Transcrição de casamento de viúvo
Boa tarde.
Preciso saber como devo proceder para transcrever o casamento de um cidadão português, que é bisavô do meu marido. Esse portugês veio para o Brasil em 1912 com a primeira esposa (portuguesa), em 1921 essa esposa faleceu e então o português se casou novamente com a bisavó de meu marido (brasileira). Minha dúvida é se preciso apresentar as duas certidões: certidão do primeiro casamento (realizado em Portugal) e do segundo (realizado no Brasil) para solicitar a transcrição do casamento brasileiro ou se devo apresentar apenas a certidão do casamento aqui no Brasil.
Agradeço quem puder me dar uma ajuda :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@LuVazReimberg
Se o primeiro casamento foi realizado em Portugal, não há o que transcrever.
Você sabe a data do casamento?
Se foi antes de 1911, você pode pesquisar no tombo e tentar anotar o casamento no batismo de ambos os bisavós.
Se foi depois, você poderia enviar o assento de casamento, emitido pelo civilonline, que custa 10 euros. Acredito que não seria necessário, mas se vc não quiser arriscar...
---
Em seguida, vc teria que transcrever o óbito da primeira esposa. É um ato gratuito.
Depois, faria a transcrição do segundo casamento. É o jeito correto e mais completo.
---
Entretanto, se o bisavô português foi o declarante do nascimento do filho e este foi feito com menos de 1 ano, a transcrição é dispensada.
Você só enviaria junto do processo uma certidão de casamento ou óbito de inteiro teor para fixar o nome fo português, se for batismo (eu usaria a de casamento, pois pode ter o estado civil "Viúvo").
Tem esse caso que é parecido com o seu:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248084/#Comment_248084
Cabe a você decidir o melhor caminho.
Abraços.
@guimoss Oi, Boa tarde.
Eu não sei a data do casamente dele em Portugal, solicitei uma busca junto ao arquivo de Guarda essa semana, pois os registros de casamentos disponíveis on-line vão até 1894 e não encontrei nada, pelas minhas contas ele deve ter se casado entre 1905 e 1907.
Vou fazer o processo de neto para minha sogra, a mãe dela, que já é falecida, é a filha do português e, no seu registro de nascimento consta que o declarante foi o próprio pai.
Quero fazer a transcrição de casamento por Santos e estou na dúvida sobre o que devo enviar, por ora vou enviar a seguinte documentação:
- Cópia simples (narrativa) do assento português enviada pelo arquivo distrital com selo;
- Certidão de nascimento de inteiro teor digitada do cônjuge brasileiro + apostilha de Haia
- Certidão de casamento em INTEIRO TEOR digitada, emitida há menos de 1 ano + apostilha de Haia
- Certidão de óbito do português + apostilha de Haia
- Certidão de óbito da esposa brasileira + apostilha de Haia
- Formulário (1D tem que ser impresso frente e verso, colorido) preenchido e assinado por autenticidade
- Cópia autenticada e apostilada do documento de quem assina o formulário 1D ( Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento com apostilha)
- Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário.
Após o processo de transcrição estar finalizado aí darei entrada no processo de cidadania da minha sogra.
Tem alguma observação sobre os meus próximos passos?
Agradeço imensamente pelo seu retorno.
@LuVazReimberg , para transcrição do casamento não tem que mandar o Formulário 1D!!
Cópia simples (narrativa) do assento português enviada pelo arquivo distrital com selo; Original recebido do AD, certificado
- Certidão de nascimento de inteiro teor digitada do cônjuge brasileiro + apostilha de Haia Correto
- Certidão de casamento em INTEIRO TEOR digitada, emitida há menos de 1 ano + apostilha de Haia Correto
- Certidão de óbito do português + apostilha de Haia Correto
- Certidão de óbito da esposa brasileira + apostilha de Haia Correto
- Formulário (1D tem que ser impresso frente e verso, colorido) preenchido e assinado por autenticidade ERRADO!! O formulário é o que está no site do Consulado de SP - https://consuladoportugalsp.org.br/intra-manager/service?f=transcricao-casamento
- Cópia autenticada e apostilada do documento de quem assina o formulário 1D ( Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento com apostilha) Correto
- Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário. Correto