Dificuldade em encontrar documentos do meu avô
Oi, pessoal! Estou com dificuldade em encontrar documentos que comprovem a origem do meu avô. Mas antes preciso contar o que acontece, e se alguém com mais experiência puder me ajudar, já agradeço muitíssimo.
Meu avô materno, supostamente português, morreu quando minha mãe tinha 4 anos de idade. Ele cometeu suicídio, deixando minha avó sozinha com sete filhos pra criar. Minha avó, muito chateada e com raiva dele, meio que quis apagar a história do meu avô dentro da família, e com isso todas as informações sobre ele são meio obscuras. Também por conta disso, e por conta de intrigas familiares, os raros documentos dele que tínhamos se perderam com o passar dos anos. Mas a informação com a qual crescemos foi essa: ele era português. E minha mãe encontrou, há alguns anos, uma senhora bem idosa, que seria prima ou meio-irmã dele, e que afirmou que a família deles teve origem na região de Setúbal, em Portugal.
Eu já procurei em muitas fontes, arquivos históricos online, já tem alguns anos, mas não consigo encontrar nada sobre meu avô e sou o único da família que está tentando ir atrás disso para tentar uma cidadania portuguesa, além de recuperar a história de alguém da família que se perdeu. A única coisa que encontrei foi o livro no qual o óbito dele foi documentado, mas não tem informações sobre o local de nascimento. Não sei se ele veio sozinho, se veio criança, se veio adulto, nem sei se os pais dele vieram junto ou ficaram por lá, ou mesmo se ele já nasceu aqui, nada, nada. Por conta disso corre o risco até de ele nem ser português, ou foi naturalizado, enfim, são muitos desencontros de informações. Por isso, se alguém com mais experiência nesse tipo de pesquisa puder me ajudar, eu ficaria muito agradecido, mesmo que seja pra descobrir que ele não era português, ou deu algum problema nos registros dele e não vai rolar dar entrada no processo de cidadania.
O que eu sei:
Nome do meu avô, o suposto português: Waldemar Ferreira dos Santos
Nome dos pais dele, meus bisavós: João Ferreira dos Santos e Carolina Braga da Conceição
Nome da minha mãe, filha do suposto português: Marilene Ferreira de Freitas (solteira: Marilene Ferreira dos Santos)
Data de falecimento: no livro manuscrito consta 23/07/1956, e no site do poder legislativo do Rio de Janeiro foi emitida uma certidão que consta como data de falecimento 21/07/1956.
Idade quando faleceu: no livro, com letra um pouco ruim de entender em alguns momentos, diz ter 39 anos de idade
Estado civil: solteiro, pois não casou com minha avó, mas registrou minha mãe
Suposta origem em Portugal: região de Setúbal
Duas informações: 1-não sei oficialmente se ele teve irmãos, mas a pessoa que foi registrar o óbito dele, e que aparece no livro, é um tal de Ruy dos Santos Costa. Desconfio que sejam parentes por conta do "dos Santos", talvez; 2 - na mesma certidão diz que meu avô é natural do Brasil, mas não diz cidade, estado, nada, apenas "Brasil". Não sei qual é o nível de confiabilidade desses documentos antigos, não sei em que circunstâncias esse documento foi feito, nem quem era esse Ruy, no entanto esse "natural do Brasil" é bem vago e contrasta com a história que a família sabe de que ele veio de Portugal, algo afirmado inclusive pela mulher idosa que parece ser prima ou meio-irmã dele e diz que todos vieram de Setúbal. Não sei o nome completo dessa parenta pois minha mãe retomou o contato há pouco tempo, depois de pelo menos 60 anos de afastamento, e como eu disse, sempre houve algumas intrigas então ela tá indo devagar nessa coisa de colher informações com ela, que já é bem idosa.
E aí, alguém consegue me ajudar nessa? Quem puder me dar uma luz, nem que seja pra me desiludir, eu agradeço.
Comentários
Boa tarde @sergiosamsa
Sobre essa informação "Data de falecimento: no livro manuscrito consta 23/07/1956, e no site do poder legislativo do Rio de Janeiro foi emitida uma certidão que consta como data de falecimento 21/07/1956."
Na verdade ele faleceu no dia 21 e foi feito o registro no dia 23.
Dando uma olhada nos outros registros, feitos nas datas seguintes, dá para ver que é 39 e com isso o ano provável de nascimento seria 1917. Outra logica é que se ele morreu quando sua mãe tinha 4 anos, ela deve ter nascido em 1952, certo?
Olá, boa tarde, @Ferpirj !
Isso mesmo, o ano provável de nascimento do meu avô seria em 1917, mas como não sei o mês de aniversário dele, não sei se ele tinha completado 39 anos em 1956 ou se ele faria 40 anos no segundo semestre daquele ano, pois ele faleceu em julho, o que poderia levar as buscas um pouco para o ano de 1916 também. O problema é que as pessoas que poderiam saber essas informações mais certinho já faleceram (minha avó e os irmãos mais velhos da minha mãe)......dos 7 irmãos só sobraram duas: minha mãe e uma tia, que são as duas mais novas e eram muito pequenas na época, sem muita lembrança. Já minha mãe, ela tinha 4 anos quando ele faleceu em julho, mas ela completou 5 anos em novembro do mesmo ano, pois ela é de 24/11/1951.
@sergiosamsa , se ele nasceu em 1917, só vai encontrar a certidão de nascimento através do civil online - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Em data do nascimento, coloque 24/11/1927, em Distrito, Setúbal , Concelho - Setúbal; Freguesia - Setúbal.
Em informações adicionais, escreva que não sabe a data correta do nascimento, que deve ser 1916 ou 1917 e que não tem certeza do Distrito, Concelho e Freguesia,
Custa 10 euros. Se não encontrarem, devolvem o dinheiro. Demora muito, mas devolvem.
Muito obrigado pela dica, @Leticialele, vou fazer o procedimento.