Aveiro - Cidadania

Galera, gostaria de uma orientação.

Estou indo para Portugal em setembro estudar 6 meses na Universidade de Coimbra. Sou neto de português já falecido, mas meu pai é vivo. Quero tirar a cidadania, mas não tenho a certidão de nascimento do meu avô. Sei que ele é de Aveiro, tenho um documento dele em que consta o nome da mãe dele. Não sei em que freguesia ele nasceu. Estando aí em Portugal, seria fácil procurar em Aveiro? Existe um "cartório", acho q aí vcs chamam de conservatória, de registro de nascimentos em Aveiro?

Seria prudente já levar alguns documentos aqui do Brasil para pedir a cidadania do meu pai e depois a minha? Quais seriam esses documentos? Eles teriam que passar pelo consulado ou pelo Itamaraty antes? No caso tenho que fazer algo quanto à certidão de óbito do meu avô e a certidão de casamento dele? Em não tendo a certidão de casamento, como faço?

Por favor, gostaria de saber quais os passos devo tomar para poder aproveitar a oportunidade de estar em Portugal logo logo e poder acelerar o processo. Obrigado.

Comentários

  • Quantos passos?

    Um de cada vez?


    Primeiro. "Descobrir a freguesia"


    Você tera mais facilidade de descobrir a freguesia começando no Brasil. Comece procurando o Consulado do estado em que ele viveu. Eles provavelmente tem a ficha cadastral dele. Ainda tem o Arquivo nacional brasileiro no Rio, onde tem provavelmente o pedido dele para a carteira de identidade de estrangeiros(O modelo 19) mais oa descidad dele no Porto no Rio de Janeiro, ou o memorial do imigrante em SP onde tem o desembarque dele se Ele desceu em Santos. Todos eles fazem pesquisa pela internet.

    Sem freguesia, sem possibilidade.


    Se nao achar nada, ai sim você procura a Torre do Tombo em Lisboa. Pesquisa o nome dele e da mâe. Veja as regras no Site.

    Depois que achar, seria proveitoso as outras respostas

    Boa sorte
  • Obrigado. Quais são os sites para eu pesquisar a freguesia aqui no Brasil, Rio e São Paulo?
  • Olá Manoel

    Você saberia me dizer se o teu avó teria mais de 100 anos hoje?

    Se você não conseguir obter a freguesia da maneira que o Alex sugeriu tente entrar em contato com as conservatórias em Aveiro ou com os arquivos distritais.

    Talvez seja possível mesmo sem saber a freguesia.

    Abraços,

    Peter
  • Obrigado, Peter.

    Mas alguém saberia me dizer em que sites pesquisar aqui no Brasil?
  • [APAGADO]
  • não há sites especificos para isso.

    Seu avô não tem nenhum irmao vivo, Para que possa perguntar onde nasceu? Seu pai não tem nenhum documento dele? Caso contrário, o ideal é ligar para a conservatória(cartório) de aveiro e verificar se eles conseguem localizar.
  • Olá Manoel,

    Eu consegui a certidão do meu avô pelo Arquivo Distrital, visto que hoje ele teria mais de 100 anos. Eu telefonei em Portugal, eles localizaram o Registro de Batismo(documento equivalente a certidão).

    Seria interessante você tentar telefonar para saber, porém antes siga o conselho do Daniel. Tente obter informações com outras pessoas da sua família. De repente algum tio ou uma tia possam te ajudar.

    Se o seu avô estivesse hoje com menos de 100 anos:

    Entre em contato com a conservatória.

    Conservatória do Registo Civil AVEIRO Rua António José Cordeiro, 26 - 28 Urbanização Forca-Vouga 3800003 Tel. (+351)234404450
    Conservatória do Registo Civil AVEIRO Rua António José Cordeiro, 26 - 28 Urbanização Forca-Vouga 3800003 (+351)234384458

    Conservatória do Registo Civil
    AVEIRO
    crc.aveiro@dgrn.mj.pt

    Seo o seu avô estivesse hoje com mais de 100 anos:

    Entre em contato com o Arquivo Distrital do Porto.

    Tel.: +351) 22 339 51 70
    Fax: (+351) 22 339 51 79
    Correio electrónico: info@adporto.

    Abraços,

    Peter
  • Manoel

    Entendi
    Você quer descobrir mais dados sobre seu avô, não é isso?
    Entao va lá

    www.memorialdoimigrante.sp.gov.br, se seua vô desceu em Santos.

    www.arquivonacional.gov.br, para os que desceram no Rio
    (também tem a ficha para identidade de estrangeiros(nodelo 19), que os portugueses tiraram no Rio),

    Ainda tem os Consulados caso se o português era organizado e teve inscrição Consular.

    Imagina eu e o Paulo na época não tinhamos nenhum tipo de orientação oficial como vocês tem agora. E conseguimos achar, nao eramos Deuses.

    Estes sâo uns bons lugares para vocês descobrir mais dados
  • Novo documento

    Galera, descobri um novo documento do meu avô. É um certificado de inscrição no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro. Aqui consta o concelho de Sever do Vouga, mas não estou conseguindo entender a freguezia, que é Silva Ceseira, Ceseura, não sei ao certo. É distrito de Aveiro. Alguém sabe me indicar agora, como faço pra encontrar a certidão dele?


    Valeu, abraços.
  • Galera, olhando direito, acho q está escrito que a freguezia é Silva Escura. Rs...
  • Manoel

    Quando as pessoas ficam desesperada aqui na Comunidade porque nao acham nada do avo eu sempre repito. ja foi no Consulado Portugues de onde Ele viveu? Putz, ninguem tem essa ideia que la podem encontrar tudo. Voce acertou na mosca, eu consegui assim tb, no Consulado do Rio. Tava tudo la na ficha do veio Antonio Ribeiro.
    Sua resposta
    Sever do Vouga (Eita nome estranho) Constituem de nove freguesias: Cedrim do Vouga, Couto de Esteves, Dornelas, SILVA ESCURA, Paradela do Vouga, Pessegueiro do Vouga, Sever do Vouga, Rocas do Vouga e Talhadas.

    Portanto certa da resposta. SILVA ESCURA.

    Vai ver que o problema esta no nome. Tava numa folha ESCURA, vixi....ESSA FOI INFAME
  • Rsrsrsrs... Pois é... Tava mesmo numa folha caindo aos pedaços... Hehehe. Alex, vc sabe me indicar agora qual o próximo passo para conseguir a certidão dele?

    Obrigado
  • Manoel

    Vc já tem a freguesia, tem os nomes dos pais dele e a data de nascimento?
    Se tiver essas informações peça uma certidão no portal do cidadão para descobrir o número do assento.
  • Mais uma informação relevante: ele nasceu em 1903, logo há mais de 100 anos.
  • Manoel

    Faz como fiz. Manda primeiro em Email para o Distrito com tudo, Distrito, Concelho, Freguesia, data de nascimento e filiacao. Dai eles vao informar se os livros ja encontram em poder deles. Geralmente Concelho pequeno eles nem ecebem. O do meu avo de 1894 ainda estava no Concelho e naum no Distrito como manda a lei. Se tiver pressa, telefona pro Distrito rapido e pergunta se ja se encontram. dai vc sabera pra quem mandar Email pedindo o numero de acento. Vlw
  • Então... Eu mandei um email para o Arquivo Distrital de Aveiro com os dados de meu avô perguntando a respeito do assento, pois ele nasceu em 1903. Me responderam dizendo que os assentos de 1903 ainda se encontram na conservaória de Sever do Vouga. Então, mandei um email para lá e estou aguardando resposta.
    Assim que a obtiver, conto a vcs.
    Valeu, Abraço.
  • Manoel

    Por favor. Conte-nos mesmo. Vc com certeza vai receber sua resposta. A Conservatoria so tem 9 freguesias, portanto e pequena e vai te responder por esses dia. Deus de abencoe
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.