depois que fazemos o pagamento para obter o formulário 1D, quanto tempo leva para compensar? Tem algum lugar que podemos consultar para ver se está ok o pagamento?
@doca , confirmado o pagamento, em até 24h você recebe o email com o formulário. Verifique também na caixa de spam!
Tem noreply@irn...
Bom dia, obrigada
@Leticialele
Boa Leticia, você sabe o email da conservatória de Lisboa?
@doca ;, dependendo do assunto, tem um email. Na dúvida, escreva para rcentrais.admin@irn.mj.pt e explique o que deseja.
@Leticialele
Bom dia, no formulário 1D , preciso assinar 2 vezes?
@doca , apenas uma vez.
@Leticialele
Qual endereço para enviar o formulário 1D?
@doca
Conservatória dos Registros Centrais
Rua Rodrigo da Fonseca, 200
1099-003 - Lisboa
@Leticialele
Bom dia, muito obrigada