Bisneto de Português

Boa tarde a todos,

Pessoal peço de antemão, desculpas a todos, caso esteja sendo repetitivo a vocês e minhas buscas e pesquisas tenham sido poucas (me esforcei mas não encontrei).

Sou muito novo nesta busca e muito novo em seu fantástico Fórum de discussão.

Minha busca começou recentemente, quando meu Avô Paterno morreu, gostaria de saber se podem por gentileza me orientar:


Bisavô - Português - Falecido

Avô - Brasileiro - Falecido

Pai - Brasileiro - Falecido

Mãe - Brasileiro - Vivo

Eu

Por acaso, vocês acham que é viável procurar e iniciar o processo de Nacionalidade Portuguesa? Tenho direito a solicita-la? Soube que pode haver alterações na Lei Portuguesa que viabilize essa condição, é verdade?


Sei que é muito simples a pergunta e peço desculpas e ao mesmo tempo, agradeço a todos.


Abraços.

Comentários

  • editado November 2021

    @Lugo , o(a) filho(a) de seu bisavô (seu pai ou mãe) pode pedir a cidadania como neto de português.

    Atualmente, o único laço efetivo é o domínio da língua portuguesa, presumido para brasileiros.

    Concluído o processo, você pede a sua como filho.

  • editado November 2021

    @Lugo , boa tarde. Pelo que eu entendi vc é bisneto de português, certo?

    E, tanto o filho do português, o seu avô, como o neto do português, seu pai, faleceram, certo?

    Sua mão é brasileira e não tem ascendência portuguesa, correto?

    Se for esta a situação, infelizmente, pela atual lei portuguesa, vc não tem como pedir a nacionalidade. Somente é permitido o hiato de uma geração em linha reta.

    Mas se sua mãe for neta de português, ela poderá solicitar nessa qualidade, e como disse a @Leticialele, em seguida vc poderá solicitar como filho.

    Com relação a mudança, não há nenhum discussão na Assembleia para aumentar o número de gerações, mas isso é algo que, a meu sentir, em algum momento Portugal terá que revisitar. Infelizmente, não creio que será em breve.

  • boa tarde a todos,

    Agradeço muito o esclarecimento de vocês (é de grande valia para nós, acredite).

    @Leticialele - Muito obrigado pela ajuda e suporte, entretanto acho que me enquadro mais na segunda opção, infelizmente.

    @viniciusmrocha, obrigado pelo tempo e atenção, acho que infelizmente me enquadro na opção que você menciona, pois meu Avô e Bisavô morreram, tendo apenas minha Mãe viva, acho que talvez não consiga chegar até a mim.

    Entretanto, ouvi comentários que minha Mãe (viva) pode pedir, mesmo o Pai e Avôs dela estando mortos, pedir por atribuição!

    Sabem me dizer se tenho essa ou outra alternativa?


    Agradeço muito o tempo despendido comigo.

    Abraços.

  • @Lugo

    A mulher de um português, casada antes de 1980, pode pedir nacionalidade mesmo que o português tenha falecido.

    No caso, o seu pai era brasileiro, e portanto sua mãe não tem direito.

  • @Lugo Não há diferença entre pai ou mãe.

    Para seu pai temos a seguinte estrutura:

    Bisavô Falecido - Avô Falecido - Pai falecido - Vc = não tem direito!

    No caso de sua mãe, como ela não é da família do seu pai, não faz sentido seguirmos essa fórmula, ok?

    Se na família de sua mãe tiver algum ascendente português e vc quiser tirar alguma duvida é nos informar.

    Em relação ao que o @gandalf falou, sua mãe poderia conseguir a nacionalidade, mesmo seu pai sendo falecido, caso ele um dia tivesse adquirido a nacionalidade portuguesa e eles tivessem casado antes de 3 de outubro de 81. Mas como ele nunca lhe foi atribuída a nacionalidade portuguesa, nem vc, nem ela por intermédio da família de seu pai, possuem direito a nacionalidade, infelizmente.

  • Boa noite a todos,

    @viniciusmrocha, entendo, uma pena mesmo, vou fazer o possível para deixar toda nossa documentação pronta e correta! definir os caminhos (mesmo sabendo que não temos mais direito), mas com a esperança que um dia algo mude na Lei, não sabemos como será o futuro não é mesmo? Desta forma posso ao menos contactar a parte da Família que ficou em Portugal.

    Assim, mantenho a esperança que caso algo mude, quem sabe um dia poderemos seguir com nosso projeto de morar em Portugal.


    Agradeço a todos que colaboraram e caso eu possa lhes ajudar em algo, contem comigo.


    Forte abraço.

  • @Lugo

    Atribuição não é a única forma de adquirir nacionalidade. Há outras formas que podem ser exploradas. Residência legal em PT por 6 anos, por investimento, pelo casamento, e origem Sefardita, são as formas mais comuns.

    Uma mudança que permitisse a atribuição (ou mesmo aquisição) de bisnetos dificilmente ocorrerá.

    Se realmente deseja buscar algum caminho, tente alguma empresa que suporte um visto de trabalho. Ou tente estudar em alguma Universidade. Muitas Universidades têm programas que facilitam vistos de trabalho após o curso. Enquanto estuda, a pessoa pode vir a se casar. Levar a família junto pra viver em PT. Uma redução no tempo de residência requerido para nacionalidade seria mais razoável do que esperar a lei permitir bisnetos.

    Se você tem dinheiro, pode considerar investimento. Principalmente se aceita viver fora dos grandes centros como Lisboa e Porto. Esse caminho deve ficar mais difícil a partir de Novembro, porque a partir de 2022 essa lei vai mudar os limites necessários. Não sei se ainda haveria tempo pra você agir nessa direção, provavelmente sim.

    Avalie corretamente suas opções.

  • Bom dia,

    @gandalf, sim, sem duvidas vou analisar com calma quais opções estão na mesa!


    De toda forma agradeço o suporte.


    Obrigado a todos e bom dia e boa semana.


    Abraços.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.