É necessário envio da certidão de casamento dos portugueses que casaram em Portugal?

biancanahoumbiancanahoum Member
editado November 2021 em Processos de Atribuição

Pessoal, boa noite!

Meus bisavós casaram em Portugal em 1927 e vieram casados para o Brasil. Meu avô filho do português nasceu aqui no Brasil e já é falecido, para o processo de neta da minha mãe devo mandar a certidão de casamento dos meus bisavós?


Caso positivo, como solicito através do civil on-line? tentei e pede um número de registro que não faço ideia de qual seja rs

Eu já possuo os Assentos de nascimento, pedi através do arquivo distrital e nada fala sobre o casamento. Minha vó casou aos 17 anos, alguma observação a respeito?

Mais uma vez agradeço :)


Caso tenha ficado confuso peço desculpas e redijo/edito novo texto.

Comentários

  • @biancanahoum sim, precisa

    siga esse tutorial (é feito para nascimento, mas serve para casamento também); https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Muito obrigada @gsilvestre


    Ajudou muito :)

  • @biancanahoum

    Se eles casaram em PT antes de 1911 e o casamento ocorreu na area de abrangência de um mesmo arquivo distrital, acredito que não precisaria.

    Você pode, informalmente, enviar um email para o AD em questão, enviar as certidões necessárias e pedir o averbamento do casamento no batismo dos cônjuges.

    Se forem ADs diferentes, convém perguntar a ambos o procedimento, caso possível.

    ---

    Se o nascimento foi antes de 1911 e o casamento depois, vc terá que emitir o assento pelo civilonline e fazer o procedimento acima ou enviar os dois assentos (batismo e casamento civil).

    Teve o caso de uma pessoa nascida antes de 1911, que teve o assento emitido pelo civilonline, em virtude das anotações posteriores.

    ---

    Se ambos aconteceram depois de 1911, vc pode mandar um email a crc correspondente e perguntar o procedimento.

    Talvez possa ser mais facil, se vc tiver o número do assento do nascimento e casamento.

    Uma boa sorte!

  • No formulário da Cidadadania vc pode colocar uma observação número de assento de casamento xxxxx . Está no sistema automaticamente eles vem.

  • @guimoss meus avós são nascidos e casados após 1911. No meu caso o averbamento do casamento dos dois está no próprio assento de nascimebto deles.

  • @guimoss nascidos e casados em portugal.

  • @dandrew

    Vocé é a @biancanahoum ?

    Se o casamento português está averbado no nascimento português, não há necessidade do envio do casamento.

    Basta o assento de nascimento da pessoa que você irá usar no seu processo de nacionalidade.

    É mais conveniente usar o avô português.

  • @guimoss não sou essa pessoa. Eu relateo meu caso, pois me disseram exatamente o que vc disse, que para minha situação específica não havia a necessidade de enviar a certidão de casamento dos avós. O registro do casamento já estava averbado nas certidões de ambos.

  • @dandrew sim, quando está averbado, não precisa mandar.

    no caso da @biancanahoum não está, por isso ela vai ter de mandar

  • Agradeço pessoal, já solicitei através do civil on-line.


    Os meus bisavós são de 1904 e 1910 e o casamento ocorreu em 1927.

  • Pessoal, me surgiu mais uma dúvida!


    Como a gente envia a Certidão do Civil On-line, uma vez que não é impressa? É por e-mail?

    Desde já agradeço.

  • @biancanahoum , você pode imprimir a certidão que recebe do civil online!

    Clique em "visualizar" e imprima!

  • @Leticialele . Certo, daí envio a impressão junto com os demais documentos e eles consultam á a autenticidade?

  • @biancanahoum

    O assento é um xerox simples, ou a cópia impressa dos dados. Com as informações, o Conservador consulta diretamente no sistema. Por isso não precisa autenticação nenhuma. É apenas um localizador para os registos oficiais.

  • @gandalf muito obrigada :)

  • Pessoal, mais uma dúvida, meus avós pais da minha eram casados quando ela nasceu, os dois são falecidos, devo tbm as certidões de casamento e óbito da minha vó e do meu avô filho do Português ou a certidão de óbito da minha vó não é necessária?


    Mais uma vez, obrigada :)

  • @biancanahoum , não precisa enviar nada dos óbitos.

  • biancanahoumbiancanahoum Member
    editado November 2021

    @Leticialele , não? nossa, quase solicitei ontem, então só a certidão de inteiro teor digitada de casamento deles?

  • @biancanahoum , sim, para transcrever o casamento, bastam as certidões de nascimento e a de casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.