Avô português foi odeclarante

Bom dia,

Encontrei a certidão da minha vó, neta de português, e descobri   que o declarante foi o avô (português) que fez o registro. O mesmo foi feito quando ela tinha 7 anos em1937 e o pai, filho do português, havia falecido. Ele faleceu em 1936. Acham que terei algum impedimento no pedido de cidadania para minha avó por conta disso? Pensei em anexar junto as certidões de nascimento da minha avó e do pai a certidão de óbito dele. Obrigada!

Comentários

  • @Mdenisesil o que importa é quem foi o declarante do filho do português

    sobre quem declarou sua avó etc., não interfere

  • @gsilvestre Obrigada. Neste caso, envio a documentação solicitada somente? Achas necessário a transcrição de casamentos dos pais da minha vó, no caso do filho do português.

  • @Mdenisesil os pais da sua avó eram brasileiros, então não há o que transcrever

    o casamento do português está transcrito? foi ele quem declarou o nascimento do filho?

  • @gsilvestre Obrigada. O casamento do português não está transcrito e sim ele foi o declarante do filho,

  • @gsilvestre Oi. Aconteceu um imprevisto no caminho da busca das certidões do pai da minha avó. Eu havia localizado o nascimento da irmã dele em 19o5 sendo o pai declarante. Ontem fui no cartório da tal cidade e não localizaram a do irmão que nasceu em 1903 e nem dos outros quatro irmãos, ou seja somente esta irmã está registrado no tal cartório. Neste mesmo local está o casamento dos pais da minha avó e na certidão de inteiro teor consta uma declaração dos pais do contratante apresentando a idade dos seu filho. Mas não tivemos acesso a tal documento, pois não guardaram mais as habilitações da época. Meu questionamento é se caso eu não localize o nascimento do pai da minha avó perdemos o direito a cidadania ou teria outro meio de conseguirmos dar prosseguimento? Desde já te agradeço a ajuda.

  • @Mdenisesil

    São necessárias as certidões de nascimento do português, filho/a do português, neto/a do português para comprovar o direito à cidadania.

    Como disse que vários irmãos não estão registrados nessa cidade, podem estar todos em outra. Sabe a história da família? Se viveram algum tempo em outro local? Aonde vivem os descendentes desses outros irmãos do pai da avó?

    Já montou a árvore genealógica da família no Family Search? É grátis. Mas inclua o máximo possível de parentes (tios, primos, avós, todos esses irmãos do pai de sua avó, etc) e as datas de eventos que souber (nascimento, casamento, óbito). Com isso, o sistema vai tentar achar elos com outras árvores já existentes e documentos já indexados. Numa dessas, aparece uma pista onde todos esses irmãos foram registrados,

    Se quiser, também pode pedir ajuda aqui, deixando os dados que já tem e o que procura no tópico específico. Tem gente muito boa aqui que ajuda na busca gratuitamente.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-brasileiras

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.