Como pedir atribuição de nacionalidade por procurador?

editado November 2021 em Dúvidas básicas

Bom dia!

Tenho lido bastante em seu grupo a respeito dos processos de cidadania e gostaria de saber como devo proceder no meu caso concreto.

Minha esposa é filha de mãe portuguesa.

A mãe dela nasceu em 1945 na freguesia de povoa do concelho, no concelho de Trancoso.

Veio para o brasil ainda jovem e se casou com brasileiro em 1971. acredito que ela tenha averbado o casamento pois alterou o nome de solteira em seu cartão do cidadão.

Teve três filhos: minha esposa e dois filhos gêmeos.

Estamos nos preparando para pedir a atribuição da cidadania portuguesa para estes três filhos(as) dela e em seguida pedir a atribuição da cidadania para os netos, (que são 6), e pelo que tenho lido seria melhor pedir a cidadania dos filhos pela conservatória e depois pedir a cidadania portuguesa dos filhos (netos da portuguesa)

E finalmente pedir a cidadania por aquisição para os três cônjuges, inclusive eu.

Pergunto:

1- neste caso, a atribuição da nacionalidade portuguesa deverá ser obtida:

1. Por inscrição do nascimento no registo civil português;

Ou

1. Por declaração para atribuição da nacionalidade.

2- A sequência é esta mesmo? (filhos, depois filhos dos filhos e depois cônjuges?)?

3- Dos filhos e depois dos filhos destes, devo fazer por qual conservatória?

4- Estou disposto a promover todos os processos pois nenhum dos três moram na mesma cidade no brasil atualmente. Neste caso, sendo procurador e advogado o reconhecimento da assinatura nos protocolos será feito de que forma?

Obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.