Busca certidão bisavô

Prezados, as informações que tenho são:

Nome: Agostinho Bernardo

Nascimento: 15/03/1984

Nome do pai: Manoel Bernardo

Nome da mãe: Maria Duarte

Infelizmente não tenho informação sobre a localidade exata. Apenas meu pai se lembra que ele falava ser de Trás os Montes ( o que sei que é muito amplo).

Sobre a vinda ao Brasil tem quase certeza que foi já adulto e se deu antes de 1927 que foi quando teve a primeira filha registrada aqui no Brasil.

Casou com a brasileira Luiza Binota, mas não se sabe o ano

Os únicos documentos que temos são a certidão de óbito que ocorreu em 1974 e uma carterinha de aposentado da rede ferroviária.

Sou do Rio de Janeiro e ele também chegou, viveu, casou, teve todos os filhos e morreu aqui pelo que consta

Desde já agradeço pela ajuda que for possível!

Carlos

Comentários

  • editado November 2021

    @Cejt1984

    Agostinho - https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=15519&FileID=126668 Assento número 8

    Nasceu em 6 fevereiro 1890 [editado porque a data estava errada]

    A Mãe aparece como Maria da Rocha e o pai como Manoel Bernardo Pereira.

    Mas os avós são os mesmos da Umbelina (27 março de 1879) : paternos - Bernardo Pereira e Joaquina Pereira; maternos - Manoel da Rocha e Maria Duarte.

  • @Guilherme Moreira , é o mesmo livro fotografado 2 vezes ou é um duplicado?

  • @Leticialele

    Devem ser livros diferentes, o do Arquiivo da Diocese de Lamego tem os selos; o que está no Arquivo Distrital de Viseu não tem os selos e contém as averbações.

  • @Kleber Silva Aguiar @Leticialele @Guilherme Moreira

    Agradeço imensamente pela ajuda, mas fiquei com dúvidas:

    Ocorre que eu digitei errado no meu texto (peço desculpas pelo engano), mas a informação que eu tinha era de a data de nascimento ser a de 15/03/1894 (estava numa carteirinha da rede ferroviária e bate com a idade informada na certidão de óbito). Contudo, na memória do meu pai ele realmente teria 4 anos a mais quando morreu (meu pai já era adulto na época). Entendo que eram comuns equívocos naquela época e que realmente pode ser ele. Porém, como fica a questão do nome dos pais? Não batem com o da certidão de óbito dele. A minha falecida avó e meu pai herdaram o sobrenome Duarte, por exemplo, o qual poderia ser então somente da avó do Agostinho e pulado gerações pelo que vejo.

    Enfim, a maior dúvida é: os nomes dos pais dele precisam bater totalmente com os avós da certidão de nascimento da minha falecida avó ou basta constar ele como pai? Ainda não estou com essa certidão e vou abrir outra discussão com a temática correta para ver se podem me ajudar/orientar a como consegui-la.

    A outra dúvida é como obter de forma oficial essa certidão de batismo que acharam para fins do futuro processo de cidadania?

    Mais uma vez agradecido

    Carlos

  • editado November 2021

    @Cejt1984 casamento dos pais, em 6 de agosto de 1874 Manoel Bernardo, filho de Bernardo Pereira e Joaquina Pereira; e Maria Duarte, filha de Manoel da Rocha e Maria Duarte - https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=15553&FileID=127972 Assento nº 7

    Os portugueses costumavam remoçar alguns anos durante a viagem de navio de Portugal ao Brasil...

    Tenho certeza de que o Agostinho que o @Guilherme Moreira encontrou é o seu bisavô.

    Como está o nome dos avós na certidão de nascimento dos filhos do Agostinho?

    Para obter a certidão - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • @Leticialele ainda não encontrei a certidão da minha avó, mas consegui visualizar no SIAN a certidão de um dos irmãos dela e os avós estão como Manoel Bernardo e Maria Duarte. Logo, creio que no dela vai estar igual. Daí minha dúvida é: tem problema em os nomes dos avós dela não baterem com os dos pais do Agostinho Bernardo pai dela nesta certidão dele que vocês encontraram para mim? Em caso afirmativo seria melhor eu solicitar também essa certidão de casamento dos pais do Agostinho que vc achou para demonstrar que eles mudaram de nome quando do casamento em Portugal? Estranhei eles casarem em 1874 e na certidão do filho em 1890 constar os nomes de solteiro. Desde já agradeço.

  • @Kleber Silva Aguiar @Leticialele @Guilherme Moreira ainda não encontrei a certidão da minha avó brasileira aqui no RJ, mas consegui visualizar no SIAN a imagem da certidão de um dos irmãos dela e os avós estão como Manoel Bernardo e Maria Duarte. Logo, creio que no dela vai estar igual. Daí minha dúvida é: tem problema em os nomes dos avós dela não baterem com os dos pais do Agostinho Bernardo pai dela neste registro dele que vocês encontraram para mim? Em caso afirmativo seria melhor eu solicitar também então essa certidão de casamento dos pais do Agostinho que a @Leticialele achou para demonstrar que eles mudaram de nome quando do casamento em Portugal? Estranhei eles casarem em 1874 e na certidão do filho em 1890 constarem os nomes de solteiro. Desde já agradeço pela ajuda.

    Carlos

  • Prezados. Estou retomando o assunto e preciso de um esclarecimento de vocês. Ainda não consegui a certidão da minha avó, mas fui pessoalmente ao 11 rcpn cascadura essa semana para tentar que façam uma busca mais detalhada.

    Mas a dúvida é a seguinte: todos os 4 irmãos dela para os quais consegui achar já certidões nessa procura tem como avós paternos Maria Duarte e Manoel Bernardo. Logo creio que a dela também o terá. Porém no registro do pai dela Agostinho Bernardo que me ajudaram achando acima os pais dele constam como Maria da Rocha e Manoel Bernardo Pereira.

    Então seria prudente e/ou até mesmo necessário eu solicitar também a certidão de casamento encontrada acima pela @Leticialele que mostra até onde eu entendi pois não consigo ler esses arquivos como vocês conseguem que os nomes deles após casados eram mesmo Manoel Bernardo e Maria Duarte?

    Desde já agradeço mais uma vez pelas colaborações!

    Att. Carlos

  • @Cejt1984 , não creio que terá problema, pois os avós se chamavam Bernardo Pereira e Joaquina Pereira; e Manoel da Rocha e Maria Duarte

    Assim, o pai usou o nome Manoel Bernardo Pereira (apelido-sobrenome do pai) e a mãe Maria da Rocha (apelido=sobrenome do pai).

  • editado May 2022

    @Leticialele muito obrigado! Vou solicitar a certidão dele então enquanto finalizo a procura da dela no 11 rcpn Cascadura.

    Só mais uma ajuda que estava esquecendo:

    Não consegui localizar no registro dele qual o distrito, concelho e freguesia para preencher lá no requerimento. Poderia me ajudar? Vocês estão de parabéns, pois para mim poucas palavras desses registros consigo entender.

    Grato

  • @Cejt1984

    Distrito - Viseu

    Concelho - Castro Daire

    Freguesia - Pinheiro

    Nascimento: 5 de fevereiro de 1890

    Pai - Manoel Bernardo Pereira

    Mãe: Maria da Rocha

    Em informações adicionais, coloque o link do livro assim: https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1054214 m0048.tif assento nº 8

    Como solicitar: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • Ola Carlos @Cejt1984

    Me chamo Juliana e também sou bisneta do Agostinho e neta da Helena, filha dele. Iniciei a busca por documentos agora e felizmente achei esse fórum. Gostaria de trocar informações com vc.

    Atenciosamente,

    Juliana

  • @JulianaBernardo

    @Cejt1984 @Admin

    É legal que o fórum tenha conectado parentes que não se conheciam.

    Infelizmente, o cejt nao entra no forum desde o dia 05/06.

    Abraços

  • @Admin

    Eu vi que tem tempo que ele nao entra, tomara que veja minha mensagem.

    Abraços!

  • editado September 2022

    @JulianaBernardo tudo bem? O pessoal lá de Inhaúma me conhece por Dudu pois eu morei lá quando era bem criança. Eu e meu pai Sergio temos contato ainda com todos lá, inclusive com a tia Helena. [removido]

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @Cejt1984 Removi o e-mail para sua proteção pois o fórum é público. Abri um canal privado para vocês poderem entrar em contato.

  • @Cejt1984 minha mãe lembrou de vc. Vou procurar o forum que o Adm abriu.

  • @JulianaBernardo

    @Cejt1984

    Que legal essa história!!!

    Obrigado por tornar possível, @Admin .

    Abraço a todos

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    editado September 2022

    @guimoss o crédito aqui foi todo seu!

  • @Admin

    Obrigado, amigo.

    Mas, vc colocou os dois em contato.

    Isso não seria possível sem vc e o fórum.

    Eu so dei a ideia.

    Abraços

  • editado September 2023

    Prezados, boa noite. Finalmente fiz a solicitação da certidão do meu bisavô português objeto desta discussão acima e chegou hoje de Portugal enviada pelo CRAV. Ocorre que conforme podem verificar no anexo fui surpreendido pois o nome dele nos documentos aqui no Brasil era Agostinho Bernardo e nela veio Agustinho e sem sobrenome.

    Assim, tenho duas questões para os amigos ajudarem:

    1- Realmente é assim que está escrito no registro dos links acima de Portugal? Eu confesso que não consigo entender muito dessas letras.

    2- Em se confirmando que a certidão está correta quais as implicações no processo de cidadania do meu pai como neto? Alguma orientação do que devo fazer?

    Desde já agradeço a sempre valiosa ajuda de todos aqui!

  • Prezados, boa noite. Finalmente fiz a solicitação da certidão do meu bisavô português objeto desta discussão acima e chegou hoje de Portugal enviada pelo CRAV. Ocorre que conforme podem verificar no anexo fui surpreendido pois o nome dele nos documentos aqui no Brasil era Agostinho Bernardo e nela veio Agustinho e sem sobrenome.


    Assim, tenho duas questões para os amigos ajudarem:


    1- Realmente é assim que está escrito no registro dos links acima de Portugal? Eu confesso que não consigo entender muito dessas letras.


    2- Em se confirmando que a certidão está correta quais as implicações no processo de cidadania do meu pai como neto? Alguma orientação do que devo fazer?


    Desde já agradeço a sempre valiosa ajuda de todos aqui!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.