certidao nascimento progenitor(a)

Aqui Wilson. Sou neto de Portugueses, e minha mae ja falecida nascida no Brasil, fez processo de cidadania no consulado de sp em 2008. Na relacao de documentos pede certidao de nascimento simples(original) do progenitor que nao seja Portugues emitida ha menos de 1 ano. Ela fez transcricao do casamento em portugal. Esta certidao de nascimento e pedida no cartorio do belenzinho onde minha mae foi registrada, Pergunto pois quero saber, mesmo ela ter falecida Portuguesa tem alguma objecao obter certidao de nascimento , ja que faz parte do processo de pedido de minha cidadania Portuguesa eu sendo neto e por sua vez filho. E o requerimento que devo preencher e o modelo C1. aguardo resposta

grato

Comentários

  • @w7_ se sua mãe obteve a cidadania portuguesa e já transcreveu o casamento, você manda a certidão de nascimento portuguesa dela. Aqui tem um tutorial de como solicitar essa certidão: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Sobre os documentos para o processo: a certidão de nascimento portuguesa da sua mãe; sua certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada; cópia autenticada do seu RG, emitido há menos de 10 anos, apostilada (também aceitam cópia da CNH válida ou do passaporte válido e que tenha filiação); formulário 1C preenchido e assinado por autenticidade.

    O Consulado de SP demora mais de 1 ano para finalizar esse processo. É melhor mandar direto para o Arquivo Central do Porto, que conclui em 6 meses! Aí você faz o pagamento para receber o formulário nesse link: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C. Com isso vai receber o formulário 1C no seu e-mail, que você deve imprimir colorido e frente-verso para preencher.

    Depois, junta tudo, inclusive uma cópia do e-mail que enviou o formulário, e manda para:

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal n.º 328, 4200-498 Porto

  • obrigado por responder, ainda estou um pouco confuso em relacao a documentos, mais a explicacao foi um passo a mais do que poderia imaginar, PARABENS

  • @w7_ , que dúvidas ainda restam?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.