Dificuldades para encontrar a certidão de nascimento do filho do português.

Olá pessoal !

Há alguns meses eu encontrei o assento de nascimento do meu bisavô português. No entanto, eu estou tendo muita dificuldade para encontrar a certidão de nascimento do filho dele, meu avô e pai da minha mãe, que será a titular do processo de obtenção de nacionalidade para netos. Contudo, eu tenho a certidão de casamento dos meus avós, a qual diz expressamente a filiação do meu avó, e inclusive coloca o nome do português completo como pai dele. Seria possível substituir a certidão de nascimento do meu avó pela de casamento para fins de comprovação da filiação entre pai e filho ? E com isso comprovar que a minha mãe é neta do português ?

Me lembro que na própria certidão de nascimento da minha mãe também consta que ela é neta do português.

Caso seja possível, será que eu tenho que reconhecer o casamento dos dois em Portugal ?

Muito obrigado por qualquer informação :)

Comentários

• @Joao_V , a certidão de casamento não serve!

Terá que encontrar a certidão de nascimento do seu avô.

Quanto à transcrição de casamento dos bisavós, depende de quem foi o declarante do nascimento do filho.

• @Leticialele , entendi :(

Obrigado pela ajuda de qualquer forma.

Vou tentar ao máximo achar. Você conhece alguma forma de busca em cartórios que envolva vários cartórios ? Como se fosse uma busca por região ?

O que acontece é o seguinte: Meu avô nasceu numa cidade que antigamente abrangia diversos municípios, os quais tinham diversos cartórios. Todos esses cartórios de todos esses municípios eram considerados como sendo dessa cidade. Porém, com o tempo, esses municípios foram se tornando independentes, e seus respectivos cartórios passaram a pertencer a esses municípios.

Eu queria descobrir alguma forma de busca que incluísse todas essas regiões. Não sei se existe alguma busca que inclua todos os cartórios do Estado também.

• @Leticialele , será que vc poderia me ajudar com a pesquisa dos dados do meu avô no family search ?

Eu tentei procurar lá, mas não encontrei nada. No entanto, eu não tenho muito conhecimento sobre esse site, logo posso não conhecer algum macete de pesquisa que vc e o @Kleber Silva Aguiar conhecem bem.

Desculpe se estou abusando da boa vontade de vcs, pessoal, mas é que sem essa certidão, fica impossível dar andamento no processo.

Seguem os dados:

Nome: Taine Stuart

Data de nascimento: 15/05/1937

Filiação

Pai: José João de Almeida 

Mãe: Maria da Piedade Meirelles

Muito obrigado por qualquer ajuda, pessoal !

• @Joao_V , não achei nada dele na pesquisa do Family Search

Em que cidade ele nasceu?

• @Leticialele , ele nasceu em Nova Iguaçu, mas como eu te falei, naquela época Nova Iguaçu incluía diversos outros municípios. Eu vou tentar solicitar uma busca em cada um dos cartórios de cada um desses municípios pelo site Registro Civil. Eu li em um dos comentários aqui do fórum que caso eles não encontrem a certidão, eu recebo o valor do serviço de busca de volta né ?

@Kleber Silva Aguiar , eu solicitei a busca nesse cartório, mas eles não encontraram nada dele lá. Pensei que estivesse nesse por conta desse óbito dos irmãos, aos quais foram registrados lá.

• Obrigado pela ajuda de qualquer forma, pessoal :)

• @Joao_V , o óbito dos dois filhos do casal, ainda bebês, foi registrado no Cartório do 1º RCPN de Nova Iguaçu:

Absínio Stuart - 23 dez 1934;

Ciladulcia de Almeida - 19 dez 1941

Certamente o nascimento do filho ocorrido em 1937 foi registrado lá!

• @Leticialele , eu pendei a mesma coisa, mas infelizmente não é o caso. Eu pedi que eles procurassem a certidão, mas não encontraram :(

• editado October 2021

@Joao_V , falou sobre o óbito dos irmãos? Foi lá pessoalmente? Diga que vai recorrer à Corregedoria!!

Os nascimentos desse Cartório não estão disponíveis para consulta online

• @Leticialele , não me liguei nessa questão da corregedoria ! De fato é algo que pressiona eles a conseguirem buscar mais informações. O atendimento desse cartório é péssimo. Não tem e-mail nem telefone, além de os documentos não estarem digitalizados.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.