Passagem pela imigração
stephanie
Member
Pessoal, boa tarde!
Pretendo ir para Portugal ano que vem, já tenho minha cidadania portuguesa.
Estou tentando a muito tempo conseguir uma vaga no consulado para a emissão do meu CC e não estou conseguindo.
Li em outra discussão que é possível passar pela imigração apenas com o assento de nascimento mas que ele precisa ser certificado.
Como conseguir esse tipo de assento? Pois pelo civil online, seria apenas uma cópia.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@stephanie , não sei onde você viu essa informação de assento certificado. Seria certificado por quem??
Você tem que sair do Brasil com o passaporte brasileiro e entrar em Portugal com uma cópia do seu assento, que terá a veracidade verificada online pela Imigração.
Boa tarde! Foi aqui mesmo no grupo, dizendo que precisa ser um assento certificado com auto relevo. Posso enviar o print se quiser, ocultando o nome de quem disse isso.
E também vi aqui no grupo, uma pessoa dizendo que foi barrada por estar com a cópia do assento, achei muito estranho, mas fiquei com dúvida.
@stephanie , você deve estar confundindo as informações.
Para o processo de nacionalidade, quando o português nasceu antes de 1911 e ainda não havia Lei de Registros Públicos em Portugal, os nascimentos eram registrados através do batismo. Como os Conservadores não têm acesso direto a tais assentos, é necessário mandar a certidão certificada pelo Arquivo Distrital, o que inclui assinatura a tinta e carimbo em relevo.
Atualmente, as certidões são informatizadas - são facilmente consultadas online.
É o que ocorre na imigração no Aeroporto de Lisboa ou do Porto.
Você apresenta seu passaporte brasileiro, que tem foto, e sua certidão portuguesa informatizada. Não terá problema!!
Boa noite! Te agradeço muito pelo esclarecimento mas não me confundi não. Segue o print.
@stephanie , tem que olhar o contexto!
Leia todos os relatos
Mas sim, você consegue entrar no seu país (Portugal) apenas com cópia do assento de nascimento.
Agradeço muito a ajuda.
@stephanie
Você está retirando de contexto, como disse a Leticialele.
Ele foi barrado pela LATAM. A Companhia aérea não quis deixar ele embarcar só com o assento, e passagem só de ida. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15265/imigracao-em-lisboa-so-com-assento-de-nascimento/p1
Logo em seguida ele mesmo continua a conversa, perguntando se poderia entrar em PT só com o assento.
A Cia Aérea tem responsabilidade de entregar o passageiro no destino, e de repatriar caso a entrada seja negada. Eles não têm como verificar se o assento é verdadeiro ou foi forjado. Se a pessoa insiste em embarcar somente com bilhete de ida, quem pagaria por uma eventual repatriação, caso ele seja negado?
Com o assento, em PT é garantida a entrada. A pessoa é português(a) e o oficial de imigração tem como verificar isso no terminal dele.
A LATAM costumava ter restrições na hora do embarque. A TAP é mais familiarizada com o documento, e dificilmente cria problemas. E se a passagem for de ida-e-volta, raramente qualquer Cia aérea criaria dificuldade. Durante a pandemia poderia ter mais restrições, porque somente permitiam a entrada em PT a nacionais portugueses e residentes permanentes de PT. Se o documento do assento fosse forjado, não entraria, e teriam que repatriar.
Siga os links desse post, já durante a pandemia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/19583/passagem-so-de-ida-com-passaporte-e-todos-os-documentos-portugueses
O usuário mencionado no primeiro post foi banido do fórum. Por isso os posts dele não aparecem. Contudo, na mesma página citada, a resposta indica claramente havia ali um post dele dizendo que entrou só com o assento. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248219/#Comment_248219
@gandalf, agradeço pelos esclarecimentos.
Realmente eu não tinha entendido que o impedimento tinha ocorrido com a companhia aérea. Peço desculpas pelo transtorno.
Mas como devo proceder então? Ligar antes de comprar a passagem para companhia aérea para verificar se ela aceita esse tipo de documento para embarque? Eu estou tentando a muito tempo tirar o CC mas nunca tem vaga no consulado do RJ.
@stephanie só lembrando que a vinda para Portugal não está mais restrita a portugueses e europeus devido à pandemia. Ainda que você não fosse portuguesa, poderia viajar para cá como brasileira (que não precisam de visto por até 90 dias).
@stephanie sim, entre em contato com a companhia aérea, sobretudo se você for comprar só passagem de ida. como o colega acima falou, o processo está simplificado, considerando que não há mais veto para brasileiros, mas se vc for só com passagem de ida, podem não aceitar.
Muito obrigada!!