Portugues não casado

Meu caso é bemmm particular, por isso estou criando este tópico e peço a gentileza de quem puder ajudar!!!

Meu avô é o portugues da história, ele NUNCA se casou com minha avó, nem no civil nem em igreja alguma.
Nome dele: Gaspar Bernardo
Nome da avó (brasileira) Erna Gilgen

Problemas:

1. Porém os imbecis do cartório quando do nascimento da minha mãe (1944) colocaram o nome da minha avó como Erna Gilgen BERNARDO (incrivel, inventaram um novo sobrenome para ela sem nunca ter sido casada). Isso é comprovado pela certidão de nascimento e óbito de minha avó, onde conta que ela nasceu e morreu com o mesmo nome e nunca se casou com ningúém.

2. Na certidão de obito do meu avô consta como estado civil CASADO, mas ele também nunca se casou nem em Portugal nem no Brasil. Provavelmente o declarante do falecimento não sabia que apesar de viver a vida toda com minha avó eles nunca se casaram.

3. Na certidão de nascimento minha também consta como avó materna a tal "Erna Gilgen BERNARDO" , nome legalmente inexistente.

Agora que peço ajuda de voces, imagino que o consulado portugues vai usar toda essa bagunca para me negar o pedido de naturalização.

Aqui no cartório me informaram que para fazer os acertos e nome e estado civil tenho que entrar com uma ação judicial.

Alguem passou por situacao similiar? ou tem algum dica?

agradeco desde já!

Comentários

  • Realmente, é bem complexo sei que alguém vai ajudá-lo, caso isso não ocorra dê uma olhada nos tópicos há pessoas que tiveram que fazer as correções nos nomes.
    boa sorte
  • Rafael

    Se se avo e o portugues e foi o declarante de sua mae ou Pai nao ha problema algum , visto q os erros estao na parte Brasileira(sua avo) e q nem foi casada com seu avo ( o portugues).
  • O obito vc nao precisa averbar! Eu nao averbei!
  • entendi Dani, se eu nao averbar o óbito eles nao vão ter como saber do erro do "casado" naquela certidão.

    Mas será que nao vao implicar com o nome errado de minha avó brasileira?

    Semana que vem vou pessoalmente ao consulado em cbta, pois por telefone e e-mail ta dificil...
  • Respondido a sua duvida. Pega a certidão de nascimento do seu avô e junto comas outras pede a sua "Aquisiçâo de Nacionalidade por Naturalizaçao". Isto é, vc pede do seu avô direto pra você man. Eu fiz assim e nesse tipo de processo não é obrigatorio averbar casamento de niguém, eles estaopouco se lixando pra sua avó. Vai no topico onde tem a serie de documentos e da teu jeito brother. Isto é, eles nem vão se dar conta, o que interessa é você provar a ligaçâo com ascendente de 2 grau (Seu avò). Sera a certidao de solteiro dele, da sua mãe de solteira e tua de solteiro. Relaxa. Ta muito facil e descomplicado. Valeu
  • ola rafael,
    siga os sabios conselhos do alex, meu processo correu pelo lado de meu avo portugues e tambem haviam inumeros erros nas certidoes da minha avo( portuguesa) e eles nao criaram nenhum problema pois o que interessava a eles era a ligacao a um portugues de ate 2 geracao e isso em teu caso assim como no meu esta bem claro,..
    boa sorte
  • valeu a ajuda pessoal!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.