Ajuda procurando Documento do Avô

Pessoal, estou tentando tirar a cidadania, mas não tinha o documento de certidão do meu avô, mandei email as freguesias de porto, pois foi lá que ele nasceu, recebi uma respota dizendo que foi encontado uma certidão, ele me disse o nome do assento e nome dos pais do meu avô...

Dúvida: Nessa certidão só tem o primeiro nome dele, não tem o nome completo, o ano que ele nasceu e o nome dos pais, são a única coisa que da pra confirmar que é ele

mas por exemplo, no nome da mãe dele, tem um sobtenome a mais do que na certidão de óbito..

ex: Maria Santos da Silva (cert de nasc)
ex: Maria da Silva (cert de óbito)
«1

Comentários

  • Passei por esses mesmos problemas e passei ainda por erro de grafia., o que fiz, ação de retificação de assentos e ao final do processo, regularizei tudos........

    boa sorte

  • Ricardo,
    No guia de ajuda desta comunidade aparece o correio eletronico do Porto onde alguns amigos daqui conseguiram a nacionalidade com alguma facilidade e rapidez.
    Aconselho que voce entre em contato com eles.

  • Nilton, bom dia, não entendi muito bem, o que aconteceu no seu caso, e como proceder no meu

    Um Abraço...
  • Ricardo,

                   como está o nome da mãe do seu avô na certidão de nascimento do filho/a desse português, seu pai ou sua mãe?

  • está Maria Teixeira dos Reis
    e na certidão de nascimento dele, que foi encontrada em portugal está Maria Teixeira Alves dos Reis
  • o ano é de 1900, freguesia do bonfim, não tem no arquivo distrital, fiz um pedido via Vale Postal, mas e agora e se não for a mesma pessoa???

    o ano é igual, os nomes dos pais do meu avô portugues é igual,  apenas o da mãe dele que está com um sobrenome "Alves" que não existe em nenhuma certidão do meu avô no Brasil, e só tem o primeiro nome dele na certidão, Carlos, além disso, diz que ele nasceu em 03/08/1900 e faleceu em 06/04/1954 e aparece assim, morreu aos 54 anos de idade, como ele pode ter morrido aos 54 anos se ele ainda tinha 53, só isso que me deixa na dúvida se essa é a certidão correta... será que alguem pode me dar alguma dica???
  • imageRicardo Gontijo:
    o ano é de 1900, freguesia do bonfim, não tem no arquivo distrital, fiz um pedido via Vale Postal, mas e agora e se não for a mesma pessoa???

    o ano é igual, os nomes dos pais do meu avô portugues é igual,  apenas o da mãe dele que está com um sobrenome "Alves" que não existe em nenhuma certidão do meu avô no Brasil, e só tem o primeiro nome dele na certidão, Carlos, além disso, diz que ele nasceu em 03/08/1900 e faleceu em 06/04/1954 e aparece assim, morreu aos 54 anos de idade, como ele pode ter morrido aos 54 anos se ele ainda tinha 53, só isso que me deixa na dúvida se essa é a certidão correta... será que alguem pode me dar alguma dica???
    Ricardo entra em contato com o Sr. Mario, dos arquivos centrais do Porto - endereço na guia da ajuda. Explica a situação e pede como vc deve proceder, uma vez que existem duvidas de que esta seja mesmo a certidão do seu avô.  Acho que este é realmente o melhor caminho. Boa sorte!
  • procurei o endereço desse Sr Mario no guia e não encontrei, onde está isso??? rsrs

    Muito Obrigado Carol
  • Guilherme, muito obrigado pela resposta, eu consegui a certidão na propria conservatória de porto, mandei o vale, e eles estão ainda me envinado essa certidão....

    ainda estou atras da certidão de casamento dele, a de óbito eu ja tenho, mas não fala nada sobre o nascimento só tem o nome completo e que ele é natural de Porto - Portugal

    um abraço 
    obrigado
  • Ricardo,

                   vc não falou: Ele faleceu no Brasil? o ano está certo? Se 'sim', algum parente seu solicitou a transcrição do óbito em Portugal.

                  O que vc vai receber é uma cópia da folha do livro de batismo?

                   Você ainda acha que possa não ser seu avô?

  • Guilherme, obrigado pela resposta, 

    Ele faleceu no Brasil, acho que ninguem pediu essa transcrição em portugal, neste caso? como posso fazer isso????
    eu vou receber a certidão dele, provavel que seja do livro de batismo... 

    os dados que ele me disse são:

    Foi localizado um nascimento referente a Carlos, nascido em 3-8-1900, filho de Jacinto António dos Reis e Maria Teixeira Alves dos Reis;

    mais informo que corresponde ao assento de nascimento n.º 818/1900 freguesia do Bonfim.

    e na certidão de óbito diz que ele morreu em 1954 com 54 anos de idade, por isso eu deduzi que realmente ele nasceu em 1900, como é dito na certidão acima...

    Obrigado
  • Ricardo,

                    tinha entendido que os dados do óbito teriam sido passados pela Conservatória como anotação do assento de batismo; com isso imaginei que algum parente tivesse solicitado essa transcrição. Acredito que vc não vai precisar fazer essa transcrição.

                    Quanto as certidões brasileiras, dependendo do estado em que sua família vivia, o site familysearch.org tem muita coisa digitalizada e online.

  • ENCONTREI

    Pessoal, após muita insistência com o cartório do cambuci em são paulo consegui a certidão de casamento do meu avô e avó, ele realmente é de 1900 , mas a data é 13-08-1900 e a pessoa da 1a conservatória me disse que era 03-08-1900, seria melhor esperar chegar esse documento para então tomar alguma atitude???


    obrigado a todos e boa tarde
    Ricardo
  • Ricardo, 
    peça ao Cartório do Cambuci que verifique no processo do casamento, se a certidão de nascimento dele não está lá arquivada... Os documentos apresentados para o Cartório, por ocasião do casamento, ficavam retidos no Cartório,  Assim, vc pode sanar todas as suas dúvidas.....
  • Rebeca. muito obrigado pela informação, vou verificar essa informação junto ao cartório do cambuci...

    Um grande abraço 
    Ricardo
  • o escrivão me disse que eu poderia pedir uma certidão de inteiro teor, ela contem mais dados do que a simples certidão... seria bom pedi-la neh???
  • Ricardo, eu acho que vc tem que apresentar a certidão de casamento do seu avô português, em inteiro teor. O processo do meu pai foi longo e tive que conseguir mais documentos do que os que costumeiramente são solicitados. É bom vc confirmar no site do Consulado, prá ver o que estão pedindo atualmente. Fiz o processo por Lisboa.
    De qualquer maneira, a de inteiro teor é mais completa sim, custa um pouco mais caro, e às vezes precisa de autorização judicial para ser emitida.  
    Quanto aos documentos arquivados no processo do casamento, no caso do meu avô, encontrei até um documento assinado pelo meu bisavô, autorizando minha avó a se casar, por ser menor de idade.....
    Boa sorte
  • Atençao

    E Lei que todo acto cometido no estrangeiro pelo portugues seja averbado no dorso da certidao de nascimento. Portanto dever do cidadao de faze-lo. Mas nao é item necessario para pedidos de nacionalidade se a linha for comprovada. Avo foi declarante do filho que foi declarante do neto. Briguei em 2007 com a Conservadora de Numao provando que eu estava certo. Ela me exigia averbamento de casamento dos meus avos cometidos no Brasil para liberar a certidao do meu avo. Eles eram portugueses e nao conseguia achar a Freguesia da minha avo. Mas as CRCs me explicaram em email que no meu caso nao seria necessario, porque? Meu avo declarante na certidao de meu Pai, meu pai declarante na minha. pronto. Linha confirmada. Resultado: Parecer favoravel
  • então, veirifiquei no cartório do cambuci esse possivel erro, e olha oq a funcionária do cartório do cambuci me respondeu
    Ricardo, 
     
    Verifiquei o processo e foi apresentado um certificado de inscrição consular,
    onde consta que ele nasceu em 13/08.
     
    Att.


    ou seja, o erro pode estar no consular... como devo proceder agora???
  • oq foi respondido pelo cartório pra mim
    "Posso fazer um pedido de retificação, mas para isso preciso
    do documento que comprove a data correta.
     
    Assim que estiver em suas mãos pode trazê-lo para juntar no processo
    de retificação, que será remetido para o Fórum, prazo médio de 30 dias.
     
    Att.,"

    é isso mesmo né pessoal???
  • Ricardo, pq você vai mexer com isso? Seu avô foi o declarante do nascimento do seu pai?

    Leu o que o Maestro postou?

    Seu caso não é "complicado".

  • foi ele sim o declarante....
  • Então Ricardo, agora vc tem certeza que este é o seu avô. A data de nascimento válida é a da certidão de batismo. Para vc adquirir a cidadania, quanto ao avô, este é o único documento necessário uma vez que foi ele o declarante do nascimento do seu pai.

    Como já havia colocado, a única divergência que talvez seja necessário corrigir seja o nome da avó na certidão do seu pai, que está divergente do assento de batismo do seu avô.

  • meu pai tbm ja faleceu e não tirou a cidadania, isso interfere em alguma coisa pra mim???
  • Eu sei, li o outro post do fim de 2011. Vc vai adquirir a nacionalidade como neto.

  • então Guilherme, então neste caso, eu pedi a certidão de nasc do meu avô, enviei emails pras conservatórias de porto, pois no ARQUIVO DISTRITAL não encontrei nada, e não encontraram nada também,  e ai que eu descobri que ano 1900 algumas freguesias não estavam ainda no AD porto, ai uma pessoa da 1a conservatória encontrou esse registro com nome e filiação iguais do meu vô, porem não tenho nenhum outro documento que comprove que este documento pertence realmente ao meu avô, pensei que achando a certidão de casamento iria resolver, mas a data está diferente também.... 
  • Ricardo,

                    para lhe conceder a nacionalidade portuguesa, quanto ao avô, o único documento necessário é a certidão de nascimento.

  • pessoal, chegou a certidão de nasc do meu avô, la de porto, ja pedi no cartório a retificação, pois há erro na data de nascimento dele na certidão de casamento do brasil

    no meu caso sendo neto, tendo o pai que faleceu sem retirar a cidadania, por onde devo começar agora???  porque vejo gente falando de legalizar, enviar ao itamaraty, fazer transcrições, averbar documentos, e queria saber o que eu preciso fazer, quais documentos preciso mandar??? ja li nos sites, e no guia, mas estou confuso com tantas coisas que pedem e falam...

    no caso o meu avo portugues, foi o declarante do meu pai e o meu pai foi o meu declarante, tenho cópia autenticada da minha certidão (mas não em inteiro teor) copia do rg autenticada e a certidão de nascimento e óbito, casamento e nascimento do meu avõ, e de nasc e óbito do meu pai, é só enviar tudo isso agora ao CR de Lisboa???
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.