Transcrição de Casamento
Gilson Ceratti
Member
Tenho Nacionalidade portuguesa adquirida por parte de minha Mãe, Minha filha também adquiriu cidadania e agora casou-se. Pergunta: Como fazemos a averbação/transcrição do casamento dela? Deve ser feito direto no consulado ou podemos fazer em Portugal via correio?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Gilson Ceratti , pode fazer no Consulado ou em Portugal.
Se mora em SP ou MS, faça pelo Consulado de santos;
Se mora no RJ ou ES, no Consulado do Rio.
Oi @Leticialele, obrigado pelo retorno, o procedimento está aqui no forum?
@Gilson Ceratti , sim.
Onde você pretende fazer?
Em Santos - https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/
No Rio - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Eu iria fazer pelo correio se possível, alguma informação adicional?
@Leticialele Boa tarde novamente.
Andei olhando o site do consulado do Rio, lá diz: "Uma fotocópia autenticada e apostilhada da escritura de pacto antenupcial, mas somente se o regime de bens do casamento tiver sido determinado por escritura pública de pacto antenupcial"...Como sei disso? e caso seja necessário essa escritura, onde encontrar?
Grato,
@RodrigoRibeiro está escrito na certidão de casamento. se houve pacto, irá localizá-lo no mesmo cartório do casamento
@gsilvestre Obrigado pelo esclarecimento...
bom dia.dei entrada no meu processo de atribuição de neto.sou casado e tenho 2 filhos maiores,posso fazer a transcrição de casamento pelo consulado ou tenho q arrumar uma assessoria pra isso.qual sairia mais em conta.,e meus filhos ,tenho q fazer os documentos deles pra entrar em pt ou posso fazer reagrupamento familiar,me tirem essas dúvidas por favor
@will687 não precisa de assessoria
após seu processo de nacionalidade terminar, faça a transcrição do casamento pelo consulado (se morar em SP, não faça pelo consulado da capital, faça pelo de Santos por correio).
para seus filhos maiores, posso estar enganado, mas creio que você consiga a residência deles se tiverem menos de 21 anos ou se comprovar que eles dependem financeiramente de você (e acho que tem que comprovar que estudam ou algo do tipo). nos demais casos, vai precisar fazer a nacionalidade deles. você tirando sua nacionalidade como neto, a dos seus filhos é bem mais simples em rápida. em 6 meses serão portugueses...
Pessoal, boa noite!
Sou de Brasília.e consegui minha nacionalidade há pouco tempo.
Quero transcrever meu casamento para adquirir a nacionalidade dos meus 3 filhos, todos menores de idade.
Qual a melhor forma? PD, mesmo demorando, ou pelo consulado de santos/rj, eu preciso ir presencialmente?
Agradeço se puderem me passsar mais informacoes
@carinamb , faça na seção consular da Embaixada de Portugal em Brasília!!
Sai bem rápido.
Se não estou enganada, você agenda, leva os documentos e sai de lá com a transcrição.
Obrigada, Leticia! Vi aqui
Mas o problema que nao tem horario pra agendamento...preciso aguardar o primeiro dia do mes para agendar
E os documentos pedidos são divergentes, no momento de agendamento e no site pincipal...
vai entender!
@carinamb , 1 de dezembro está próximo!
Demora um pouco porque eles só têm 2 funcionários no Posto Consular.
Os documentos básicos não devem ser diferentes - certidão de nascimento do Cônjuge, apostilada, certidão de casamento brasileira, apostilada, sua certidão portuguesa
Os documentos são: https://brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/servicos-consulares#averba%C3%A7%C3%A3o-de-casamento
Ah Leticia, meu filhos sao maiores que 2 anos..
Nesse caso não consigo fazer tudo na mesma ida, creio eu.
Sobre a certidao do meu marido, fiquei na duvida se pode ser uma copia simples ou precisa ser apostilada.
Muito obrigada, mais uma vez
@carinamb , a certidão do seu marido tem que ser original, apostilada. Mas eles devolvem.