Certidão de Nascimento Vó

Olá, boa tarde.

Gostaria de pedir ajuda quanto ao cartório de registro de nascimento da minha avó, se alguém consegue me ajudar como descobrir.

Ela nasceu em 12/02/1947

Nome de Solteira: Piedade Teixeira dos Santos

Nome da Mae: Laurinda Teixeira dos Santos

Nome do Pai: João Fernandes dos Santos

Nome de casada: Piedade dos Santos Menezes

Local de nascimento, até onde ela me informou é Rio de Janeiro/RJ.


Desde já agradeço muito.

Comentários

  • @2danis

    Você tem a certidão de casamento em inteiro teor dela? Lá pode ter uma indicação mais firme de onde ela nasceu.

    CERTIDÃO DE CASAMENTO

    Livro:BR02

    Folha:167

    Termo:467

    Circunscrição:14

    Municipio: RIO DE JANEIRO

    UF: RJ

    Ela casou na antiga 14a circunscrição, que hoje em dia pode ser o 14RCPN ou o 16RCPN, dependendo do bairro; pergunte se ela lembra em que bairro se casou. E onde morava quando era bem criança. Sempre mais provável de ter sido registrada no RCPN mais próximo - a não ser que a família tenha se mudado logo depois de ela nascer.

    14° RCPN - Vila Militar, Campo dos Afonsos, Anchieta, Parque Anchieta, Marechal Hermes (trecho), Deodoro, Ricardo de Albuquerque, Anchieta, Guadalupe, Pavuna (trecho), Costa Barros, Barros Filho, Bento Ribeiro (trecho), Oswaldo Cruz (trecho), Madureira, Vicente de Carvalho, Vaz Lobo, Irajá (trecho), Turiaçú, Rocha Miranda, Honório Gurgel, Coelho Neto, Colégio (trecho);

    16° RCPN - Realengo, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Santissimo, Senador Vasconcelos, Campo Grande (trecho)


    Tem outra possibilidade de achar o nascimento consultando o Arquivo Nacional para essa data (se realmente nasceu no município do Rio de Janeiro). Nem sempre se acha, mas às vezes sim. Infelizmente o sistema deles está com problemas há uns dias e não dá para consultar agora.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/19625/varios-sites-do-arquivo-nacional-fora-do-ar#latest

  • @CarlosASP SIAN retornou Hoje.

  • Oi Carlos, bom dia!!!

    Obrigada pelo retorno. Vou verificar aqui no SIAN!!

    Já tenho a certidao dela de inteiro teor e fala sim Rio de Janeiro/RJ.

    A certidão de casamento dela é de Bangu/RJ. Mas, segundo ela, na epoca esse processo da certidao de casamento era feito pela igreja.

    Eu fui no cartório do bairro que, segundo ela, ela nasceu.. mas sem sucesso também !

  • @2danis

    Qual o bairro que ela nasceu? Olhe no link abaixo para a coluna que corresponde a 1947 e isso vai te dizer que circunscrição era. Os arquivos no SIAN estão catalogados de acordo com essas circunscrições (e não como os RCPN atuais):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/219/PGYJZ93J7ZW1.jpg

    Note que essa tabela vai até 2012, Depois disso houve desmembramentos do 11 e 14 RCPNs em 2017, criando os novos 15 e 16 RCPN. Preste atenção se for um desses. Ao serem desmembrados, os livros antigos deveriam ir para os novos RCPNs também. Isso que gera muita confusão.

    Não seria a primeira vez que um cartório do Rio diz "não achei" e depois, via SIAN, se acha uma cópia da certidão e estava exatamente nesse mesmo cartório. Aí se imprime a cópia via SIAN (é um PDF) e leva para mostrar no cartório,

    O SIAN voltou a funcionar, mas a outra parte fundamental para facilitar a pesquisa por nomes, o DocJud, ainda está fora do ar. Mas outras partes do AN estão voltando a funcionar aos poucos; deve ser questão de dias.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.