Transcrição de documentos dúvida
(Processo de neto)
Oi pessoal, estou com uma dúvida em relação a transcrição de casamento.
Li em alguns posts que é preciso transcrever, uma assessoria que na qual estava tirando dúvidas disse que não precisa, o meu bisavô era português e a minha bisavó era brasileira, eles se casaram aqui no Brasil, no estado de São Paulo.
Ele foi o declarante do nascimento da minha avó..
Seria preciso fazer a transcrição?
Agradeço desde já pela ajuda!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Raquel09
O português (bisavô) declarou o nascimento da brasileira (avó). Não tem que ser feito nada, já que o português declarou o nascimento.
Já a sua avó teve filhos no Brasil. Como ela deve ter se casado com um brasileiro, este homem é quem deve ter declarado o nascimento dos filhos do casal (você não detalhou se o neto do português é seu pai ou sua mãe).
Então o que deverá ser transcrito é a certidão de casamento da sua avó com seu avô, já que quem declarou o nascimento dos netos foi seu avô, que não era português.
Não sei se ficou claro.
Olá filipe, o processo é para neto no caso meu pai, o mesmo é neto direto do português.
@Raquel09 , @FilipeN , não precisa transcrever o casamento do bisavô.
Quanto ao casamento da avó, que morreu brasileira, não há como transcrever seu casamento em Portugal.
A avó será apenas o ELO entre o avô e o neto.
@Leticialele muito obrigada por me esclarecer, estavam realmente em dúvida.
@Raquel09
Parece que vai passar por unanimidade: não precisa da transcrição do casamento.
Só pra ter certeza, verifique se no nome do português, o apelido (sobrenome) que consta na certidão de casamento é o mesmo apelido dos pais dele? (seria útil se você se tivesse listado o nome+apelido do português, e dos pais dele). Geralmente quando se usa a certidão de batismo só consta o primeiro nome. O nome+apelido fica fixado ao fazer a transcrição do casamento.
Não se fazendo a transcrição, recomenda-se mandar junto com o processo a certidão de casamento em inteiro teor apostilada para fixar o apelido usado na vida adulta.
Só por curiosidade, por que não quer fazer a transcrição do casamento? Ela funciona a seu favor, e decide logo em 30 dias se há algum problema a ser sanado antes de iniciar o processo. Tem um custo, mas garante tranquilidade.
@gandalf A certidão de casamento ainda está em emissão, a transcrição seria por conta do tempo e tudo mais...
@Raquel09
Demora 3-4 semanas se fizer em Santos ou no Rio. Num processo de 3 anos, isso é irrelevante, e pode abreviar a análise do processo.
Bom dia. Alguém sabe me dizer se a 3 crc aceita documentos pelos correios para transcrever casamento?
E qual seriam os documentos e a modalidade de pagamento?
Vcs teria o email de lá?
M
Muito obrigada
@Mariana de Barros
A 3ª CRC do Porto não existe mais. Todas elas foram unificadas, e desde 1º de maio há somente uma, chamada IDCivil ou CRCivil do Porto. https://www.publico.pt/2021/04/27/local/noticia/porto-fica-unica-conservatoria-registo-civil-1960203
Não sei ainda como opera. A lista de serviços prestados não menciona transcrição de casamento.
https://irn.justica.gov.pt/Noticias-do-IRN/Um-unico-espaco-varios-servicos-do-Registo-no-Porto
https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Departamento-de-Identificacao-Civil-Porto