Registro Criminal
David Abrao
Member
A certidão criminal brasileira é emitida com o número código, para que o destinatário ( no caso o conservador ) possa confirmar a validade da mesma, o que é bastante lógico.
Em razão de algumas postagens em outros grupos fiquei em dúvida se é necessário o próprio requerente interessado fazer a validação, imprimir e enviar junto com a certidão ou, o que seria mais óbvio, a própria conservatória se encarrega de confirmar a validade da mesma
Fui informado que existem devoluções com exigências para que sejam enviadas, pelo requerente interessado, validação da certidão. Alguém já teve alguma devolução com essa exigência ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@David Abrao a orientação é que o próprio requerente faça a validação e imprima no verso da certidão
@gsilvestre estando o processo na bola 4, sem a validacao do registro criminal, como fazer agora ? Para onde envio ? O processo volta para a fase inicial ?
@David Abrao
olha, eu lembro de ver um relato recente de alguém que mandou sem e não teve problema…
espera pra ver se vai cair em exigência… se cair, você manda… o processo não volta pro “zero”, só demora mais um pouco
@David Abrao
Provavelmente terá exigência. Fique atento ao texto abaixo das bolinhas, porque a cor varia muito pouco, como pode ser visto aqui https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p3
Mas pode ter mais de uma exigência, e como a remessa é cara, espere pra saber o que virá. Pode ligar na Linha de Registos pra saber qual é a exigência, mas precisará da carta para anexar ao documento.
Esse seu descuido de não mandar a validação no verso vai custar...
@gsilvestre , estou começando o meu processo agora… essa informação da validação eu não havia lido em nenhum lugar… ainda bem que cai aqui…
Tem algum site oficial onde eu encontro essas orientações que você mencionou?
Cai em exigencia por causa disso. Nao conseguiram validar pela internet. Por via das duvidas, tirei outra, validei e apostilei. Eh dito que o apostilamento nao eh necessario, mas, por via das duvidas, fiz. A orintacao eh imprimir a validacao no verso da declaracao. Abcs.
@gabrieltojeiro
Se for a certidão de antecedentes brasileira, imprime direto do site da PF, e faz a autenticação no mesmo link, fazendo um print-screen do outro lado da folha. Tudo na sua casa mesmo. https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais