Tentando achar documentos em Portugal do meu Avô ou Bisavô.

Pessoal, to numa busca incansável de como conseguir a Certidão ou documentos que comprovem que meu Avô veio de Portugal.

Tenho vários documentos que dizem que ele é natural de portugal, mas nada que diga de qual conselho ou freguesia que ele veio.

NOME: Manoel Saraiva

Data de nascimento: 28 ou 29 de Março de 1902

Pelas informações ele veio pra cá com 8 ou 18 anos, são as duas informações que meus tios mais velhos disseram.

Aqui no Brasil Manoel Saraiva foi Praça das Forças Militares no Rio grande do Sul

Pai: Antonio Joaquim Saraiva

Aqui no Brasil Antonio Joaquim Saraiva tem vários registros no paraná e no Rio de Janeiro, como registro de casamento dos filhos e tbm de morte

Mãe: Maria Augusta Pereira

Irmãos: Adelaide de Jesus, Amelia de Jesus ( irmãos que possivelmente nasceram em portugal tambem ) Segue Link de Amelia de Jesus onde com muita dificuldade acho que diz que é natural de Porto - Portugal - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DZK7-J4W?i=155&cc=1582573


Já pesquisei bastante nos arquivos distritais, mas nada até agora, ja vi registros de imigrantes dos navios, tentei ver algo pelo SIAN mas não consegui executar uma busca sólida e entender bem a ferramenta.


fico agradecido se alguém puder me dar uma luz de como ir atrás dessa certidão, porque acabei ficando sem opções.


Atenciosamente Gabriel

Comentários

  • @gesaraiva

    Sugiro que invista um tempo expandindo, corrigindo e acrescentando mais informação às árvores que estão no Family search. Na olhada rápida que dei, vi que há muitos documentos cujas informações não foram incorporadas.

    Quando não se sabe diretamente a informação, um dos caminhos é procurar através de outros parentes - nisso, pode aparecer em algum documento de onde em Portugal o antepassado veio. Acrescente tios, avós, primos etc, quanto mais, melhor; acrescente as informações dos muitos documentos que o FS já tem como sugestão (datas de nascimento, casamento, óbito). Ao fazer isso, podem aparecer mais documentos que não estão listados de primeira. As indexações no FS são feitas por voluntários, muitas vezes não brasileiros, e podem ter erros de grafia de nomes etc. Mas ao entrar com mais dados e datas, o sistema acaba achando mais coisas por aumentar a probabilidade de "match" baseado nesses outros dados.

    Foi assim que achei os meus. Num dos documentos apareceu uma referência à data de nascimento; em outro tinha a freguesia. Juntando tudo, cheguei ao assento de batismo. Mas tive que ler por inteiro as certidões de muita gente até conseguir isso.

    À propósito, não acho que a referência seja à Porto, Portugal na certidão de Amelia. Me pareceu que o escrivão começou a escrever Portu... numa página e, ao acabar o espaço, escreveu por inteiro Portugal na seguinte.

    Nessa olhada inicial vi 2 árvores distintas de Antonio Joaquim Saraiva casado com uma Maria Augusta:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/L1WY-MG2

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GZ6G-QVQ

  • " À propósito, não acho que a referência seja à Porto, Portugal na certidão de Amelia. Me pareceu que o escrivão começou a escrever Portu... numa página e, ao acabar o espaço, escreveu por inteiro Portugal na seguinte. "


    Genial, eu realmente não havia percebido, mas agora ficou muito claro para mim que provavelmente foi isso mesmo que aconteceu.


    @CarlosASP Cara muito boa sua dica, então devo ir inserindo todas informações que for achando para a propria plataforma poder identificar melhor o que estou procurando, obrigado, vou começar a fazer isso.

    Já li bastante certidões, mas vou ficar procurando, tenho alguns documentos que já localizei no FS mas não consigo discernir as palavras corretamente pela forma da letra.


    Continuamos na busca, obrigado por enquanto amigo.

  • Olá, espero que estejam bem. Pessoal ajudem-me por favor estou numa busca incansável a procura da certidão do meu bisavó que era português. Nome: GASPAR BORGES FERREIRA. Era de moimenta da Beira. (VISEU)

  • @Lilianavj , sabe a data provável do nascimento? Nome dos pais? Irmãos? Filhos, esposa?

  • Leticia muito obrigada pela atenção.

    O meu avô era de 1911, entao o meu

    bisavó GASPAR BORGES FERREIRA era mais ou menos de 1865 ou 1870. O pai chamava-se José ferreira e a mãe emilia. Tenho informações que alguns de seus parentes emigraram para o brasil. Por favor gostaria imenso que me dessem uma ajudinha. Pois já venho procurando e nada até agora.

  • Leticia em 1911 o meu bisavó GASPAR BORGES FERREIRA este em ANGOLA até 1930 depois regressou para Portugal ou quem sabe para o brasil.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.