Assento de batismo não encontrado - Ilhoa o que quer dizer?

Bom dia. Preciso de uma orientação. Estou há meses pesquisando mas nada encontrado. Minha avó disse que chamavam sua mãe de Ilhoa ou Iloa? Isso é uma localidade?

Ele era viúvo quando chegou ao Brasil e analfabeto, não sei quando chegou ao Brasil, mas 1891 teve filho no Brasil

No Brasil casou-se com um prima de quarto Grau em abril de 1892 com 23 anos. No Rio de Janeiro, Já ligue para o cartorio ondem eles se casaram e me disseram para ligar para Petropolis porque todos os portugueses que chegavam para trabalhar nas fazendas ou morar nas proximidades tinham que se registrar antes em Petropolis, mas não consigo contato

Busca de o Assento batismo: Joaquim Alves de Sousa

pai do Joaquim: Joaquim Moreira da Costa

Mae do Joaquim: Joaquina Alves de Sousa

Acreditamos que os Pais da Mãe do Joaquim chamavam -se José Alves de Souza e Maria de Oliveira Rocha

Não sabemos de qual local de Portugal são.

Comentários

  • @ClaudiaS2021 , ilhoa é como se chama uma pessoa nascida ou residente em uma ilha.

  • @ClaudiaS2021

    juntando o fato de ser "ilhoa" com o padrão de imigração portuguesa para o Brasil, é provavelmente originário da Madeira ou dos Açores.

  • Muito Obrigada pela dica. Como acesso os assentos de batismo da ilha da madeira e açores de forma gratuita?

  • Bom dia. Continuo a bucar a certidão sem sucesso. Consegui descobrir que o Portugues Joaquim Alves de Sousa tinha uma irmã chamada Maria, e talvez uma outra chamada Alzira. Há mais de 2 anos procuro assento de batismo mas não encontro nada. Entrei em contato com o cartório da Paraiba do Sul no RJ na esperaNça de conseguir alguma informação, mas eles não mantem as certidões originais. Também tentei encontrar registros de funcionário das fazendas da região, pois trabalhou na Caxambu e na Limoeiro, mas nada.

    Busca de o Assento batismo: Joaquim Alves de Sousa

    Casou-se com Amélia de Souza Alves em 1892 (Paraíba do Sul - RJ), ele já era viúvo antes de casar com ela. Não sei o nome da primeira esposa e se era portuguesa ou brasileira.

    Irmas do Joaquim: Alzira e Maria, talvez ainda tenha um irmão, mas não sei ao certo

    pai do Joaquim: Joaquim Moreira da Costa

    Mae do Joaquim: Joaquina Alves de Sousa

    Acreditamos que os Pais da Mãe do Joaquim chamavam -se José Alves de Souza e Maria de Oliveira Rocha

    Alguem mais experiente poderia me ajudar. Já tentei o site Tombo em Portugal, mas não encontrei nada até agora

  • @ClaudiaS2021

    Procure pelo casamento religioso brasileira no fs (seção imagens ou catálogo) e por batismos dos filhos, ambos na cidade de residencia da família.

    Se estiver bloqueado, eu sugiro uma visita ao Centro Histórico da Família mais perto de vc.

    Eu abri um topico a respeito, com todas as informações.

    Boa sorte!

  • @ClaudiaS2021

    Pela combinação dos sobrenome, parece que o joaquim adotou o sobrenome da mãe.

    Isso geralmente acontece quando os pais nao eram casados ou o pai não participou da vida do filho.

    O passaporte abaixo, de uma possível irmã, se enquadra nisso: menção à mãe e omissão do pai.

    Pode ser de uma irma:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    77279 Custódia Alves De Sousa Amarante Amarante Incógnito Joaquina Alves Doméstica 43 Baía Casado

  • Boa tarde. Obrigada pela ajuda verifiquei mas infelizmente não é.

    Como Joaquim Alves de Souza e Amelia de Souza Alves eram primos de 4 grau após muito tempo de pesquisa achei o registro de casamento do Pai da Amelia Chrispim de Souza Alves que menciona que ele era da Freguesia de São Martinho.

    Pai da Amelia - Chrispim de Souza Alves

    Pais do Chrispim - Antonio de Souza e Anna Alvez

    Como eu consigo encontra o Assento de batismo do Crispim em São MArtinho?

  • @ClaudiaS2021

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

  • Boa noite. Isso é no Family Search?

    Consegui identificar uma freguesia no registro de casamento do sogro chama-se São Martinho de Argoncille. Alguém sabe onde fica e como posso buscar o assento de batismo lá?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.