O que é necessário retificar

Olá, estou ajudando alguns parentes um pouco distantes a tentar a cidadania como netos de português. Já localizamos a certidão de batismo do avô português e as certidões de nascimentos dos filhos aqui no Brasil. Porém, notei algumas divergências, será que vocês conseguem nos ajudar? O que precisamos realmente retificar? Seguem as informações encontradas:

Certidão de Batismo do avô Português

Nome na certidão de Batismo - THOMAS RICARDO FERREIRA

Filho de - JOAQUIM FERREIRA BELOTO e LIBIA DEORATA DA ROSA

Certidão de nascimento da filha mais velha:

Nome do pai - THOMAZ FERREIRA BELOTO (não tem o Ricardo)

Avós Paternos - JOAQUIM FERREIRA BELOTO e LIBIA FERREIRA BELOTO (diferente do batismo)

Declarante do nascimento foi o avô paterno

Certidão de nascimento do filho mais novo:

Nome do pai - THOMAZ FERREIRA BELOTO (não tem o Ricardo)

Avós Paternos - JOAQUIM FERREIRA BELOTO e OLIBIA DA DATA ROSA BELOTO (diferente do batismo)

Não aparece o declarante do nascimento, pois emitimos uma certidão eletrônica.

Ainda estamos aguardando a certidão do filho do meio, mas diante dessas informações que passei... O que precisa efetivamente ser retificado? Aguardo a ajuda de vocês.

Muito obrigada por enquanto.

Comentários

• Puxa….. Ninguém consegue me ajudar?

• @glaucianaranjo , na minha opinião, teria que retificar apenas o nome da avó paterna na certidão de nascimento do filho mais novo. Como constam os nomes dos pais na certidão de casamento do Thomaz?

• @Leticialele na certidão de casamento do Thomaz estão assim:

Joaquim Ferreira Beloto e

Olivia da Data Rosa Beloto

• @glaucianaranjo , verifique se não foi engano do cartório quando transcreveu Deorata e da Data são parecidos, e pode ter sido um engano de leitura.

Se não foi, terá que retificar

• @Leticialele vou tentar ver com o cartório, mas se precisar retificar... eu tenho que pedir a cópia certificada da certidão de batismo, aguardar chegar aqui no Brasil e depois mandar pra Portugal para apostilar, é isso?

• @glaucianaranjo , pode pedir para o Arquivo Distrital mandar para a PGR. Envie para eles o formulário e a cópia do vale postal, no valor de 10,20 euros (valor da apostila)

• @Leticialele ahhh entendi!!! Vou pesquisar aqui pelo grupo como fazer isso. Muitíssimo obrigada pela sua ajuda!!!!

• @Leticialele desculpa te incomodar novamente.... rsrsrsrs. Os filhos em que o nome da avó estiver como Libia Ferreira Beloto você acha que não precisa retificar? Não é necessário enviar a certidão de casamento para processos de netos? O Thomaz não usar o segundo nome "Ricardo", não é problema, correto?

Obrigada.

• @glaucianaranjo , não incomoda!

Creio que não terá necessidade de retificar o nome da avó que estiver como Libia Ferreira Beloto.

A falta do "Ricardo" não é problema, foi o nome que ele fixou na vida adulta.

• @Leticialele muitoooooo obrigada!!!! Certidão de casamento não é necessário enviar, correto?

• @glaucianaranjo , se precisar fixar o nome usado na via adulta pelo Thomaz, pode mandar certidão de casamento ou de óbito.

• @Leticialele o problema é que tanto a certidão de casamento, quanto a certidão de óbito estão com o nome da mãe dele errado.... Melhor retificar um desses documentos para enviar?

• @glaucianaranjo , se quer economizar tempo e dinheiro, não mande a certidão de casamento nem de óbito.

Se, lá na frente, cair em exigência (o que acho muito difícil), você providencia a retificação.

• @Leticialele muito obrigada mais uma vez!!! Pensei a mesma coisa…. Vamos mandar e torcer pra dar tudo certo!! Obrigada mesmo!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.