A chave do processo do meu filho menor de idade chegou primeiro

Bom dia pessoal!!

a chave de consulta do processo do meu filho menor de idade chegou primeiro que a minha, e eu estou fazendo a atribuição como neta de português, alguém sabe me dizer se tem algum problema nisso? Se já aconteceu com alguém?

Mandei e-mail para à Conservatória pedindo minha chave de consulta.

Quem puder me ajudar, por favor, muito obrigada!

Comentários

  • @isabbern voce deu entrada nos processos de vocês simultaneamente? o processo dele é como seu filho?

    você deveria ter esperado seu processo concluir pra mandar o dele…

    se mandou o dele com base em outra coisa, ok. a senha dos processos de menores chegam antes, pq são mais rápidos

  • editado November 2021

    Bom dia @isabbern vi um post seu antigo de que iria enviar os documentos de atribuição de neta da sua mãe. Caso seja isso, primeiro atribui ela por Lisboa, depois faria sua atribuição e por último do seu filho na sequência lógica, pois um de cada vez se tornaria português.

    Caso fosse cidadania italiana daria pra fazer da família inteira, mas a cidadania portuguesa é diferente.

    Salvo se fosse fazer da sua mãe por ser neta de português, a sua, se você for neta de português por parte de pai já falecido (ou por casamento, se for casada com Portuga, não te aconselharia, ja que você é bisneta, visto que sua mãe ja está sendo atribuída ) e do seu filho por parte de pai português.

    É único cenário que poderia fazer de todos ao mesmo tempo. Agora se um depende do outro tem que esperar mesmo.

  • editado November 2021

    @gsilvestre

    Em Agosto/2021 ela deu entrada no processo da mãe como neta. Ainda está cedo até para a senha desse. Deve ser o que ela está buscando receber a senha.

    Fico imaginando como @isabbern preencheu os documentos do português no processo do filho menor... O processo do filho menor leva entre 60 e 90 dias. Talvez tenha usado os dados do bisavô.

    Um dos pais tem que ser portuga para atribuir a nacionalidade ao filho. Será que o esposo dela já possui cidadania portuguesa? Se não tiver, o processo certamente será indeferido, e perderá o valor pago. Gostaria de acompanhar o caso, porque com os erros, se aprende mais sobre os limites do que é possível, quando dão alternativas.

    @isabbern evite abrir tópicos novos para cada interação. Continue postando nesse tópico que você criou, porque fica mais fácil acompanhar a evolução.

  • @gandalf Pelo que entendi, ela enviou o processo da mãe e os documentos dela junto (tipo 2 atribuições ao mesmo tempo, problema se ela pagou 2 formulários ), está em uma das mensagens dela.

    E caso tenha enviado do filho precipitadamente, não vai perder dinheiro, pq ele é menor. Processo grátis.

    No fim vai dar no mesmo, caso ela tenha pagado apenas o formulário da mãe e enviado documentos a mais (documento dela, espero que a mãe seja a requerente). Aguardar a @isabbern responder.

  • Boa tarde! Esse processo que perguntei é da minha tia, o meu fiz junto com a minha mãe!

    Peço desculpa a vocês, minha tia que mandou essa pergunta sobre o processo dela.

  • Minha tia está querendo saber porque ela enviou os documentos dela como neta e do filho dela (menor de idade) juntos, e chegou somente a chave de consulta do filho.

    A preocupação dela é de travar o processo dele, pois ela enviou os documentos do filho juntos do dela por ele ser menor de idade.

    E também foi essa a orientação que tivemos da advogada, se soubéssemos teríamos feito sem.

    Agradeço muito a vocês por cada comentário e ajuda.

    Isabelle

  • @isabbern mas como que você fez o seu junto com a sua mãe? só da pra fazer um de cada vez.

  • @isabbern , certamente uma advogada que não entende nada de cidadania portuguesa.

  • Boa tarde, pessoal! Procurei alguma discussão já aberta para minha dúvida, mas não encontrei. Acabei de receber meu cartão cidadão e passaporte português, tenho um filho de 6 meses e gostaria de encaminhar a documentação em uma conservatoria que o processo seja mais ágil, alguma sugestão?

    Que documentos devo encaminhar?

    Li que a @Leticialele escreveu o processo de menor não tem custo?

    Obrigada e me desculpem se já tiver tido isso por escrito, eu realmente não encontrei

  • @natallycristine20 , mande os documentos de seu filho para o Arquivo Central do Porto, leva uns 2 meses para ser aprovado.

    Sim, o processo de menores é gratuito.

    Link para o Formulário 1C - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Não precisa do seu cartão cidadão nem do passaporte, só cópia simples do registo português.

  • editado November 2021

    @natallycristine20

    Para atribuição dos menores:

    1 – Cópia simples do assento do Português (recebido pelo correio ou solicitado pelo civilonline por €10)

    2 - Certidão de Nascimento do filho por cópia reprográfica do livro, apostilada

    3 - Formulários 1C sem rasuras, assinado por ambos os pais diante do tabelião no cartório, com as 2 firmas reconhecidas por autenticidade

    4 – Cópia autenticadas do RG, Passaporte, ou CNH (válido, com menos de 10 anos de emissão, com filiação) de ambos os pais

    5 - Cópia do RG (com menos de 10 anos de emissão) para os filhos maiores de 14 anos, autenticada e apostilada

    Ambos os pais assinam. O português assina na primeira linha, o brasileiro assina na segunda linha do form-1C.

    Se houver mais de um filho, pode compartilhar a remessa DHL, mas não pode compartilhar documentos. Cada processo tem que estar completo com seus documentos. Ponha cada processo num envelope plástico, (ou qualquer envelope comum). Junte no mesmo envelope da DHL apenas para a remessa. Ao receber eles separam, e cada processo segue seu caminho.

    Faça uma cópia xerox de todos os documentos, grampeie e guarde com você como referência. Mande por DHL-express para:

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.