Documentação

Processo para o meu avô, sei que preciso do RG dele, certidão de nascimento e antecedentes criminais. Gostaria de saber se preciso da certidão de casamento, ele é viúvo desde 2014.

Vi que preciso da certidão de nascimento do meu bisavô e a de óbito também, é verdade?

Caso seja, alguém poderia me ajudar a saber qual cartório aconteceu os registros? Não consegui saber qual seria o cartório


Comentários

  • @Michangel1 , só precisa da certidão de nascimento do bisavô . Só precisa da certidão de casamento OU de óbito se precisar fixar o nome usado pelo seu bisavô na vida adulta.

    Essas imagens que você mandou são do Family Search? Se são, mande os links e vejo o cartório para você.

    Não precisa da certidão de casamento de seu avô, a não ser que ele tenha mudado o nome com o casamento (o que não é comum).

  • Oii! @Leticialele

    Eita, obrigada por me responder, estava bem confusa, cada pessoa me diz uma coisa, me disseram que eu iria precisar sim da certidão de casamento do meu avô, e ele não mudou de nome, pelo menos não que eu saiba, devo descobrir amanhã.

    Quanto ao meu bisavô, sim, achei tudo no family search. Segue o de nascimento e o de óbito, mandei os dois por desencargo.

    Então, afinal, a documentação é só RG do meu avô, certidão de nascimento e antecedentes criminais

    Nascimento do tataravó e do bisavô, só isso?

  • @Michangel1 , o nascimento do bisavô é da 5ª Circunscrição, atual 5º RCPN - Livro 4 Fl 20v, Termo 72

    5º RCPN - https://cartoriocopacabana.net/

    Endereço: Rua São João Batista, 28 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

    O óbito está no cartório de Nilópolis, Livro 3C, fl 221, Termo 1697

    Endereço: Estr. Sen. Salgado Filho, 64 - Olinda, Nilópolis - RJ

    Você não precisa da certidão de óbito para o processo de atribuição.

  • @Leticialele

    Obrigada!! Vou providenciar logo :)

    Então eu também não preciso averbar o casamento dos meus bisavôs não, certo?

  • Acabei de ver que "A certidão de Inteiro Teor ou Cópia Reprográfica só pode ser solicitada pelo próprio ou por parente de 1º Grau, a comprovação será solicitada."

    Será que existe alguma forma para eu conseguir? Fica bem difícil fazer meu avô com quase 90 sair da baixada e ir à zona sul :/

  • @Michangel1 eles não podem se negar a emitir a certidão, pois o registro é público, salvo se no caso específico da pessoa que você busca a certidão tenha algum dado sigiloso (for parte do programa de proteção à testemunhas; tiver sido declarado como filho ilegítimo; etc...)

    Se eles se negarem genericamente, cite que os arts. 17 e 18 da Lei dos Registros Públicos asseguram a qualquer pessoa solicitar a certidão, dependendo de autorização judicial apenas em casos específicos de sigilo. Fale também da idade do seu avô. Se continuarem a negar, peça que isso seja feito por escrito e pergunte o telefone de contato da corregedoria. Talvez só dizer isso resolva. Se não resolver, procure a corregedoria mesmo.

    Outra opção seria ver se você faz um requerimento por escrito e peça para seu avô assinar. Se ele tiver firma em algum cartório, reconheça por semelhança e leve ao cartório para pedir a certidão... mas veja antes se eles aceitam isso

  • @Michangel1 , peça pela internet!!

    Eles estão dando preferência ao atendimento online!! https://cartoriocopacabana.net/pedido-2a-via-certidao/

  • @gsilvestre

    Vou mandar outro e-mail para eles, me responderam de uma forma totalmente seca dizendo que somente o registrado poderia ir, mesmo eu tendo falado do meu avô, afinal, óbvio que meu bisavô já se foi faz tempo. Obrigada, vou citar os artigos e tomara que dê em alguma coisa.

    @Leticialele

    Fiz uma simulação agora pouco, eles pedem os dados do solicitante, o valor é surreal (mas se não tiver jeito, eu pagaria), eu não consegui selecionar inteiro teor e cópia reprográfica, só pode escolher um ou outro, nem sei o que fazer, pois até onde eu sei, é necessário os dois, certo?

    E além disso, eles fazem as seguintes observações quanto ao solicitante

    OBSERVAÇÃO:

    O solicitante tem de ser:

    a. O próprio registrado, se vivo e maior de 16 anos de idade, com assistência

    b. Um parente direto, de primeiro grau

    c. Um parente colateral, se os parentes diretos forem falecidos (meu avô não é falecido, então não sei)

    d. O declarante do registro

    e. Se terceiro, será necessário demonstrar e comprovar o interesse e legitimidade (acho que aqui eu poderia me encaixar, mas teria de levar qual documento para fazer a retirada?)

    f. Procurador não pode ser solicitante pois não postula em nome próprio


    Difícil lidar com esses cartórios, 14º RCPN o atendimento foi ótimo, nesse nem comecei direito e só tem estresse

  • @Michangel1 , peça apenas a certidão inteiro teor.

    Coloque, como solicitante, seu avô.

    Mande cópia em pdf da identidade dele junto com o pedido.

    Peça para mandarem por sedex ou carta registrada. Não precisa ir ao Cartório.

    Já pedi certidão online para eles e não tive problemas.

  • @Leticialele , Ah, não sabia que é só a de inteiro teor.

    Uma dúvida, preciso pedir o apostila de haia e reconhecimento de firma também, ou não é necessário?

    É enviado para o endereço do solicitante? pensei em por o endereço do trabalho da minha mãe, uma vez que onde meu avô mora, é considerado área de risco, será que daria certo?

    Sabe me dizer qual seria o certo para essa opção?


  • @Michangel1 , pode enviar para o endereço que desejar!

    Sim, formato padrão, inteiro teor, apostilada. Quando apostilam, já reconhecem a firma do escrevente. O custo é padrão por Estado. No Rio, estava uns 67 reais em setembro.

  • @Leticialele Ah sim, entendi. Obrigada :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.