Atribuição de Filho, Pai nascido na angola antes de 1970

Saudações pessoal,

Estou cheio de dúvidas e espero que vocês possam me ajudar, meu caso é bem peculiar pois, meu pai é Português vivo, ativo c/ toda documentação (acredito que só não tenha a certidão de nascimento) e minha mãe é brasileira.

Pelo que entendi as documentações necessárias p/ dar entrada no processão são:

Requerimento - Formulário 1C

Certidão de Nascimento (PAI)

Certidão de nascimento (FILHO)

Cópia autenticada e apostilhada do meu documento de identificação emitido ha menos de 10 anos

Além claro do pagamento de emolumentos de 175 Euros.

Esqueci de algo?

Além disso minhas dúvidas são:

1- Meus pais NUNCA foram casados, ele é casado até hoje com a sua primeira mulher, como proceder nesse caso? Preciso de alguma declaração ou somente minha certidão de inteiro teor já identificando com o reconhecimento na menoridade já é válida?

2 - O cartão cidadão ou outro documento português ativo pode ser subistituído pela certidão de nascimento do mesmo?

3 - Meu pai Nasceu na angola e saiu de lá em determinado momento retirado pelo próprio governo português para Lisboa. Isso influencia em algo? Caso precise conseguir uma segunda via da Certidão de nascimento qual o procedimento?


Desde já agradeço as respostas e as informações de todos

Comentários

  • editado November 2021

    @HenriqueCruzz

    Boa noite.

    Os documentos, se vc tem mais de 18 anos, estão corretos.

    Quanto as dúvidas, no que eu puder vou tentar auxiliar.

    1 - Se a sua perfilhação ocorreu na menoridade e seu pai, o português, é o declarante do seu nascimento, a certidão de nascimento é o bastante;

    2 - A meu sentir a apresentação da certidão de nascimento portuguesa é indispensável;

    3 - Se seu pai saiu de Angola após a Revolução dos cravos, mas foi morar em algum momento em Portugal, não há questões pendentes, não há influência. (Caso ele tivesse saído de uma ex-colônia após a revolução e nunca tivesse voltado a Portugal, o risco de reconhecimento da perda da nacionalidade portuguesa é concreto, mas não é esse seu caso)! Acredito que a segunda via da certidão de seu pai esteja disponível no Sistema Civil online.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.