Entrada no processo de naturalizacao na Franca - filho de portugues 1C

Bom dia,

Para dar entrada no processo de naturalizacao morando na França, posso dar entrada no consulado de Portugal na França? Ou tenho que obrigatoriamente enviar o processo por correio para Portugal?

Caso seja possivel fazer o processo na França, posso utilisar a modalidade de pagamento por cartao on line ou pago com cartao diretamente no consuldao?

Para agendar o processo de naturalisacao do consulado, qual rubrica abaixo devo utilisar?

De novo agradeco muito vosso suporte

Att

Renato

Comentários

• @rbpestana , o processo é de neto ou de filho?

Se fizer pelo Consulado, mesmo sendo de filho, vão mandar para Lisboa, que é a Conservatória mais demorada!

Se for de filho, mande para o Arquivo Central do Porto.

Se for escolher, dos assuntos acima escolha "Registo civil: nascimento, organização..."

• editado November 2021

@rbpestana

Nem todos os consulados têm todos os serviços. O nome do serviço seria Nacionalidade, que não aparece nessa lista. Ele aparece na coluna do lado direito, e te leva aqui: https://www.consuladoportugalparis.org/serv_consular/nacionalidade.php#sc

Mas seria muito melhor você mandar pelo CCT ou DHL diretamente para uma Conservatória em PT, como a Leticialele recomendou.

Se fizer pelo consulado, o processo tem um encaminhamento bem diferente, e pode demorar mais. Os documentos pedidos pelo consulado e pela Conservatória também são diferentes. Geralmente na Conservatória é mais simples. Informe a modalidade para que possamos ajudar.

• Oi primeiramente muito obrigado.

Eu sou fliho de portugues portanto eu me enquadraria no seguinte artigo "artigo 1.º, n.º 1 alínea c)"

De qualquer forma, vou necessitar ir ao consulado aqui em Paris, para validar minha assinatura no formulario. Dado que moro em Paris, para mim eh facil ir ao Consulado.

Tambem nao ficou claro para mim se seria melhor mandar para Lisboa ou para o Porto?

Qualquer outra precisao que os senhores / senhoras puderem me dar para ter um processo mais rapido, eu agradeco

Atenciosamente,

Reanto

• @rbpestana , o processo de atribuição pelo art 1C (filhos) está mais rápido no Arquivo Central do Porto (uns 6 meses para a conclusão).

Lisboa é a Conservatória mais lotada e mais demorada

• Obrigado Leticia

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.