Avó com sobrenomes divergentes

nicocast123nicocast123 Member
editado November 2021 em Retificação de documentos

Pretendo tirar a cidadania da minha mãe, neta de portugueses e notei que há uma divergência no sobrenome de minha bisavó em 3 documentos.

Na certidão de casamento dela(1924), consta que seu nome é Aurelia de Jesus.

Na certidão de nascimento do meu avô, o nome dela consta como Aurelia Costa.

E na certidão de nascimento da minha mãe, o nome dela consta como Aurelia Costa Castanheira.

O nome no assento de batismo dela está apenas Aurelia, e o nome de seus pais está certo em todos os documentos brasileiros. Ainda assim, será necessário fazer a retificação em algum documento?

Obs: o nome do meu bisavô é José Costa Castanheira, por isso ela adotou este sobrenome depois de se casar.

Comentários

  • @nicocast123 , ela casou em Portugal ou no Brasil?

    Se foi no Brasil e não foi ela a declarante do nascimento do filho, terá que transcrever o casamento.

    No casamento, o nome dela deverá ficar Aurelia Costa Castanheira.

    E você precisará retificar a certidão do seu avô, para acrescentar o "Castanheira".

  • O casamento foi no Brasil. Tanto a minha bisavó quanto meu bisavô são portugueses. Terei que mandar retificar apenas a certidão de nascimento do meu avô? E ela já está apostilada, terei que mandar apostilar ela novamente depois que estiver retificada?

  • @nicocast123 , se os dois são portugueses, terá que transcrever o casamento. É uma exigência de todas as Conservatórias.

    Depois da transcrição, o nome de sua bisavó ficará Aurelia Costa Castanheira. E você não precisará retificar a certidão de seu avô.

  • Muito obrigado pelas informações :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.