sobre a certidao da progenitora
Aqui Wilson. Estou iniciando o processo de pedido da minha cidadania Portuguesa e quero saber se a transcricao da certidao de casamento feita em portugal de minha mae ja falecida, serve para anexar no quadro 2 do requerimento 1C, substituindo a certidao de nascimento. E que o cartao de identidade dela quando chegou de Portugal da cidadania Portuguesa, extraviou na casa e nao encontramos . E porque pedem na relacao de documentos a certidao de nascimento simples(original) do progenitor(a) que nao seja Portugues,emitida menos de 1 ano, nao consigo entender, me ajudem por favor a preenher este requerimento. Grato
Comentários
@w7_ , peça uma certidão de nascimento dela pelo civil online - custa 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Imprima uma via e mande com a documentação.
Se já foi feita a transcrição, não precisa mandar a certidão do cônjuge não português.
Pague os emolumentos, imprima o Formulário 1C que vai receber pelo email cadastrado, colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve ao cartório para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.
Junte uma cópia impressa do email que encaminhou o Formulário (também serve como recibo);
Certidão do requerente, por cópia reprográfica do livro, apostilada;
Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação; e
Cópia simples da certidão da mãe portuguesa (que virá com o casamento averbado)
Mande tudo para o Arquivo Central do Porto, preferencialmente por DHL.
Boa sorte
voces tem lugar fisisco para atender, ou so on line, desculpe minha ignorancia eletronica. vou verifcar documentos. Entao porque na relacao de documentos do consulado eles pedem certidao de nascimento simples(original) de nao Portugues, e no requerimento quadro 2 e outra coisa , a certidao de casamento transcrita em portugal nao anula certidao de nascimento como aqui no Brasil a pessoa casa e o que vale e a certidao de casamento, sera que estou errado, me corrijam.
@w7_ , não somos empresa, não atendemos presencialmente. É um fórum de ajuda mútua, sem interesse comercial. Baseia-se em solidariedade.
A que relação de qual consulado você está se referindo?
A certidão de casamento portuguesa deve conter o número do registo de nascimento de sua mãe.
Se não tiver, peça uma via ao civil online. SE o casamento já tiver sido transcrito em Portugal, aparecerá como averbamento no registo de nascimento.
Siga o passo a passo citado acima e não terá problemas!