Localização de certidão de baptismo

Olá, boa noite! Gostaria de uma ajuda, por favor. Já procurei de várias formas, mas não consigo evoluir mais na busca para achar a certidão de baptismo de minha avó portuguesa. Sou neta de portugueses por parte materna, mas meus avós se conheceram e casaram no Brasil. Consegui localizar a certidão de batismo do meu avô. No entanto, não consigo localizar o registro da minha avó. Localizei apenas o registro de passaporte, quando emigrou para o Brasil. No entanto, no registro não consta a data de nascimento da minha avó. Consta apenas o número do bilhete de identidade (número: 87087). Assim como, a data do passaporte: 06 de setembro de 1929. O nome dela era Maria Mendes, nome do pai era Nicolau Mendes e da mãe era Maria Mendes (solteira Maria Rosa), minha avó nasceu na freguesia de Cela, concelho de Chaves, distrito de Vila Real em 20 de novembro de 1906. No entanto, apesar de constar essa data em todos os documentos que possuo, não sei se esta data de nascimento é a correta, pois há relatos de que seu aniversário era comemorado em 12 de janeiro, assim como, não sei se o ano de nascimento realmente é este, talvez tenha ocorrido em anos posteriores (1907,1908, 1909 ou 1910). Além disso, para complicar um pouco mais, neste registro de passaporte, apenas na última folha, constava uma informação diferente das demais, com nome da minha avó como Maria de Jesus Mendes e nascimento na freguesia Sé, concelho Chaves, mas pesquisei e vi esta freguesia fica no Porto. Em suma, eu procurei, de qualquer forma, nas duas freguesias (Cela e Sé), em anos distintos, mas não obtive sucesso. Tentei localizar pelo bilhete de identidade, mas não encontrei nenhum site que realizasse esta busca. Alguém tem alguma luz para me dar, por favor?

Obrigada!!

Comentários

• gsilvestregsilvestre Member
    editado November 2021

@MONIKEPAES você tentou verificar junto ao arquivo distrital que detém o registro de passaporte dela se eles possuem o processo de solicitação do passaporte? nele pode ter o assento de baptismo dela

se for no AD de Vila Real, eu tentaria solicitar a reprodução do batismo, e indicaria o link do passaporte... geralmente, conseguem localizar assim

• @gsilvestre

As informações que a @MONIKEPAES colocou acima já são do processo de solicitação de passaporte da avó no ADPorto.

• Olá, muito obrigada pelo retorno e pela ajuda de vocês! Eu localizei o processo de passaporte e neste continham as imagens com as folhas do processo de passaporte. Ao que tudo indica, ela solicitou o passaporte com o bilhete de identidade, que era o número que continha no processo de passaporte. Não constava a certidão de batismo nessas folhas do processo. Vocês acham que, caso eu solicite o processo de passaporte, eles poderiam ter mais informações? Eu não havia pensado nisso anteriormente, pois achei que todas as informações estavam nessas folhas. Quanto ao registro de batismo, eu já solicitei ao AD de Vila Real, mas infelizmente eles não encontraram, talvez por terem informações muito desencontradas ainda e por não ter o assento.

• @MONIKEPAES , você solicitou o processo do passaporte ou apenas o registo do passaporte? No AD de Vila Real não localizei, na data que você deu, 6 de setembro, passaporte para Maria Mendes.

Os livros da Freguesia de Cela, Concelho de Chaves, só estão online no tombo.pt até 1903.Pode ser que ainda se encontrem na Conservatória de Chaves.

No site do Arquivo Distrital de Vila Real, também não há visualização online - https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1279629

Qual o link do passaporte? Se importa em compartilhar?

• @Leticialele acessei tanto o registro quanto o processo de passaporte. O processo de passaporte encontra-se neste link: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1600889

É o passaporte de número 600.

Mas realmente as informações só ajudaram quanto à freguesia de nascimento, que é Cela, o que foi uma informação super válida, pois não a tinha. Porém, já procurei em no tombo.pt, em Cela e já solicitei na conservatória de chaves pela internet, mas eles não encontraram, infelizmente.

• @MONIKEPAES , fez o pedido ao Arquivo Distrital de Vila Real?

Coloque, no pedido, o link do passaporte e seu número (600) - https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1279629

• @Leticialele Irei fazer isso. Obrigada pela ajuda!!

• @Leticialele Não fiz, pois achei que teriam as mesmas informações. Será que eles terão mais informações?

• @MONIKEPAES , pelo que se vê no link que mandei, da Paróquia de Cela, há registos de batismo de 1900 a 1911. Mas não estão disponíveis para visualização, apenas para pedido de reprodução.

Sugeri que mandasse o link e o número do passaporte para facilitar a busca.

• @MONIKEPAES

Procurei o casamento dos pais em Cela, de 1888 a 1911, não encontrei.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.