estado civil trancado ,sera necessário averbação?

Ola!
eu quero iniciar o processo de nacionalidade por naturalização, a minha avó é portuguesa , alguns anos atras ela foi no consulado receber um beneficio e disseram q ela teria que averbar o casamento dela ( com um brasileiro) para receber o beneficio. Ela disse que não poderia pagar então eles deixaram o estado civil dela como trancado.

Então,se eu der entrada no processo por naturalização, eu tenho que averbar o casamento dela antes ou não sera mais necessário?
obrigada! :)

Comentários

  • Se seu avo brasileiro foi declarante de seu Pai(Mae) entao sua avo sera obrigada a averbar para poder provar a linha. No seu caso sim. Identidade nao tem nada haver com pedido de nacionalidade. No meu B.I. esta trancado mas meus filhos nao precisam averbar casamento da mae. Eu fui p declarante deles e sou o portugues. Sua avo é portuguesa mas nao foi declarante na  certidao de nascimento dos filhos provavelmente.. Espero ter ajudado
  • ola! muito obrigada pela resposta!
    e sim,meu avô que é declarante,então vou dar entrada na averbação,eu posso fazer isso junto com o pedido de nacionalidade? posso  mandar os dois pedidos direto a  CRC ou faço a averbação no consulado?
    teria que ir no consulado de qualquer jeito pra legalizar os documentos,ne
    obrigada!
  • Qual consulado vc pretende ir ?
    Dependendo do consulado que vai vc faz o pedido de averbamento em São Paulo demora mais ou nenos uns 25 dias e vc não precisa legalizar os documentos no consulado somente no itamaraty .
    E tudo via correio não precisa ir ate la estou falando do consulado portugues de Sao Paulo.
    adriana
  • estou no Rio então teria que fazer no do Rio ne..ou poderia fazer no de SP?
    quero evitar o consulado do Rio,por isso que estou perguntando da possibilidade de fazer direto na CRC ou em outro consulado

    ahh outra coisa,meu avô nao esta vivo,preciso enviara  certidão de óbito dele tb ao averbar? desculpa por tantas perguntas :P
  • Vc não pode fazer por São Paulo pois precisa comprovar residencia na mesma, verifique pois tem pessoas aqui na comunidade que fizeram enviando direto para   quimarães e outros consevatorias  e demorou 1 mes apenas . de onde e sua avo, para poder verificar se não da para mandar direto pra Portugal.
    adriana
  • aconselho o envio da documentação (para CIDADANIA do filho de Portugueses) para o AC Porto....dizem que é bem rápido por lá! 

    As transcrições de casamento, óbito e os pedidos de cidadania por atribuição (quando o pai ou mãe portuga não é nascido em Portugal), só são feitas pela CRC de Lisboa ou pelos consulados Locais!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.