Pedido de ajuda.
Olá a todos.
Peço ajuda para encontrar o acento de nascimento de um parente, encontramos algumas informações e imagens de documentos em www.familysearch.org, em especial um Registro de Estrangeiro com as informações:
Amilcar Gonçalves da Paixão
Cônjuge: Elvira Freitas Da Paixão
Natural de Guarda (Em outro consta Ilha da Madeira)
Data de Nascimento 13-10-1887
Filho de Joaquim Gonçalves da Paixão
Registro Geral Nº 128.831
Carteira Nº 1.694 (Exp. em 31-05-1940)
(Viveu em Belém do Pará muitos anos, depois na Grande São Paulo
Não temos outras informações, já passamos horas e mais horas tentando encontrar referência ao nome nos livros digitalizados de batismos, on-line, das duas localidades, mas sem sucesso.
O objetivo é conseguir cidadania de neto de pai e avo falecidos.
Marido e mulher acima eram português a que tudo indica, pois chegaram com pelo menos um filho, com o nome do avô, de nacionalidade portuguesa.
Dante mão sou só agradecimentos a quem puder apontar algum caminho.
Obrigado.
Comentários
@ReinaldoCS
deve ser o registro de Amilcar nº121 https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1199367 ...m0044.tif freguesia de Guarda (Sé) / Guarda / Guarda
Olá Sr. Kleber, MUITO obrigado.
Espetacular seu talento para buscar informações como esta, foi certeiro, na minha opinião não resta dúvida.
Confesso que já tinha visto seu nome em muitos comentários aqui, e já havia ficado claro sua especial atenção para quem procura ajuda neste fórum, parabéns pela nobreza.
Esse é, pelo que tenho lindo, o principal documento para poder iniciar a coleção de documentos que serão juntados na solicitação a Portugal, quer dizer, preciso solicitar a transcrição desse acento de batismo, está correto?
Para prosseguir preciso localizar o acento de nascimento do filho de Amilcar, Eurico Gonçalves da Paixão, nascido em 18/05/1931, Igarapé Mirí, no estado do Pará. Tem como pesquisar on-line?
Mais uma vez, muito obrigado.
@ReinaldoCS , para pedir a certidão do Amilcar - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
O casamento do Eurico foi em São Paulo - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDC-TQDC-7?cc=2765317&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQPHX-C9D4 Consta que a mãe, Elvira, era brasileira.
Oi Letícia,
obrigado pela ajuda.
Já tinha visto essa imagem, ajuda a encontrar o aceto de nascimento de Eurico?
Vc frisa: "Consta que a mãe, Elvira, era brasileira." Isso é algum impeditivo?
Entendi Letícia, eu havia declarado "Marido e mulher acima eram português a que tudo indica" na introdução do assunto.
Esta um pouco estranho, veja lá no https://www.familysearch.org que Amilcar Gonçalves da Paixão teve um dos filhos, Joaquim Gonçalves da Paixão, cujo nome é idêntico ao do Pai de Amilcar Gonçalves da Paixão (Avó de Joaquim), cuja nacionalidade, de Joaquim, é portuguesa.
Oras, se Amilcar e Elvira tiveram um filho português, é de presumir-se que ambos eram portugueses, difícil imaginar que, naquela época, Elvira, brasileira, fora a Portugal e teve um filho com Amilcar, registrou o filho português e vieram para o Brasil.
De qualquer forma, é pelo Eurico, filho de Amilcar, irmão de Joaquim, que segue a linha sucessória que nos interessa neste momento conseguir a cidadania.
Obrigado mais um vez.
Não consigo ler o nome da mãe de Amilcar na imagem, pode me ajudar, por favor?
Vejo que pede nome do pai e nome da mãe para pedir a certidão do português.
Seria: "Anna dos Santos" ? ou "Hanna...."?
@ReinaldoCS , sim, eu disse que a mãe era brasileira porque você havia dito que ela era portuguesa.
Mas acredito que eles se casaram em Portugal. Não tinha visto esse outro filho, Joaquim.
Será que o Eurico nasceu em Portugal, também?
Os pais do Amilcar são Joaquim Gonçalves da Paixão e Anna dos Santos. Neto paterno de José Gonçalves da Paixão e Maria Emilia d'Almeida Saraiva e materno de Francisco Pires e Rosaria de Jesus.
Quando pedir a certidão, em informações adicionais, coloque o link que o @Kleber Silva Aguiar encontrou, não esquecendo de colocar o m0044.tif. Facilita a localização.
@ReinaldoCS , viu o registro de estrangeiro do Amilcar? Foi expedido em 1940 - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89FK-248M?i=602&cc=2140223
E há quem diga que anjos só se encontram no céu, grande tolice, eu já encontrei dois aqui mesmo, na Terra.
Obrigado Letícia.
Fiz uma prévia num site que esqueci o nome, que promete buscar e fornecer a segunda via de Certidão de Nascimento (Eurico), cliquei em todos os adicionais, o preço foi a mais de setecentos Reais, é isso mesmo?
Será que requerendo pessoalmente lá nalgum cartório de Igarapé Mirí, no estado do Pará, fica mais barato? Consegue me dizer exatamente o que devo solicitar ao atendente do cartório ( uma vez localizado o cartório que tenha lavrado o acento de nascimento, é claro ).
Eu acho que ainda tenho parentes em Belém do Pará, família muito grande, Amilcar teve perto de uma dezena de filhos. (Estou em São Paulo, onde tudo parece ser mais caro, pelos relatos que li aqui.)
Obrigado, bom domingo.
Letícia, "colocastes uma minhoca na minha cabeça..." - falei aqui em voz alta com sotaque português :-)
Será que Eurico nasceu em terra lusitana e veio ser registrado em solo brasileiro? Se assim for não encontraremos seu acento de nascimento no Brasil.
1887 - Nasce Amilcar, português
XXXX - Amilcar chega ao Brasil???
1920 - Nasce o filho de Amilcar, Orlando, brasileiro. ( Amilcar tem 33 anos. )
1928 - Nasce o filho de Amilcar, Joaquim, português. ( Amilcar tem 41 anos. )
1931 - Nasce o filho de Amilcar, Eurico, brasileiro. ( Amilcar tem 44 anos. )
1940 - Amilcar registra-se como estrangeiro. ( Amilcar tem 53 anos.)
...
1962 - Amilcar falece. ( Amilcar tem 75 anos. )
Será que Amilcar e Elvira voltaram a Portugal e lá batizaram um filho português? Será que no passado médio recente Joaquim teria conquistado a naturalidade/cidadania portuguesa? Será que Amilcar ficou muitos anos ilegalmente no Brasil vindo a legalizar sua situação em 1940?
Muitas dúvidas.
Obrigado.