É necessário envio da certidão de casamento dos portugueses que casaram em Portugal?
biancanahoum
Member
Pessoal, boa noite!
Meus bisavós casaram em Portugal em 1927 e vieram casados para o Brasil. Meu avô filho do português nasceu aqui no Brasil e já é falecido, para o processo de neta da minha mãe devo mandar a certidão de casamento dos meus bisavós?
Caso positivo, como solicito através do civil on-line? tentei e pede um número de registro que não faço ideia de qual seja rs
Eu já possuo os Assentos de nascimento, pedi através do arquivo distrital e nada fala sobre o casamento. Minha vó casou aos 17 anos, alguma observação a respeito?
Mais uma vez agradeço :)
Caso tenha ficado confuso peço desculpas e redijo/edito novo texto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@biancanahoum sim, precisa
siga esse tutorial (é feito para nascimento, mas serve para casamento também); https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Muito obrigada @gsilvestre
Ajudou muito :)
@biancanahoum
Se eles casaram em PT antes de 1911 e o casamento ocorreu na area de abrangência de um mesmo arquivo distrital, acredito que não precisaria.
Você pode, informalmente, enviar um email para o AD em questão, enviar as certidões necessárias e pedir o averbamento do casamento no batismo dos cônjuges.
Se forem ADs diferentes, convém perguntar a ambos o procedimento, caso possível.
---
Se o nascimento foi antes de 1911 e o casamento depois, vc terá que emitir o assento pelo civilonline e fazer o procedimento acima ou enviar os dois assentos (batismo e casamento civil).
Teve o caso de uma pessoa nascida antes de 1911, que teve o assento emitido pelo civilonline, em virtude das anotações posteriores.
---
Se ambos aconteceram depois de 1911, vc pode mandar um email a crc correspondente e perguntar o procedimento.
Talvez possa ser mais facil, se vc tiver o número do assento do nascimento e casamento.
Uma boa sorte!
No formulário da Cidadadania vc pode colocar uma observação número de assento de casamento xxxxx . Está no sistema automaticamente eles vem.
@guimoss meus avós são nascidos e casados após 1911. No meu caso o averbamento do casamento dos dois está no próprio assento de nascimebto deles.
@guimoss nascidos e casados em portugal.
@dandrew
Vocé é a @biancanahoum ?
Se o casamento português está averbado no nascimento português, não há necessidade do envio do casamento.
Basta o assento de nascimento da pessoa que você irá usar no seu processo de nacionalidade.
É mais conveniente usar o avô português.
@guimoss não sou essa pessoa. Eu relateo meu caso, pois me disseram exatamente o que vc disse, que para minha situação específica não havia a necessidade de enviar a certidão de casamento dos avós. O registro do casamento já estava averbado nas certidões de ambos.
@dandrew sim, quando está averbado, não precisa mandar.
no caso da @biancanahoum não está, por isso ela vai ter de mandar
Agradeço pessoal, já solicitei através do civil on-line.
Os meus bisavós são de 1904 e 1910 e o casamento ocorreu em 1927.
Pessoal, me surgiu mais uma dúvida!
Como a gente envia a Certidão do Civil On-line, uma vez que não é impressa? É por e-mail?
Desde já agradeço.
@biancanahoum , você pode imprimir a certidão que recebe do civil online!
Clique em "visualizar" e imprima!
@Leticialele . Certo, daí envio a impressão junto com os demais documentos e eles consultam á a autenticidade?
@biancanahoum
O assento é um xerox simples, ou a cópia impressa dos dados. Com as informações, o Conservador consulta diretamente no sistema. Por isso não precisa autenticação nenhuma. É apenas um localizador para os registos oficiais.
@gandalf muito obrigada :)
Pessoal, mais uma dúvida, meus avós pais da minha eram casados quando ela nasceu, os dois são falecidos, devo tbm as certidões de casamento e óbito da minha vó e do meu avô filho do Português ou a certidão de óbito da minha vó não é necessária?
Mais uma vez, obrigada :)
@biancanahoum , não precisa enviar nada dos óbitos.
@Leticialele , não? nossa, quase solicitei ontem, então só a certidão de inteiro teor digitada de casamento deles?
@biancanahoum , sim, para transcrever o casamento, bastam as certidões de nascimento e a de casamento.