Por onde começo?

Olá Paulo,

Minha situação é o seguinte:
Sou neta de Português por parte de pai.
Meu avô é natural da Comarca Figueira da Foz, Freguesia do Paião.
Ele se casou com a minha avó aqui no Brasil. (tenho a certidão de casamento)
Possuo os seguintes documentos:
RG (Brasil) - onde diz a data que ele foi naturalizado Brasileiro.
Certidão de casamento com minha avó.
Ambos (minha avó e avô já faleceram).

Por onde começo?

Obrigadão.
Dani

Comentários

  • Daniela

    Favor informar se se o descendente e vivo.

    Se o filho ou filha de quem e portugues estiver vivo(a) voce tera direito por Atribuicao , ou seja, voce podera depois transmiti-la ao seus descendentes.
    Caso contrario voce so tera direito por Naturalizacao, um processo diferente e mais demorado.

    Abraco.
  • Oi

    Paulo,

    Meu avô que nasceu em Portugal é falecido, e minha avó, que é americana, também!
    Meu pai é vivo e quer tirar tb a Cidadania portuguesa.
    Como faço?

    Obrigada,

    Daniela
  • Daniela

    Voces deverao:
    1 - Seu Pai devera solicitar a transcricao do casamento e obito dos seus avos realizado no Brasil.
    Portanto para isso precisara de uma certidao nova de nascimento do seu avo portugues.
    2 - Depois dessa transcricao (averbamento) ele podera solicitar a nacionalidade dele.
    3 - Depois de pronto ele devera solicitar o averbamento em PT do casamento dele ocorrido no Brasil
    4 - Depois disso voce solicitara a sua nacionalidade.

    Abraco.
  • Oi Paulo

    Estou querendo fazer a atribuição de nacionalidade da minha mãe,
    que é filha de portugueses, casaram em Portugal, vieram para o Brasil
    e aqui os filhos nasceram, eles já faleceram.
    Fui ao consulado do RJ e me pediram as certidões narrativas deles
    com o casamento averbado, que ja localizei e so estou esperando
    chegar, já esta no Brasil(esperando apenas ser liberado pela receita federal
    para que o correio me entregue), atestado de óbitos, certidão de nascimento
    de inteiro teor de minha mãe, carteira de identidade e fotos.
    Será que já poderia enviar junto a certidão de casamento dela?
    O prazo para agendamento para entrega desses documentos esta levando uns 5 meses, so para ir entregar e assinar a solicitação, o preço tambem é bem salgado,rsss.
    Gostaria de saber se poderia ser feito direto em Portugal, enviando todos os docs por
    sedex e o valor por vale postal, e se seria mais rapido?
    Aguardo uma informação.
  • Sandra

    Sim, voce pode mandar para Portugal sim, mas somente se o casamento dos avos estiver mesmo averbado.
    Mande para Lisboa onde sera feito o processo dela com cheque nominal a Conservatoria dos Registos Centrais.
    Rua Rodrigo da Fonseca, 198 - Codigo Postal 1099-003 .

    Abraco.
  • Cont.

    Se voce mandar para Lisboa os docots para sua Mae, nao podera mandar a certidao de casamento dela, pois primeiro deve ser feito a nacionalidade dela que custa 175 euros e o averbamento do casamento custa 130 euros. Sao processos separados e um depende do outro.
  • Paulo

    Obrigado Paulo, pelas inormações, o casamento dos meus avos já estão averbados,
    vou mandar direto para Lisboa então, qualquer duvida volto a perguntar.
    Um abraço.
  • Paulo

    Me confirme o endereço da Conservatória dos Registro Centrais,
    pois, pelo site é Rua Rodrigo da Fonseca 200 e vc me informou
    que o numero é 198, e se possivel me passa o telefone de lá
    tambem.
    Obrigada
  • Sandra

    Eles levam a questão do CEP a sério.

    O endereço é:

    Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, 198
    CEP 1099-003

    tel:00(**) 351 21 810 6191
  • ...

    Pois e... !
  • Luidi

    Obrigada, já anotei tudo.
  • Paulo ou alguem que possa me responder

    As certidões e os documentos que necessitam de autenticação,
    deverão ser autenticados em cartorio brasileiro e depois no consulado,
    ou somente autenticados no consulado?
    Obrigada
  • Certidoes

    AS certidoes de Nascimento para fins de Cidadania devem ser legalizadas em Brasilia no Itamaraty ou Rio de Janeiro.
    Depois devera ser legalizada tbem pelo Consulado.
    Se voce esta na area de circunscricao de Sao Paulo visite o site do Consulado para informacoes adicionais. http://www.consuladoportugalsp.org.br/

    Mas pelo que sei se as certidoes sao do estado de SP e mato Grosso do Sul, nao precisam de reconhecimento da assinatura do escrivao, caso contrario devera primeiro reconhecer a assinatura do escrivao da certidao nova emitida pelo cartorio.
  • Ainda Certidoes

    Favor nao confundirem:

    Certidao nova (2a. via emitida pelo cartorio) com Fotocopia de Certidao, pois aqui na comunidade se fala muito sobre AUTENTICACAO de certidao.

    O termo Autenticacao e dado ao documento em fotocopia onde o escrivao valida a fotocopia e diz que esta de acordo com a original.

    Fotocopias so sao aceitas no Brasil.
  • Sinal Público

    Não tem erro.

    Pedi, por telefone, a certidão do meu pai em Guaxupé, MG.
    Depois que chegou aqui no Rio, tive que reconhecer a firma do tabelião de Guaxupé, por outro aqui do Rio. Como ele não tinha nenhum, pedi que ele enviasse (para qualquer cartório. Escolhi um perto de casa). Ele enviou o "sinal público", que é a ficha de assinatura oficial do tabelião.

    Por que? Pois o Itamaraty não tem a firma de todos os tabeliões do Brasil. Normalmente eles têm os da própria cidade. Logo, se você tiver a firma do tabelião reconhecida por outro na cidade, o Itamaraty vai reconhecer por nexo causal.

    Se a certidão for da própria cidade do Itamaraty, tudo bem. Senão só será garantido dessa forma.
  • Paulo ou quem souber me responder

    Já estou com os documentos de meus avós portugueses com o casamento averbado e os docs de minha mãe todos ok, apenas o óbito dos portuguese não foi averbado ainda, será que posso enviar esses obitos junto com todos os outros docs para Portugal ou tenho que averbar primeiro?
    Grata
  • Continuação

    esqueci de informar, estou fazendo por atribuição a cidadania de minha mãe.
  • Sandra

    Otima escolha a sua de fazer por Atribuicao.

    Na verdade, a Lei diz que tem que averbar o obito primeiro, pra solicitar nova certidao atualizada, pra depois fazer o processo da sua mae.

    Na verdade, eu estava outro dia discutindo isso com minha esposa.... a questao do obito. Como eles podem saber em PT se o portugues faleceu ou nao ???
    Se agente nao informar, eles nao ficam sabendo. Entao sera como ele ainda estive vivo... entenderam ???
  • Paulo

    Obrigado pela resposta, foi exatamente o que pensei e fiz.
    Acabei de enviar, via sedex mundi,para Lisboa, todos os documentos, tanto dos meus avós como os da minha mãe, e o valor de 175 euros.
    Agora vamos aguardar e obrigado a todos pelas informações.
  • Sandra

    No IRN, antigo DGRN, diz bem claro que tem que constar o casamento averbado, mas nao diz nada de obito. Obito e apenas obrigacao das leis portuguesas, nao fator preponderante para o processo. Abracos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.