DOCUMENTOS PARA A AQUISICÃO DE NACIONALIDAE

Vai aqui a lista para os documentos para o processo de Aquisicao d Nacionalidade Portuguêsa por Naturalizacão:
- Certidão de nascimento do Nacional Português(sa), (Inteiro Teor)- 180 dias
- Certidão de nascimento do filho(a) do português(a), solteiro(a)*
- Sua Certidão de nascimento, solteiro(a)*
* As certidões brasileiras tem que ser de INTEIRO TEOR e ter a assinatura do Itamaraty e selo branco do Consulado Português no Brasil
- Certificado de Conclusão Escolar de qualquer serie com aproveitamento(Eu mandei o historico escolar, tem as notas de português). Nao precisa de selo consular.
- Antecedentes Criminais da Policia Federal, só serve este para efeito Não precisa de selo consular.
- Requerimento preenchido com autenticaçao da assinatura no Consulado, xerox dos documentos, eu coloquei o passaporte, é seu documento internacional, deu certo
- O valor é de 175€. Pode Fazer em Lisboa, no Consulado dai ou pelo Sedex com cheque nominal as CRCs.(O teu banco vai explicar como fazer este cheque)

OBS: Aconselho começar pelas certidões que duram 180 dias, depois historico escolar que é aquela frescura nos colegios para te darem, dai então os antecedentes que duram 90 dias.

Foi assim que fiz, deu certo, mas fui direto da Suiça para Lisboa. Mas antes de tudo tenham coragem, façam como Jesus disse, basta cada dia seu mal, vocês vão ver que vitoria o Mestre pode te dar. Passo a passo é certeiro. Deus os abençoem

Comentários

  • Alex um Portuga em Londres

    rs...
    ok!
    Obrigada pelas informacoes...

    bjs
  • Engenheira de Lisboa

    Este processo se chama "Aquisição de Nacionalidade Portuguêsa por Naturalização", nada haver com Atribuição, que passade Pai pra filho ja nascidos, mesmo maiores.
  • Alex

    Eu vi no site do consulado q o cheque q tem q mandar é no valor de 930 reais...
    aqui esta 135 euros ?
  • outra pergunta

    Alex, ande lendo q a naturalizaçao só pode tirar qm em 2006 era menor de idade, é verdade ?
    ou todos podem tirar desde q tenham avó ou avo cidadao portugues?
    obrigado
  • Gabriel

    Aqui se vc quiz dizer na lista do Alex: nao e 135euros e sim 175, este valor q p/ quem vai dar entrada em Portugal seja pessoalmente ou via sedex. este valor q vc citou de 130 euros se nao me engano e p/ averbacoes de casamentos.

    A respeito do que vc sitou da menoridade esta errado, pq pelo q eu lee e ja vee, e qualquer idade, tanto q nosso amigo Alex tirou a dele a pouco tempo e ele ja passou da menoridade a muito tempo atraz...com todo respeito Alex rsrsr. Espero ter ajudado de alguma forma.
  • Vcs citaram que custa 175 Euros para fazer pessoalmente em Lisboa ou via Sedex.
    Eu posso aqui no Brasil entrar com esse pedido em Lisboa via sedex para não pagar 930 Reais que o consulado Brasileiro cobra? Ou quem está no Brasil obrigatóriamente deverá entrar com pedido através do consulado levando em conta que devemos assinar a papelada quando sair o processo?
  • sobre as certidoes brasileiras

    Alem do carimbo de brasilia ItAMARATY ,tambem precisa do carimbo do consulado ?

    OU posso mandar somente com o carimbo do itamaraty?
  • Gabriel

    Valor 175 Euros, nada de 135, e a lei da Nacionalidade e assim:
    Aos indivíduos nascidos no estrangeiro com, pelo menos, um ascendente do 2º grau da linha recta de nacionalidade portuguesa e que não tenha perdido esta nacionalidade, desde que sejam maiores ou emancipados à face da lei portuguesa, conheçam suficientemente a língua portuguesa e não tenham sido condenados, com trânsito em julgado da sentença, pela prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a três anos, segundo a lei portuguesa, mediante requerimento dirigido ao Ministro da Justiça - artigos 6º n.º 4 da Lei da Nacionalidade e 22º do Regulamento da Nacionalidade.
    Portanto meu jovem, se voce e maior de idade teve vovo portugues me nao matou nem roubou ninguem voce esta apto. E isso
  • Serginho

    Nada disso, vc entra la em Lisboa com endereco brasileiro normalmente. Vai no CNAI, eles conferem e vc nao assina nada ainda, sobe ao terceiro andar e da entrada oficialmente nas CRCs, assina e paga a funcionaria e pede para deixar informacoes pelo Email. Boa viajem, mas vc so pode entrar como turista, nem fala nada de processo..
  • Alex, mas eu estou no Brasil e não irei viajar tão breve. Então terei que dar entrada pelo consulado mesmo?

    Obrigado
  • Serginho

    Nao. Vc pode enviar pelo correio diretamente para o CRC de Lisboa. No correio mesmo vc manda o vale postal no valor especifico de 175 euros(eu mandei 180 por causa da variacao do dia).
  • A.Cianca

    Obrigado pela informação, mas e depois quando sair a naturalização? Eu posso receber a documentação em casa? Como funciona esse esquema?

    A.Cianca vc já conseguiu a sua naturalização? Se a resposta for afirmativa conte os seus passos para eu ter idéia de como deverei fazer, afinal de 175 Euros para 930 Reais a diferença é considerável.

    valeu
  • Obrigado

    Entao, sigo as informaçoes desse topico, pq as do consulado dizem pra mandar pra um endereço la com 930 reais...
    175euros realmente é bem mais baixo.
    O que faço diferente dos passos que existe na pagina do consulado, e tbm os endereços para seguir de acordo com o modo de 175 euros...
  • Serginho

    obrigado pela informação, mas e depois quando sair a naturalização? Eu posso receber a documentação em casa? Como funciona esse esquema?

    NAO. VC NAO PODE RECEBER A DOCUMENTACAO EM CASA, PQ E A PRIMEIRA VEZ Q ESTARA TIRANDO...ASSIM Q FICAR PRONTA SUA NATURALIZACAO, ELES MANDAM UM DOCUMENTO P/ O ENDERECO Q VC PREENCHEU NO PEDIDO DE NATURALIZACAO(SEJA ELA NO BRASIL OU EM OUTRO LUGAR). DAI VC PEDE A CERTIDAO VIA PORTAL DO CIDADAO OU VAI EM PORTUGAL TIRAR PESSOALMENTE NO CRC. BI E PASSAPORTE(VC TIRA PESSOALMENTE EM PORTUGAL OU NO CONSULADO, MEDIANTE A CERTIDAO EM MAOS.)

    A.Cianca vc já conseguiu a sua naturalização? Se a resposta for afirmativa conte os seus passos para eu ter idéia de como deverei fazer, afinal de 175 Euros para 930 Reais a diferença é considerável.

    MEU CASO E POR ATRIBUICAO E NAO CONSEGUI AINDA, PQ DEI ENTRADA DIA 15/04...MAS ESPERO EM BREVE CONSEGUIR SE DEUS QUISER E ELE HA DE QUERER.!!!

    ESPERO TER AJUDADO. ABRACOS
  • RE

    Vc tem que carimbar principalmente no consulado tb...
  • pessoal

    eu vou juntar as certidoes de nascimento da minha avó que é a portuguesa e autenticar no itamaraty. Essa certidao dela sera a antiga ou alguma nova q veio junto com a cidadania dela?
    A 2ºvia original da certidao da minha mae e minha e tbm mandar pra itamaraty autenticar la.
    Depois a fica de antecedentes criminais da policia federal e o meu historico escolar é só reconhecer firma? nao preciso mandar pro itamaraty né.
    os outros documentos td com firma reconhecida...
    colocar o cheque com 175£
    e enviar pra aonde?
    seria isso ?!
  • Modo fácil de pagar

    Meus prezados,

    Acredito que o modo de pagar mais fácil as taxas portuguesas (quando no Brasil) é através do Vale Postal.

    Basta ir ao Correio, levando: identidade, CPF e nome e endereço do órgão português. Paga-se a taxa pelo câmbio do dia mais as custas do Correio. Em no máximo 4 dias já está no caixa do órgão, embora costume chegar em 48 horas. É remessa eletrônica.
    Mas atenção: deve ser o próprio interessado (ou levar os documentos dele) pois o nome tem de estar no corpo do Vale.
    Embora o próprio Correio avise o órgão português, em todas as vezes (pedido de certidões minha e de minha mulher), mandei uma cópia no e-mail de pedido. Mas no pedido de naturalização mandei a cópia do recibo junto aos documentos.
    O nome do serviço nos Correios é: Dinheiro Certo. Não são todas as agências que fazem isso, mas são muitas. Basta ver no site do Correio.

    Saudações.
  • confuso

    Bom, vou fazer o seguinte, vou de parte em parte escrevendo aqui e ai vcs vao me dizendo se estou fazendo certo...assim é melhor pra minha cabeça :)
    Primeiramente : vou pegar a segunda via original das certidoes da minha vó, da minha mae e a minha, de inteiro teor. Ou a da minha vó ( como ela é a que tem a cidadania portuguesa) tem que ser uma certidao diferente?
    Só isso, primeiro passo hehe
    obrigado
  • Gabriel

    A segunda via da sua vo Portuguesa vc tira pelo http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt (tipo de certidao: Narrativa) p/ vc pedir tem q cadastrar no site e depois pedir.


    Agora sim vc esta indo certo...tem q ir parte por parte, pq se nao vc pergunta tudo de uma vez e depois nao vai lembrar e vai perguntar novamente. Apesar q quando estiver c/ as certidoes na mao, vou te mostrar um topico aqui na nossa comunidade q explica tudinho. Abracos
  • Obrigado

    Entao vou pedir nesse site a da minha avó
    e a da minha mae e a minha pedirei no cartorio daqui mesmo
    assim q tiver com elas eu volto até aqui
    abraçoo
    Fica na paz
    ;)
  • Para ficar mais visivel
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.