Ajuda urgente

Pessoal, estou providenciando tudo para tentar reaver a cidadania para o meu avô, que já é idoso. Estou em busca da certidão de nascimento dele, ele não sabe onde foi registrado, nasceu aqui no Rio, entretanto, existem 14 cartórios. Alguém sabe como proceder nessa busca?

Comentários

  • @Michangel1 ,


    Já olhou na carteira de identidade dele? Normalmente tem essa informação lá.

    Se seu avô for bem idoso, pode ser que esteja disponível online e você consiga encontrar no familysearch.

    Se voce tem a data exata do nascimento, pode pedir para fazer a busca em cada cartorio.

  • @eduardo_augusto

    Sim, olhei na identidade dele, mas como ele já foi casado (e agora é viúvo), só consta na identidade onde foi o registro de casamento dele (e a certidão de nascimento já não esta lá, já foi despachada). E infelizmente, não achei nada do meu avô no family search.


    Sabe me dizer se essa busca pela data exata é paga?

  • editado November 2021

    @Michangel1


    Coloca o nome completo do seu avô e dos seus bisavós aqui, assim como a data de nascimento do seu avô, pode ser que alguem encontre online.

    Sobre busca nos cartórios, sim, é paga. Se nao me engano cada cartorio cobra um valor. Tente primeiro no cartorio onde ele se casou, e vá alongando a busca. Faça a busca em um ou dois cartórios de cada vez, se der sorte, vai encontrar logo nos primeiros e vai gastar menos dinheiro.

  • @Michangel1

    se ele nasceu e foi registrado no atual município do Rio de janeiro, dependendo da data, pode haver uma cópia no Arquivo Nacional (o Family Search tem cópias dos livros até um período por volta de 1920, e o AN tem imagens das certidões para basicamente 1929-1960).

    Nem tudo no FamilySearch está indexado corretamente; há muitos erros de grafia; muita coisa foi indexada por voluntário estrangeiro que não conhece direito os nomes brasileiros... . Tente pelos nomes dos pais de seu avô também.

    Se ele nasceu nesse período do AN, pode tentar ver se a certidão está indexada (nem todas estão). Preencha apenas os campos sobrenome e nome. Faça isso tanto para o nome do avô, como para o pai e mãe dele.

    https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/copy_of_acervos-mais-consultados/registro-civil-da-cidade-do-rio-de-janeiro

    O site do DocJud parece estar fora do ar nesses últimos dias. talvez seja consertado depois do feriado. às vezes esses sites do governo mudam de link sem avisar ninguém também...

  • eduardo_augusto


    O preço é bem salgado, vi que quando meu avô tinha uns 11 anos de idade, ele morava em Santa Cruz, entrei em contato com o cartório responsável e eles cobram R$ 106,25, o ruim é o valor tão caro quanto um botijão de gás e sem a certeza que vai ser encontrado, mas não tem jeito né.


    Caso alguém veja isso

    Meu avô se chama Moacyr Pereira Bruno, nascido no Rio de Janeiro, no dia 20/07/1932. Filiação: Arthur Pereira e Eugenia Maria Bruno. Avós paternos: Affonso Pereira e Rita Pereira

  • CarlosASP


    No family search não está, já procurei, o máximo que consta é uma ligação de um registro de óbito de um tio meu, mas que não entrega muitas informações sobre o meu avô.

    Tomara que o Arquivo Nacional volte logo para eu ver se encontro ele por lá

  • @Michangel1

    Nascido em 1932 e se realmente registrado no município do Rio, há uma boa chance de se achar usando o DocJud. Depois de achado os dados lá, é ir no SIAN e buscar a imagem do PDF com cópia da certidão. Feito isso, só pedir a certidão no cartório atual (RCPN) que corresponde ao antigo de 1932. Porém, nenhuma indexação é perfeita; às vezes uma falha nela impede de achar. Mas um passo de cada vez. E às vezes as pessoas acham que foram registradas no lugar X, mas na verdade foi no Y. O DocJud só cobre o município do Rio.

    Vou deixar o link do DocJud; continua dando erro para mim. quem sabe você dá sorte:

    http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php

    Como li que o Arquivo Nacional voltou a ter atendimento presencial, pode tentar ligar lá e falar com alguém que o DocJud está dando erro direto; talvez alguém te dê uma outra solução de pesquisa... ou ao menos tomem providências para consertar... pode ser que eles nem se tenham dado conta disso ainda.

    Boa sorte.

  • editado November 2021

    @Michangel1

    Fui dar uma olhada no Family Search e na árvore que imagino você ou algum parente ter feito. Há mais registros que acho que não olharam direito.

    Há uma indicação de onde Moacyr pode ter sido registrado. Sãos duas possibilidades.

    Na antiga 13 a circunscrição (pela nomenclatura que o FS usa), mas em 1932 se chamava 1o oficio da 8a pretoria.

    A irmã Sebastiana teve seu óbito lá em 1943; e a mãe deles, que aparece como Eugenia Maria Pereira (nome de casada?) teve seu óbito em 1944 registrado no mesmo cartório:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6WMQ-3LZ?i=60&wc=9GR5-6YM%3A113334201%2C172490201%2C173053901&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7QRR-4N6Z

    O endereço da família no óbito de Eugenia é Rua Marques de Barbacena em Santa Cruz; no de Sebastiana outra rua próxima em Santa Cruz.

    O tal 1o oficio da 8a pretoria hoje em dia se dividiu: pode ser o 13RCPN (se foi registrado em Campo Grande) ou o 2RCPN (se foi em Santa Cruz).

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/219/PGYJZ93J7ZW1.jpg

    No FS, os livros de nascimento da 13a circunscrição só vão até 1931.

    A outra possibilidade é a 12a circunscrição (Irajá), que hoje em dia é o 11RCPN, onde as irmãs Zulmira e Sebastiana tiveram seus nascimentos registrados.

    Vai depender de quando a família mudou da região de Irajá (parecem ser de Ricardo de Albuquerque) para a de Santa Cruz.


  • @CarlosASP

    Muito obrigada!! Hoje conversando com o meu avô, ele acha que talvez tenha nascido em Bangu mesmo, hoje fui ao cartório de Bangu, que virou 16º RCPN, infelizmente eles estavam sem sinal, pois agora o novo endereço é em Realengo, estou aguardando respostas deles e da 14º RCPN de Madureira

    Quanto à 2º RCPN, ao menos, por telefone, me informaram que não existe registros anteriores há 2015, não sei se é verdade, mas o atendente me pareceu sincero.

    O 13º RCPN falei com eles por telefone, mas não responderam meu e-mail onde solicitei para o pagamento do boleto, acho que vou ter que ir pessoalmente.

    Acho que o DOCJUD está funcionando, nunca usei, vou tentar olhar com calma a plataforma.

    Agradeço novamente pela atenção, estou nessa sozinha, e não me atentei a todos os detalhes. Por último, se você puder me explicar sobre registro negativo que deve solicitar no cartório, não entendi para que serve, ouvi dizer que é pra saber se eles de fato pesquisaram, mas não entendi mesmo.

  • @Michangel1

    Pelo menos para mim, o DocJud continua sem funcionar. Até chego a entrar no site, mas quando tento acessar a parte necessária Pesquisa Simples, o site não vai para lá.

    O DocJud, estando a certidão indexada, lhe diria exatamente em que Pretoria (que eram os RCPNs em 1932) o registro foi feito. Aí, o SIAN voltando ao ar (também fora do ar agora), daria para buscar o PDF com a cópia da certidão (isso vai te dar número, folha, livro, data de registro) e imprimir essa cópia. Com isso, não tem como o RCPN atual falar "não achei".

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/19625/varios-sites-do-arquivo-nacional-fora-do-ar#latest

    Depois seria o caso de seguir esse outro link que mandei e ver quem sucedeu essa Pretoria. O link só vai até as mudanças até 2012; e já houve desdobramentos posteriores. Mas, conseguindo falar com algum RCPN, confirmar com eles "para onde foram os registros de 1932 na Pretoria xyx, que constam como estando no RCPN xyx?" Por exemplo, se o 2RCPN diz que só tem depois de 2015, perguntar aonde estão os livros antes disso da antiga 8a pretoria, 1o oficio. Alguém em cada RCPN tem que saber que livros tais foram transferidos para o RCPN xyz em data xyz.

    Meu palpite é que por ser mais próximo do nascimento das irmãs, seu pai foi registrado na 7a Pretoria (2o oficio - Irajá), que depois virou 12a circunscrição (Irajá); hoje em dia é o 11RCPN, isso se não for a parte que acabou no "novo" 15RCPN criado em 2017.

    Se for 11RCPN, é meio má notícia, pois esse cartório não é muito bom em buscas, para não falar outra coisa. Vários casos que eles falam "não achei" e depois pelo DocJud + SIAN, foi achada a certidão lá mesmo.

    Por isso, ao invés de se estressar com esse cartório antes de precisar, esperaria ver se o DocJud volta a funcionar e quem sabe achar onde foi feito o registro de seu pai por esse método.

    A coisa da certidão negativa é para forçar os RCPNs a fazerem uma busca decente. Pois com isso eles são obrigados a declarar oficialmente que algo "não existe". E, se no fim o registro existir lá, isso é uma prova para se apresentar à corregedoria do mau serviço do cartório. Mas certidões negativas tem custo, por isso esperaria um pouco mais para ver se a solução DocJud + SIAN funciona (pois essa parte é grátis).

    Tem gente que precisa de certidões negativas por outras razões.

    Eu sei que é meio enrolado essa coisa de mudanças de pretorias, RCPNs etc. A tabela no link anterior que mandei vai até 2012. Em 2017 o 15 e 16RCPN foram criados. Aqui explica que áreas eles "herdaram" dos "antigos" RCPNS:

    http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff/c943210eb033da58832581cb005d5046?OpenDocument

  • guimossguimoss Beta
    editado November 2021

    @Michangel1

    Você mencionou a questão do valor alto.

    No Rj, a isenção nos emulamentos cartórios pode ser pedida se o Requerente observar dois requisitos:

    1) Idade de 65 anos;

    Obs: O texto da lei provavelmente se referiu a idosos. No RJ, a idade para alguém ser considerado idoso foi diminuída para 60 anos.

    2) O Requerente ter uma renda inferior a 10 salários mínimos.

    Se o seu avô ou algum parente dele se enquadrar nessas circunstâncias, é cabível a gratuidade.

    Se conseguir, deixe aqui o seu relato.

    Boa sorte!

  • @Michangel1

    Você está marcando de forma equivocada os foristas. Isso pode resultar no atraso ou até na não resposta à sua dúvida.

    Para marcar alguem, digite o @+cada letra do apelido, até que o apelido desejado seja o primeiro da lista.

    Quando isso acontecer clique nele e confira se o @+apelido ficaram coloridos.

    Desse jeito, o sistema avisa - no sino do menu da sua conta - que há uma mensagem nova não visualizada.

  • Bom dia indiquei para minha prima que tambem quer obter a cidadania o nosso forum e ela fez tudo certo Porem nao aparece o link para novas discussoes. como fazer?

  • O @Admin talvez possa resolver isso!

  • @CarlosASP @guimoss

    Obrigada por tudo!!

    Sexta fui ao cartório de Madureira, eles foram super solícitos e não comparam nada, hoje recebi a notícia que a certidão de nascimento dele foi encontrada :)

    Agora irei tentar localizar a certidão de nascimento do meu bisavô

  • @Michangel1

    Que bom que conseguiu encontrar!!!

    Se puder, deixe o seu relato.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.