Documentos para cidadania
Ola, boa noite
Pessoal estou tirando a cidadania do meu avo e gostaria de confirmar os documentos que ja tenho, e se esta faltando algum.
Atualmente tenho..
Certidão de nascimento dos portugueses (Avo e avó)
Certidão de nascimento do filho dos portugueses.
Certidão de nascimento do neto dos portugueses
Copia do RG do neto
Certidão de antecedentes criminais do neto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@kelvinprioste , se os avós casaram no Brasil, sendo os dois portugueses, terá que transcrever o casamento deles em Portugal
Quanto à documentação, se todos os documentos estiverem corretos e apostilados (exceto a certidão de antecedentes criminais), só falta o Formulário 1D e o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros.
@Leticialele, onde consigo esse formulario 1D e o que é esse emolumentos?
@kelvinprioste , emolumento é o valor que você tem que pagar ao IRN para que seu processo tramite . Atualmente, o valor é de 175 euros.
Se você pagar com cartão de crédito virtual (app do seu banco ou algum tipo Nubank), recebe, após a confirmação do pagamento, o Formulário 1D com o recibo impresso no cabeçalho - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D
Pode obter o Formulário aqui, também - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201D%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151616-333
O Formulário deve ser impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado a qualquer Cartório de Notas para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade.
@Leticialele, obrigado
Letícia meus avós casar no Brasil e só meu avô é português, minha avó é brasileira, nesse caso precisa fazer transcrição de casamento também?
@doca , depende de quem foi o declarante do nascimento do filho. Se foi o avô português, não precisa transcrever o casamento. Se foi a avó brasileira ou um terceiro, a transcrição de casamento será necessária para estabelecer, juridicamente, a paternidade portuguesa.