Certidão de nascimento do Brasil "sem nome"

Alguem por acaso, ja esteve com o mesmo problema que eu? : " certidao de nascimento da filha do português consta como sendo o nome " nao sei que nome devo dar".

Caso eu entre com o pedido (neto com 94 anos) para dar tempo de protocolar e paralelamente uma ação judicial para inserir o nome da pessoa, o processo cairia em exigência ou negado?

Comentários

  • editado November 2021

    Ninguém teve uma situação como essa para me ajudar? Devo retificar a certidao de nascimento ou basta enviar a de casamento e óbito que constam o nome?

  • @taniagar sua situação é bem peculiar

    eu diria que, com certeza, não basta enviar a certidão de casamento ou óbito

    essa certidão nunca foi corrigida? não há nenhuma averbação do nome? ela se casou e apresentou essa certidão de nascimento?

  • @taniagar , pediu a cópia reprográfica?

    Já vi emitirem uma certidão inteiro teor em nome de "Adozinha Primeira do Nome"

  • so em inteiro teor mas fui informada pelo cartorio que nao consta mesmo

  • @Leticialele voce acha que posso dar entrada assim e simultaneamente com o pedido de retificaçao judicial? O que me preocupa é que o neto esta com 94 anos e muito doente. Assim quando voltar com exigência eu ja terei a certidao retificada

  • @taniagar , mande assim, mas verifique se não há uma averbação. Acho muito difícil que a pessoa, ao longo da vida, não tenha tido um nome na certidão de nascimento.

    Peça uma cópia reprográfica para mandar junto. Certamente cairá em exigência.

  • @Leticialele vou pedir um copia reprográficas. Obrigada pela ajuda

  • @gsilvestre Sim...uma situação bem diferente das que eu ja vi ate agora. Quando ela foi casar, apresentou uma declaração da policia civil local onde o delegado confirma conhecer a pessoa. Minha duvida é...devo dar entrada no pedido e paralelamente o pedido de retificação judicial para ganhar tempo pois o neto esta com 94 anos?

  • editado November 2021

    @taniagar

    Veja que essa situação peculiar sempre existiu. Esse atropelo se dá agora, por algo que deveria ser corrigida ao longo de 97 anos.

    Você considere... Tendo 97 aos, ele terá prioridade no processo, e a nacionalidade sairá em 6 meses.

    Veja quanto tempo leva o processo de retificação do nome, que não será trivial. Estará dando o nome a uma pessoa pela primeira vez aos 97 anos de idade. Vai precisar ter a sentença, ir ao cartório pedir a averbação. O cartório leva 3-4 semanas. Ninguém vai estar nesse seu espírito de urgência, nem farão de forma atropelada.

    Nessas circustâncias eu discordo da @Leticialele O risco é muito alto de não conseguir a tempo, e perder o pagamento da nacionalidade e o custo dos documentos.

    Primeiro deve acertar toda a situação (uns 12 a 18 meses), e então tira a certidão reprográfica com o nome averbado e manda o processo de nacionalidade. Com essa idade, ele vai precisar fazer prova de vida apostilada, assinar presencialmente o formulário diante do tabelião, e coisas assim. Ele deverá estar em boa saúde. Vai receber a nacionalidade quase aos 100 anos de idade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.