Processo parado à um ano

LucasCaldeiraLucasCaldeira Member
editado November 2021 em Processos de Atribuição

Boa tarde,

Conheci um amigo que me indicou fazer o processo de atribuição por internet, e pagamento com cartão de crédito. Ele comentou que o processo todo dele levou 4 meses (na época pelo consulado levava um ano).

No entanto o meu processo demorou para ser recebido, e o site da justiça.gov.pt indica que apenas para começar a tramitar leva de 9 a 11 meses. No entanto o meu processo já vai para um ano que foi recebido, e nada.

Eu dei muito azar, ou esse tempo é normal? Será que tem algo de errado?

Grato.


Estado do processo 82XXX/ 2020 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais

LUCAS FRECH CALDEIRA

«1

Comentários

  • @LucasCaldeira , editei o número do seu processo, para sua segurança

    A CRCentrais - Lisboa é a Conservatória mais demorada, por ser a mais lotada de processos.

    Creio que os processos pelo art 1C estão levando em torno de 1 ano. Agora, basta aguardar!!

  • Boa tarde , no meu processo aparece o seguinte " O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português. " Está na conservatória de registros centrais, alguém sabe quanto tempo demora para finalizar meu processo ?

  • é possível cancelar o pedido e enviar para Porto usando o mesmo formulário?

  • @eduazeka , não. Teria que cancelar o primeiro processo e começar tudo de novo. Não creio que compense!

  • Você acha que não compensa pelo preço ou pelo tempo?

    Enviei o formulário 1-C da minha mãe em junho, recebi a senha de acesso em agosto. O prazo no site é de até 29 meses.. Até eu conseguir tirar a minha já se irão 3 anos..

    Existe a possibilidade de conseguir a atribuição por medida judicial?

  • @eduazeka , os processos pelo art 1C levam em torno de 12 meses na CRCentrais.

    Não se precipite!

    Não creio que você vá conseguir êxito em uma medida judicial para conseguir a atribuição!!

    Depois que o processo de sua mãe estiver concluído, transcreva o casamento dela e mande seu processo para o Porto.

  • @Leticialele processo do meu marido foi enviado para CRC Porto e agora consta O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português. Sabe quanto tempo tem demoraro para fazerem o registro? Obrigada!

  • @patriciadias , quando o processo foi enviado?

    O prazo para emissão do registro varia de 15 a 30 dias após a aprovação do processo

  • @Alex_Valeiro Estou esperando desde o início de Julho, e ainda sem notícias do problema do registro

  • Letícia, obrigado pelas informações. Dei azar então de cair no escritório mais enrolado?

    Pelo menos não fechou de vez devido à covid.

  • Verdade que o Porto está pedindo 4 meses para gerar senha de acesso?

  • @Bedeu40 não. 4 meses é a CRCentrais - Lisboa.

    ACP envia no máximo em 1 mês

  • @LucasCaldeira

    Preenchi seus dados na planilha, e você pode ir acompanhando ali o seu processo em relação a outros. Atualize os dados que eu tiver "chutado" errado, mas deve ser próximo disso.

    A data de Recepção você obtém pelo rastreio da DHL ou dos correios. A data da senha, pelo e-mail que recebeu com ela. Os outros dados você deve saber.

    Como pode ver, estão trabalhando processos de julho/2020, o seu é de nov/2020. Deve ter alguma mudança em 4-5 meses.

    Deve finalizar e receber seu assento em meados de abril/2022.

    aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=521806804

    Como tem pouca adesão, pessoas que informem, as previsões têm pouca precisão, mas já é bom. Eles te ajudam, e você ajuda a outros. Vá atualizando ali a medida que o processo muda de estado, em particular datas de bolinha-4 laranja, bolinha-6 verde, e bolinha-7 verde.

  • @patriciadias

    Em Maio/2020 você disse que seu marido e filhos já tinham cidadania há 6 meses. De quem é a cidadania? A @Leticialele já respondeu. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/216421/#Comment_216421

  • @Leticialele o processo foi enviado em maio/21, mas eu não tenho a data correta de qdo foi p bolinha 7. No site não consigo ver essa informação!

    @gandalf realmente fiz essa pergunta, mas era referente ao processo da minha cunhada! Assim que sair o registro do meu marido, darei entrada ao processo dos meus filhos que são menores.

    Obrigada

  • @Leticialele @gsilvestre Eu mandei dois processos de nacionalidade separados por envelope dentro de um outro grande, só recebi chave de acesso de um deles, já viram algo parecido?

  • @Bedeu40 sim, as vezes acontece

    mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome, data de nascimento, filiação e Conservatória em que se encontra o processo e peça o número e a senha

  • @gsilvestre chegou rs! Valeu !

  • Pessoal, a título de acompanhamento sobre o tempo para registro, o processo de minha cunhada (art 1C) teve aprovação em 18/06/21 e ainda não tem o registro. Mandei mensagem questionando e recebi como resposta que estão registrando os de 08/04/21 e que ainda tem cerca de 200 processos na frente do dela, e que se mantiver o ritmo lá, acreditam que ainda demore de 2 a 3 meses. Isto é na CRC Lisboa. Ou seja, temos que ter paciência mesmo.

  • @clarissemartins quando os documentos dela foram recebidos em Lisboa?

  • @clarissemartins

    Acompanhe de perto. Deve finalizar o assento entre a ultima semana de novembro, até a primeira semana de dezembro.

  • Apenas para atualização, meu marido recebeu hoje o email com o número do registro. Processo iniciado em maio/21 e finalizado em novembro/21 na CRC Porto.

    @Leticialele @gandalf

  • @patriciadias , parabéns!!! Comemorem com muito vinho verde e bacalhau!!

  • @patriciadias

    Parabéns ao novo Tuga.

    Muito bom. 168 dias. Tem o número do processo (no formato 567xx/21) e a data que recebeu a senha pelo e-mail?

  • @gsilvestre o processo dela foi um caso muito atípico... ao mandar os documentos para ACP no Porto ela errou o formulário, pois ao invés de preencher o formulário 1C, ela fez o 1D (de netos)....daí o processo dela veio para Lisboa e foi um parto até conseguirmos alterar para o correto. Foram inúmeras mensagens, além do envio do formulário correto, claro. Mas uma vez alterado para 1C, rápido foi aprovado, afinal os documentos estavam corretos desde o início... então o prazo de todo o processo dela não é um balizador.

  • @gandalf Apenas para registro: ontem ela foi registrada!!!! Mais uma tuga graças a ajuda de vocês!!!

  • Realmente parece uma eternidade essa bolinha 7 ficar verde...rs

  • Também enviei meu processo para Lisboa e estou desesperada quando falam em tempo de espera de até 29 meses...

    Enviei para Portugal na esperança de ser mais rápido, mas quando fiz a certidão da minha mãe pelo consulado (para a cidadania dela) foi super rápido. Depois da entrevista, em menos de 1 mês já havíamos recebido o registo :/

    Agora meu processo está "preso" em Lisboa e eu não tenho o que fazer!

    Esse prazo de 24 meses é real?

  • @marcellacastrogama , seu processo é de filha de portuguesa? Art. 1C?

    Em Lisboa, deve levar uns 12 meses.

  • @marcellacastrogama ,


    Sua mensagem está um pouco confusa, começa falando do "seu processo", depois fala da cidadania da sua mãe. Fala também de uma entrevista.


    Qual é a situação?


    Sua mãe é portuguesa e você está pedindo a sua codadania como filha dela? Nesse caso, o processo dura entre 6 e 12 meses, em Portugal.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.