Leitura de documentos

Michangel1Michangel1 Member
editado November 2021 em Outros assuntos

Pessoal, boa tarde/noite ou bom dia!

Estou tentando descobrir em qual cartório meu avô foi registrado, e estou tentando traçar uma linha do tempo pelos locais em que ele viveu. Alguém conseguiria me auxiliar na leitura deste documento? É a certidão de casamento dos meus bisavós, pais do meu avô, queria saber se existe alguma pista nesse documento

Até então, a linha está assim: 1898 nasceu meu bisavó na rua Jardim Botânico,12 (Arthur Pereira) ----------- 1923 (antes do meu avô nascer - nasceu a Irmã dele em Irajá) ---------- 1932 Nasce o meu avô, Moacyr Pereira Bruno (local: Rio de janeiro, precisão desconhecida) ------- 1945 Meu avô vivia em Santa Cruz --------- 1968 (Nilópolis) ----- 1977 (Casamento - Nilópolis)

Sei que antes dele morar em Nilópolis, ele morou durante um tempo em Marechal Hermes, mas não sei precisar em qual ano.




Comentários

  • @Michangel1 , a Sexta Pretoria atualmente se divide em dois RCPN: 9 º (São Cristóvão, Caju) e 10º (Engenho Novo, Méier, etc)

    Eu creio que é o 10º RCPN, pois, pelo que consegui ver na certidão, o noivo morava na rua Arquias Cordeiro, Méier.

    Pode ver aqui: https://www.cartoriomeier.com.br/

  • @Leticialele

    Oii

    Terça vou dar um pulo nesse do Méier já que vou está por lá. Obrigada :)

    Poderia me dar uma informação? Conversando com calma com o meu avô, ele acha que nasceu em Bangu. Estive hoje no 14º RCPN em Madureira, onde ficaram de me dar uma resposta até terça-feira, e fui ao 14º RCPN que era em Bangu, e agora virou 16º RCPN em Realengo.

    Tendo em vista que talvez ele tenha nascido em Bangu, sabe me dizer se existe mais algum cartório para averiguar, além do 10º e 9º?

    Fico bem confusa com essas mudanças e nomes de cartórios

  • @Michangel1 , a última alteração nos RCPN do Rio de janeiro ocorreu em 2017 (http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/codj.nsf/8d37ca691567dd39032568f5006636f6/fc5482c86bb369ee83256fac0060f580?OpenDocument)

    Art. 41. A Comarca da Capital está territorialmente dividida em dezesseis Registros Civis de Pessoas Naturais.

    Parágrafo único. Os Registros Civis de Pessoas Naturais da Comarca da Capital compreendem as seguintes áreas:1° RCPN - Candelária, Santa Rita e Ilha do Governador;2° RCPN - Santa Cruz e Guaratiba (áreas que faziam parte da antiga 13ª Circunscrição);

    3° RCPN - Santo Antônio, São José, Sacramento e Santana (as áreas de São José, Sacramento e Santana faziam parte das antigas 2ª e 6ª Circunscrições);

    4° RCPN - Glória;

    5° RCPN - Lagoa e Gávea;

    6° RCPN - Jacarepaguá (área que fazia parte da antiga 12ª Circunscrição);

    7° RCPN - Espírito Santo;

    8° RCPN - Engenho Velho;

    9° RCPN - São Cristóvão;

    10° RCPN - Engenho Novo;

    11° RCPN - Maré, Cidade Universitária, Cajú (parte), Manguinhos, Benfica (parte), Bonsucesso, Ramos, Higienópolis, Del Castilho (parte), Engenho de Dentro (parte), Inhaúma, Cachambi (parte), Complexo do Alemão, Engenho da Rainha, Tomas Coelho, Cavalcanti, Abolição, Quintino Bocaiúva, Piedade, Encantado, Água Santa, Engenheiro Leal, Cascadura (parte);

    12° RCPN - Barra da Tijuca;

    13° RCPN - Paciência, Inhoaíba e Campo Grande;

    14° RCPN - Vila Militar, Campo dos Afonsos, Anchieta, Parque Anchieta, Marechal Hermes (trecho), Deodoro, Ricardo de Albuquerque, Anchieta, Guadalupe, Pavuna (trecho), Costa Barros, Barros Filho, Bento Ribeiro (trecho), Oswaldo Cruz (trecho), Madureira, Vicente de Carvalho, Vaz Lobo, Irajá (trecho), Turiaçú, Rocha Miranda, Honório Gurgel, Coelho Neto, Colégio (trecho);

    15° RCPN - Vila Kosmos, Vila da Penha, Vicente de Carvalho (trecho), Penha Circular, Penha, Bras de Pina, Vista Alegre, Cordovil, Colegio (parte), Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna, Olaria;

    16° RCPN - Realengo, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Santissimo, Senador Vasconcelos, Campo Grande (trecho).

    * Nova redação dada pela Lei 7762/2017.

  • @Leticialele

    Nesse documento, sabe me confirmar se foi em 1932 que eles se casaram? Não sabia que iria precisar deste registro, então vou ter de correr atrás o mais breve possível


    Além disso, descobri que meu bisavô se casou duas vezes, consegui encontrar o registro de óbito dele e da segunda esposa, será que por meio deles teria alguma pista de onde eles se casaram?

  • @Michangel1 , o casamento foi dia 19 de agosto de 1922

  • @Leticialele Nossa, enxerguei mal haha. Obrigada!!

    Vi que o SIAN/Doc Jud tá funcionando, como faz a pesquisa de documentos? sabe me informar?

  • editado November 2021

    @Michangel1

    Entrei no DocJud. Não achei pelo nome do seu avô, mas entrando apenas "Pereira" no campo nome e "Bruno" como sobrenome, apareceram alguns registros. E um deles tinha Arthur Pereira como pai.

    Baixei o PDF dessa certidão de nascimento. Em anexo. Imagino ser irmã do seu avô, Cidália, nascida e registrada em 1936, na 8a pretoria (1o oficio), que virou a 13a circunscrição e depois o 13RCPN.

    A mãe aparece como Eugenia Maria Pereira Bruno, confere?


    1936 já é mais perto de 1932, então seu avô talvez tenha sido registrado no mesmo lugar,

    Cidalia faleceu com um ano em 1938. O óbito no mesmo cartório. Está no Family Search:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6QBK-YZ?i=271&cc=1582573

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.