Ajuda para preencher o requerimento

Por favor, esse é o requerimento que devo preencher para o processo de naturalização certo?
[http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/modelo-de-requerimento-28980/downloadFile/file/ReqNatart6-4.pdf?nocache=1199890362.04]

No campo "residente em" devo colocar o país q vivo no caso Brasil ou devo colocar o endereço completo?

Outra dúvida, pelo que lí, não preciso mandar a certidão do meu avô caso coloque o número do assento desta certidão, é isso mesmo?

No campo onde pedem para assinalar com "X" as opções pretendidas, o que devo fazer? não sei se assinalo as certidões que enviarei junto ou se assinalo as opções das certidões que quero.

Essas perguntas podem ser bobas, ou podem até pensar q sou burro, mas não quero correr o menor risco de preencher algo errado.

obrigado
«1

Comentários

  • Serginho

    Com certeza e bem melhor vc confirmar tudo p/ nao correr este risco, e aqui vc nao se preocupe q ninguem ira qualifica-lo de Burro ou coisa parecida pq todos temos duvidas q p/ uns e banal e p/ outras tb e uma duvida, estamos aqui p/ ajuda-lo amigo.

    Questao deste formulario eu nao tenho certeza das suas perguntas, mas pode esperar q temos um experte em naturalizacao aqui, nosso amigo Alex, ele podera te responder melhor e com maior prazer. abracos.
  • Serginho

    Estive vendo o requerimento que vc postou, e o endereço que vc tem que colocar é o completo, e as certidões que tem lugar para marcar com X, são as que vc estará mandando.A certidão do seu avô, vc tanto pode só indicar os numeros, como mandar a certidão junto,pois ajuda a eles e ganha tempo.
    Abraços
  • Obrigado pessoal, sabia que logo teria essas respostas.

    um abraço
  • no campo "Assento de nascimento nº 37 do ano de 1910 da ??? Conservatória do Registo Civil de Cantanhede"

    Nesse ponto de intorrogação acho que entra o número da conservatória de Cantanhede ex: "Assento de nascimento nº 37 do ano de 1910 da 5ª Conservatória do Registo Civil de Cantanhede"

    Não estou conseguindo localizar que número é essa conservatória, será que deixo em branco ou será que não é número que coloca la´?

    agradeço desde já
  • Serginho

    Acho que seria algum número sim, mas só se existir, caso não tenha deixe em branco e coloque somente o nome da conservatoria, mais e voce tiver a certidão narrativa de seu avô atualizada, manda junto que fica mai facil para eles.Andei pesquisando pelo nome da conservatoria e não acompanha número nenhum, so o nome mesmo.
    Abraços
  • Obrigado Sandra!!

    abraços

    Ah! para eu conseguir a certidão de antecedentes criminais com firma do delegado responsável reconhecida como devo proceder? basta eu ir num posto da polícia federal?

    obrigado
  • Serginho

    Sobre isso, eu não sei te reponder, quem deve saber é o Alex, ele fez por naturalização, então ele precisou desse documento.
    Abraços.
  • Serginho

    Isto mesmo, basta vc ir em uma delegacia da Policia Federal e solicitar o antecedente e perguntar aonde o responsavel q assinou o antecedente, tem firma aberta(cartorio). Abracos
  • obrigado mesmo.

    um abraço
  • Respostas

    Ola pessoal.. paragens a todos pelas respostas aos nossos amigos.
    Me desculpem se as vezes demoro a escrever, mas meu trabalho aqui em Londres me toma muito tempo e voces sao mais rapidos em responder do que eu.... !

    Obrigado a todos.
  • Bro

    O Frango estava uma delicia, parabens pra Dona Marcia, kkkkkkk
  • Serginho

    Quanto aos antecedentes criminais nao precisava de nada de autenticacao de firma. Nao sei porque agora estao pedindo. Eu mandei sem. Melhor perguntar aos federais. So sei que este documento e oficial para efeito no processo, nao precisa de autenticar tb no Consulado (selo branco), basta apenas anexar.
    Gostaria de ajuda-lo a preencher corretamente mas esta me parecendo um pouco confuso suas duvidas. Poderiamos comercar de novo?
  • Continuacao

    Coloque suas duvidas por parte, e mais claro. Te digo passo a passo
  • Ok Alex, vamos por partes...

    Pelo que li no requerimento eu não preciso enviar a certidão do meu avô, basta eu colocar o número e ano do assento além dos nomes completos.

    Do meio para o final do requerimento há o seguinte texto:

    "Nos termos do nº 2 do artº 22º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, aprovado
    pelo Decreto-Lei nº. 237-A/06, 14 de Dezembro, junta os seguintes documentos:
    (Assinalar com X as opções pretendidas)"

    Essa parte que eu tenho dúvidas, não sei se devo assinalar os documentos que enviarei ou os documentos que não estou enviando.

    Por ex: Se eu não enviar a certidão do meu avô e colocar as informações não sei se devo assinalar ou não.

    Outro exemplo é o documento de antecedentes criminais que devo enviar, será que eu tenho q assinalar ou não?

    Obrigado.

    Ps. A Sandra respondeu essa pergunta, mas como o Alex pediu para eu colocar as dúvidas por partes eu recoloquei a pergunta, não estou duvidando apenas confirmando.
  • Serginho

    Sem problemas, quanto maiores as explicações, melhor é, pois se mais alguem tiver a mesma dúvida, ficará logo esclarecido.
    Um abraço.
  • Resposta 1

    Nao poe X aonde diz, certidão do registo de nascimento do ascendente do segundo grau da linha recta de
    nacionalidade portuguesa** ; ou.

    Esse ou em diante vc coloca todos os dados
  • Obrigado Alex

    O requerimento tem 4 páginas, eu posso passar para o Word e colocar os dados depois imprimir e assim diminuir o número de páginas, já que não preciso de tanto espaço para colocar meu nome, endereço etc...?
    Ou devo preencher o requerimento à mão ou à máquina de escrever?
    Para autenticar preciso autenticar todas as páginas ou somente a página da assinatura? O requerimento só precisa do selo do consulado né, não preciso enviar ao Itamaraty, correto?

    Desculpa queria fazer uma pergunta por vez, mas acabei fazendo algumas de uma vez, mas acho que tem relação por isso mandei essas de uma vez.]


    obrigado
  • Resposta 2

    Antecedentes Criminais

    Coloca X em

    certificado do registo criminal emitido em_____Brasil____________________, país da sua naturalidade;

    e tambem

    pretende que o certificado do registo criminal português seja obtido oficiosamente
    pela Conservatória dos Registos Centrais;

    O resto deixa
  • Resposta 3

    Deixa original, portugues nao gosta de gente enxerida e
    Caneta homem, caneta BIC...of course.. aquela de 1 real
  • Obrigado Alex, vou comprar a minha bic e caprichar na letra
  • [APAGADO]
  • Eu preciso mandar o requerimento, histórico escolar e os antecedentes criminais para serem legalizados no Itamaraty ou apenas as certidões de nascimento minha e a do meu pai?

    valeu
  • Serginho

    So as cettidoes Sua e de seu Pai
  • Obrigado Alex, no consulado português tbm são só essas duas né?

    valeu
  • Serginho

    No consulado voce tem que autenticar TODOS os documentos que voce for mandar, MENOS as certidões dos portugueses, caso vc esteja enviando.Abraços.
  • obrigado sandra
  • Serginho

    Nao esqueca de reconhecer firma da assinatura do Agente Federal no seu Antecedente Criminal, pq corre o risco deles te pedirem futuramente e vc perder tempo, como foi o caso do nosso amigo Petter. Abracos
  • Beleza, obrigado
  • abaixo vou colocar como eu preenchi o requerimento, por favor se possível leiam e digam se há algo errado.
    Não coloquei o nº do RG e nem o endereço já que o orkut não é lá muito seguro.
    Ah! não vou enviar a certidão do meu avô, vou colocar os dados para eles puxarem.
    Obrigado
  • ARTIGO 6º, nº 4
    Senhor Ministro da Justiça,
    Excelência,
    (Nome completo)__________Sérgio Andrade dos Santos_______________________
    ______________________________________________________________________,
    nascido aos 20__ de _Dezembro_____ de _1980_, com o estado civil de _Solteiro___________
    natural de___São Paulo________________________________________________ de
    nacionalidade _Brasileira____________, filho de _Sérgio dos Santos
    ________________________________________________e de Lázara Andrade dos Santos
    ____________________________________________com a profissão de Desenhista Industrial_____
    ________________________, residente em Rua **** nº 497 -Vila tal Cep:00000-000 São paulo- sp - Brasil_________________________________________,
    portador do* _Registro Geral (RG)_ nº ********-*, emitido por Secretaria de Segurança pública - SP
    __________________, em _**__ / _**__/ _**__, vem requerer a Vossa Excelência se digne
    conceder-lhe a nacionalidade portuguesa por naturalização, nos termos do artigo 6º, nº 4
    da Lei nº 37/81, de 3 de Outubro, na redacção da Lei Orgânica nº 2/2006, de 17 de
    Abril, por ter um ascendente do segundo grau da linha recta de nacionalidade
    portuguesa, que não perdeu esta nacionalidade.
    Para o efeito declara que é maior, à face da lei portuguesa, conhece suficientemente a
    língua portuguesa e que nunca foi condenado, com trânsito em julgado da sentença, pela
    prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a três anos,
    segundo a mesma lei.
    Declara, ainda, que:
    ( ) residiu anteriormente no estrangeiro, nos seguintes países _____________________
    ______________________________________________________________________
    (X) nunca residiu noutro país estrangeiro, além de __Brasil_______________, país
    onde nasceu.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.