sobre selo consular

oi amigos,

estou pensando em fazer a cidadania direto em portugal, mas pra isso sei que devo levar daqui as certidões autenticadas no itamary e tb com o SELO CONSULAR.

o consulado em porto alegre atende muito mal e faz de tudo para que a gente desista. meu medo é o seguinte: NÃO CONSEGUIR O SELO CONSULAR.

digo isso pois quando demos entrada no pedido da minha mãe na semana passada, a certidão de nascimento dela, que já foi retificada judicialmente para ficar conforme o consulado pediu, foi rejeitada novamente por problemas no nome do avô paterno dela (sendo que quem é descendente de português é minha avó).

e aí, alguém sabe como funciona isso de conseguir o carimbo do consulado?

abraços.
«1

Comentários

  • Marina

    Também fiquei com medo...
    Fui em Curitiba quinta com toda a documentação para pegar o tal selo Consular branco que nada mais é que o timbre em auto relevo do Consulado Portugues no Brasil...
    Isso foi facil é só vc dizer quer autenticar com o selo
    Em Curitiba cada selo custa 28,25 reais
    A minha briga de quinta foi a seguinte
    O tal do requerimento C1 que o consulado naum queria reconhecer de jeito nenhum pois queriam que fizessemos a cidadania por eles ...
    Tive que falar que minha irmã estava em Portugal e iria fazer para minha mãe direto lá ...
    Tive que colocar o selo no:
    Nacionalidade:
    Certidão de nascimento inteiro teor
    Requerimento C1
    RG.CPF e titulo tudo na mesma folha com um unico selo tudo autenticado e com firma reconhecida

    para a averbação do casamento:
    Cetidão de casamento
    Certidão de nascimento inteiro teor

    Só vai grana ...rsrsrsrs mais da certo sim se Deus quizer e ele há de querer...

    bjusssss
  • HUAUHAUAHAUAHAUAHAUAH...MÊDO

    Porque mêdo? é so levar lá depois do Itamaraty e pagar uma mêdia de 33 reais pela autenticação. Mais facil que roubar doce de criança. Coragem gente, isso não é bicho. Beijos a todos
  • Em tempo

    Selo branco é só para as certidões brasileiras, mais nada
  • Marina

    O meu caso e igual ao da Ju(Atribuicao): Tive q selar os seguintes docs: a certidao, copia autenticada do RG, CPF, Titulo e o formulario C1 q tive q assinar na presenca deles(APESAR Q O RAPAZ Q ME ATENDEU FALOU Q NAO PRECISAVA SELAR AQUELE DOC, ENTAO TIVE Q PROVAR Q EU PRECISAVA SIM). OBS: nao esqueca de reconhecer firma da assinatura do cartorio. No meu caso foi muito simples.
  • Todos

    Demos entrada em nossos processos, eu e o Paulo. Cada uma da sua maneira. Mas os unicos docs que colocamos o selo branco foram as certidões brasileiras. O resto é autenticaçao simples de docs e assinatura. Selão Branco e Bonito só nas certidões
  • mas aí é q tá... será que vão dar o selo branco nessa certidão com o nome do avô paterno errado?? pq eu acho que em portugal eles não são tão malas em relação a isso. ou estou enganada?
  • retificação

    Marina, eu tive q retificar todas as documentações de minha mãe e minha tbm, pôs o sobre nome dela estava errado por parte de meu bisavô q era italiano pai de minha avó, apesar do progenitor portugues esta certa q erá meu avô, penso eu q vc tera q reticicar as documentações q estão erradas, pôs pt ñ irão aceitar o seu pedido sem o selo do consulado.
  • valeu, alexandre

    mas o consulado pode dar o selo branco em uma certidão com erros?

    sinto que terei que retificar certidões de novo... não aguento mais!!
  • Marina

    Selo branco é uma autenticação dando como OK que a Certidao que esta sendo examinada é original, eles usam lupa e tudo, por isso exigem o Itamaraty antes. Relaxa
  • Itamaraty

    Na verdade nao e bem assim.
    Quando fui ao Consulado daqui de Londres para legalizar minha certidao, foi exigido o carimbo do Itamaraty.
    Fiz meu processo em Lisboa, portanto nem todas informacoes do site do Consulado podem ser seguidas. Alem disso tive que apresentar meu titulo de eleitor e no site tambem nao diz sobre isso.
  • AFF!

    NOSSA!QUE COISA COMPLICADA!NAO ÉMAIS FACIL FAZER TUDO O Q OS CONSULADOS NO BRASIL PEDEM E O Q PORTUGAL EXIGE TAMBEM!ASSIM ELES NAO VAO TER DESCULPAS NENHUMA!!!NEM UM NEM OUTRO!
    É POSSIVEL FAZER ISSO?
  • Ingrid e Todos

    Atenção menina, chegou o Policial Alex. Concentre-se, vc me parece aflita. Um vamos responder sua duvidas quando estiver concentrada. Ja falei com Paulo, ele entende mais de atribuiçao que eu.

    Quanto ao Itamaraty, eu dei entrada diretamente em PT e me foi exigida a assinatura do Itamaraty e o selo branco do Consulado de PT do Rio. Só existe esta hipotese.
  • casamento...

    e a averbaçao de casamento?pode ser feita tambem por sedex em portugal?nto com a cidadania?merci
  • Selo Consular pra Certidao de Antecedentes (??)

    Dei a entrada em Lisboa e na triagem que fazem no terreo, pra conferir se voce tem toda a documentacao antes de realmente abrir o processo no segundo andar, me disseram o seguinte: Que minha certidao de antecedentes criminais, embora tivesse a assinatura do escrivao reconhecida em cartorio, precisaria ter sido tambem reconhecida no consulado (creio que por selo branco). No entanto, como era uma nova recomendacao, eles deixariam passar. Ha algum fundamento nisso ou foi viagem do agente do CNAI?

    Abracos,
  • Selo

    Mauricio

    TODOS os documentos estrangeiros, ( ou seja os Brasileiros ) devem ser legalizados pelos Consulados Portugues no Brasil, pois eles (em PT) nao sabem se sao verdadeiros ou nao.
  • Paulo

    Primeiro, gostaria de agradecer a iniciativa de voces terem aberto essa comunidade. Sei que voce foi um dos pioneiros por aqui! :-)

    Vou colocar aqui a mensagem na qual me baseei pra ir ate o CNAI. Foi uma mensagem do Alex, que ja tem um tempinho.



    "DOCUMENTOS PARA A AQUISICÃO DE NACIONALIDAE
    Vai aqui a lista para os documentos para o processo de Aquisicao d Nacionalidade Portuguêsa por Naturalizacão:
    - Certidão de nascimento do Nacional Português(sa), (Inteiro Teor)- 180 dias
    - Certidão de nascimento do filho(a) do português(a), solteiro(a)*
    - Sua Certidão de nascimento, solteiro(a)*
    * As certidões brasileiras tem que ser de INTEIRO TEOR e ter a assinatura do Itamaraty e selo branco do Consulado Português no Brasil
    - Certificado de Conclusão Escolar de qualquer serie com aproveitamento(Eu mandei o historico escolar, tem as notas de português). Nao precisa de selo consular.
    - Antecedentes Criminais da Policia Federal, só serve este para efeito Não precisa de selo consular.
    - Requerimento preenchido com autenticaçao da assinatura no Consulado, xerox dos documentos, eu coloquei o passaporte, é seu documento internacional, deu certo
    - O valor é de 175€. Pode Fazer em Lisboa, no Consulado dai ou pelo Sedex com cheque nominal as CRCs.(O teu banco vai explicar como fazer este cheque)

    OBS: Aconselho começar pelas certidões que duram 180 dias, depois historico escolar que é aquela frescura nos colegios para te darem, dai então os antecedentes que duram 90 dias.

    Foi assim que fiz, deu certo, mas fui direto da Suiça para Lisboa. Mas antes de tudo tenham coragem, façam como Jesus disse, basta cada dia seu mal, vocês vão ver que vitoria o Mestre pode te dar. Passo a passo é certeiro. Deus os abençoem "



    Foi exatamente o que eu fiz. No caso, nao havia pedido o selo branco para a minha certidao de antecedentes. Por isso a surpresa no CNAI. Acho que concordo com voce. Por via das duvidas, talvez seja mesmo melhor selar a papelada brasileira mesmo.


    Abracos!
  • [APAGADO]
  • Mauricio

    Vc esta parecendo o outro Mauricio, heheheheh...Precisa de nada, no Email que mandaram pra mim disseram a não necessidade de selo consular nos antecedentes criminais, e somente a da PF fazia efeito.
    Eu reconheci só a firma por recomendação da propria PF.

    Se existe isso hoje é invenção de alguma conservadora com TPM.
  • Mauricio 2

    CINAI não é CRCs, é apenas triagem quando se da entrada por eles em PT. Se mandar direto por Sedex a triagem é por conta das CRCs.
  • E a dúvida continua...

    Eu enviei um e-mail para a embaixada portuguesa perguntando sobre a necessidade do selo consular, eles responderam assim:

    "Com referência à sua comunicação, informa-se que todos os documentos brasileiros para ter validade em Portugal deverão ser autenticados pelo Consulado português da área da sua residência".

    Mandei um outro e-mail para a IRN perguntando a mesma coisa, mas ainda não tive resposta.
  • Serginho

    Eu acho que todos os docs tem que ser autenticados sim, no consulado,
    É melhor gastar um pouquinho mais, para não ter problemas depois.
    Abraços
  • O e-mail que enviei foi para a CRC e não para a IRN.
    Eles me mandaram a cópia da página onde há as informações, o que diz é que as "certidões" devem ser legalizadas pelo consulado.
  • É Sandra, é melhor gastar um pouquinho a mais do que deixar o pessoal de Portugal com a pulga atrás da orelha e pedir novamente os documentos com o selo consular. Aí a suposta economia pode sair mais caro e demorar mais tempo.
    Será que além do Alex outras pessoas já conseguiram a aquisição sem selar no consulado os documentos além das certidões de nascimento?
    Ou será que foi só o Alex que por conta da fé e um pouco de sorte conseguiu?
  • Marina

    Autenticação para saber se é ou nao é falsificação. Quem vê erros é o Conservador de PT. Simples
  • Serginho

    Resposta das CRCs para mim na época que tinha duvidas.

    "Mais comunico que, em princípio, os certificados do registo criminal, bem como os certificados de habilitações, não carecem de legalização em Consulado Português, uma vez que esta só é exigida quando haja fundadas dúvidas quanto à autenticidade dos documentos, sendo os encargos daí resultantes suportados pelos interessados -artº 37º nº9, do referido Decreto- Lei."

    Vocês precisam ler mais, espalhem esta noticias, e até copiem, vai aparecer mais como vocês. Selo branco é só para certidões de cartorio brasileiras.
  • Alex

    So comentei do que me falaram no CNAI. No caso, tambem nao autentiquei minha certidao de antecedentes no consulado portugues.

    Quanto a CNAI nao ser CRC, eu nao sabia mesmo. Achei que fosse tudo a mesma coisa. :-)

    Sendo assim, vale mais o que diz a CRC, acho eu.

    Abracos a todos.
  • Mauricio e demais amigos

    Na minha modesta opinicao, nao se pode perder tempo com esse tipo de "economia" de servico.
    O seguro morre de velho... entao porque nao selar o documento no Consulado ??

    Quanto a CRC x CNAI : O CNAI e apenas um orgao facilitador perante a CRC e como disse o Mauricio, a CRC e um orgao superior ao CNAI.

    Abracos.
  • Todos

    Vocês conhecem essa Senhora? Ela sabe mais que nós, por isso aprendi e não caiu em exigencia nada

    Abaixo os restante do Email.



    Com os melhores cumprimentos.

    Pel` O Conservador-Auxiliar- A 2ª Ajudante,



    (Maria da Conceição Girão Romão Carreiro Moit
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.