A Saga

Caros amigos da comunidade.

Ai vai uma historia pra la de complicada, mas quem sabe, com final feliz.
Eu morei no Canada no final de 1999 ate meados de 2003 (tenho residencia permanente canadense) quando vim parar aqui na Franca, meio que por acaso.

Ocorre que no fim de 2002 a companhia pra qual eu trabalhava em Montreal, foi pro buraco e, naquela epoca, estava um bocado complicado de arrumar emprego na minha area por la. Entao, alguns de meus ex-colegas, comecaram a vir pra Franca (regiao de Nice) pra trabalhar pra uma companhia de la. Caminho que naturalmente, acabei seguindo. Ja estou por aqui faz 4 anos (pelo acordo entre Canada e Franca, renovando visto todo ano e passando perrengue) e sempre lamentei o fato de meu avo ser portugues e nao poder pedir cidadania, ja que minha mae eh falecida.

Eis que em dezembro de 2006 passa a tal da lei. E eu, que sempre quis e precisei da tal cidadania me enchi de esperanca pra poder tira-la. Mas como? Havia muito pouca informacao e caramba, eu teria que pedir certidao de antecedentes de 3 paises, sendo a do Canada super enrolada se voce nao estiver por la (tem que fazer com impressao digital e leva alguns meses pra sair). Pensei tambem que sendo brasileiro, eu so poderia fazer o pedido de onde eu tivesse residencia (seja no consulado daqui, no Brasil ou no Canada). Inclusive cheguei a ir ao consulado no Canada, numa epoca em que estive por la e a atendente mal sabia da existencia da lei. Tava tudo complicado. Principalmente pois, sendo meus documentos todos emitidos no Brasil, pra fazer a tal legalizacao dos mesmos, teria mesmo que ser no Rio. E o lance da assinatura presencial? Ainda tinha essa.

Enfim, como ultimo recurso, tentei conseguir mais informacoes pelo orkut mesmo e acabei caindo na comunidade daquele cara de ma fé que depois de algumas trocas de mensagens, me cobrou 3600 reais pelo servico. Francamente! (continua)

Comentários

  • A Saga (continuacao)

    Acabou que gracas a todas as informacoes encontradas aqui na comunidade (epoca em que ela era aberta pra leitura, sem necessidade de participacao), consegui reunir todos os documentos necessarios para o pedido de naturalizacao.

    Mas ainda tinha um problema, eu precisava traduzir os meus papeis de antecedentes criminais do Canada e daqui. Pra isso consegui um tradutor juramentado do Brasil, que custava uma nota. Liguei tb pra um daqueles cartorios notariais de Lisboa, perguntando se eles fariam o reconhecimento das traducoes. A resposta foi positiva. O problema eh que na certa, eles estavam pensando que essas traducoes tivessem sido feitas la.

    Assim, marquei dia e horario na CNAI para fazer o pedido. Dia 31 de marco desse ano, as 10h30 da manha. Eu na epoca atolado de trabalho, marquei minha passagem pra sabado, voltando na segunda mesmo, a tardinha. Segunda-feira entao, la estava eu no pique pra ir primeiro reconhecer as assinaturas da tradutora e, so depois, ir pro CNAI. Fui cedinho no cartorio notarial as 8h30 (tem um que abre mais cedo) e la fui informado que embora a traducao brasileira valesse, pra reconhecer a assinatura da pessoa ela deveria ter firma registrada la e, portanto, nao daria pra fazer.
    Conclusao, tive que achar um curso de linguas, la perto, que pudesse fazer como que uma copia da traducao, assinar e reconhecer firma no tal cartorio, pessoalmente. Incrivel, mas eu consegui. (continua)
  • A Saga (continuacao II)

    No final, fui ao CNAI na hora marcada (eles marcam de 10h30 ao 12h00, na verdade) e consegui depositar meu pedido. Eles a principio, fazem uma triagem la no terreo e depois mandam voce pro segundo andar pra fazer o deposito dos documentos direto com o agente responsavel. La, tb fiquei sabendo que iriam deixar passar, mas que por uma recomendacao nova, precisaria reconhecer no consulado (selo branco) o atestado de antecedentes criminais.

    E la se vao 2 meses! Estou bastante ansioso, pois essa naturalizacao me permitira poder trabalhar, nao so por aqui, mas em toda comunidade europeia. E isso seria mesmo muito bom.

    Por fim a agente me deu como prazo estimado, 8 meses para a conclusao do processo, se nao houver nenhuma pendencia.
  • Maurício, parabéns pela garra, tudo vai dar certo!! o seu depoimento serve de incentivo à pessoas que tem uma situação menos complicada do que a sua e mesmo assim estão desanimadas.

    Português nascido no Brasil não desiste nunca.
  • Obrigado

    Valeu a forca Serginho! Boa sorte pra voce tb rapaz!

    Abracos!
  • Mauricio

    Anota um tel pra vc ligar pra saber do andamento do seu processo, liga toda semana.Esse tel é la da CRC de Lisboa 351- 213817647 e boa sorte.
  • Obrigado

    Oi Sandra, tudo bom?

    Obrigado pelo telefone! Os que me deram la sao diferentes desse que voce me deu :

    CNAI - Centro Nacional de Apoio ao Imigrante - Lisboa

    +351 808 257 257 ou +351 218 105 191

    Sera que cai no mesmo servico? Eu ainda nao liguei pra la, visto que so tem 2 meses que fiz o pedido. Mas vou ligar em breve pra ver se esta tudo correndo bem.
  • Mauricio

    Mesmo que so tenha 2 meses, dá uma ligada, primeiro liga para esse numero que ti deram e vê se é la mesmo que vc tem que acompanhar o seu processo, senão liga para o numero que ti dei e diz que é processo de naturalização de avô para neto, e pede o numero do seu processo, caso vc ainda não tenha ele em mãos e pergunta como vai o andamento.
    ABRAÇOS.
  • Olá Maurício

    Primeiramente Parabéns pela Vitória. Eu também esperei durante muitos anos que a lei fosse promulgada.

    Graças à Deus deu certo. E, hoje já colhemos os frutos na comunidade.

    Apesar da batalha, agora já posso dizer que sou Luso- Brasileiro, a semana passada recebi à notícia que a minha naturalização foi aprovada.

    Nós da comunidade te desejamos BOA SORTE e te esperamos por aqui em breve para deixar o seu depoimento.

    Abraços,

    Peter
  • [APAGADO]
  • Mauricio, MAURICIO, Ahh..Mauricio

    Esse nome lembra alguma coisa?kkkkkkkkkk...Ele estava com inveja, foi isso.

    Segundo é que você tem corajem. Fique aqui nos ajudando, seu testemunho é prova cabal que o segredo desse processo é paciência. Vc esta na Jornada desde que deciciu. "Ja é vitorioso e continuara a lançar sementes para beneficiar outros".(John Maxwell)
  • Sandra

    Obrigado pela forca! Pode deixar que vou ligar sim! :-)
  • *Peter

    Antes de mais nada, meus parabens ai pela suada conquista! :-)

    Pois é! Essa lei foi mesmo uma mao na roda! Espero que tudo se passe bem no meu caso, sem muitos sobressaltos. Obrigado mesmo pela forca!
  • Alex en Suisse

    Fala Alex, tudo bom!

    Primeiro, obrigado por ter me aceito na comunidade! E obrigado tb por te-la aberto com o Paulo. É de muita valia pra todos os que procuram e nao tem informacoes concretas de como proceder nos casos de pedidos de naturalizacao (principalmente). Mesmo tendo tido acesso a pagina http://www.dgrn.mj.pt/rcentr/naturali.asp antes de conhecer a comunidade, ainda me restavam muitas duvidas. As informacoes a que tive acesso por aqui me permitiram dirimir um bocado as mesmas antes de efetivamente ir a Lisboa fazer o pedido.

    Agora, o nome do tal advogado malandrao era mesmo Mauricio nao eh nao? hehehe
    Que xará hein! Ninguem merece!
    Caramba!!! Me cobrou uma grana violenta por email! Achei aquilo um abuso! Eu ja havia feito meu processo de residencia canadense sozinho, sem advogados e esse cara vem me cobrar essa bufunfa toda? Te digo, o cara ta mesmo é perdendo grana. Porque ele cobra tao caro, mas tao caro, que acho que pouca gente deve pegar processo com ele. Nao fosse ele tao desmedidamente ambicioso, eu mesmo teria feito com ele naquela epoca. Bom, ainda bem que nao fiz!

    No mais o tal advogado fere todo e qualquer principio de uma rede social como essa que é o Orkut (facebook e similares). Ele a usa em beneficio proprio; financeiro.

    Ah e mais uma vez obrigado pela forca! Tenho certeza que os frutos ainda estao por vir! Acho que agora é ter paciencia mesmo. :-)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.