Local de nascimento e Documentos portugueses

Oi, gente!

vejo que aqui o pessoal ajuda muito e é fera nas buscas.

Estou com um problemão: minha mãe, neta de portugueses, quer tirar a cidadania. Já descobrimos um MUNDO de coisas deles, mas de onde eles são a gente não consegue por nada.

Já ouvimos falar que ele seria de Viseu, mas também ouvimos Tras os Montes e, na verdade, nem temos certeza se seria ela ou ele desse local. Help!!!!

Alguém consegue me ajudar?

Ela: Isaura Pereira Lopes (nome de casada) é minha bisavó - nascida em 14.10.1909 em Portugal,

Filiação - Antonio Gomes Pereira e Maria Augusta Saraiva (em alguns casos o nome é Maria Augusta Saraiva Pereira, como na carteira de estrangeira de Isaura).

Maria Augusta (mãe de Isaura) é filha de Antonio da Fonseca e Rosa Saraiva.

O nome de solteira da minha bisavó era Isaura Gomes Pereira.

Em pesquisa pelo family search vi que Maria Augusta (mãe de Isaura) tinha um irmão português chamado Marciano Saraiva da Fonseca, que também veio para o Brasil (ou seja, ele seria tio da minha bisavó Isaura).

Isaura, já no Brasil casou com meu bisavô Manoel, que também é Português em 19.03.1932.

Isaura faleceu no Rio de Janeiro no dia 18.03.1990.

______

Ele: Manoel Lopes é meu bisavô - nascido em Portugal dia 29.11.1910

Filiação: Eurico Lopes e Maria Balthazar

Obs: em pesquisas pelo family search encontrei alguns irmãos do Manoel, todos nascidos no Brasil e consta nome diferente para os pais: Theodorico Lopes (e não Eurico) e Maria dos Prazeres Balthazar 

O pai de Manoel (meu bisavô) : Eurico OU Theodorico Lopes é filho de Anna Lopes

A mãe de Manoel (meu bisavô): Maria dos Prazeres Balthazar (ou só Maria Balthazar) é filha de Júlio Balthazar e Anna de Nazareth

Morreu no Rio de Janeiro dia 19.03.1989

Os dois sempre moraram no Rio de Janeiro!


Alguém consegue me ajudar?

Já dei entrada no arquivo nacional para ver se consigo a habilitação do casamento deles que, não sei porque, consta no livro que foi feita em Matias Barbosa MG, apesar deles terem se casado no Rio

Obrigada =)

Comentários

  • rachelvieirarachelvieira Member
    editado October 2021

    Oi @duda eu sou novata aqui, então vou dividir o que eu li muito por aqui e que eu vi acontecer na pratica.

    Não confie na data da certidão de estrangeiro deles. O da minha bisavó tinha uma diferença de 2 anos da data real de nascimento dela.

    como Viseu é, na verdade, um distrito de Tras os Montes, eu começaria a procura por ali: https://tombo.pt/d/viseu --> se vc souber o ano que eles chegaram no Brasil (o que seria antes de 1932, confere?) ajuda muito.

  • @rachelvieira caramba! Serio que tem essa possibilidade?

    Mas no caso da sua bisavó outros documentos constavam a mesma data?

    Pergunto pq tenho a certidão de casamento, óbito e a carteira de estrangeiro deles, todos os documentos com a mesma data.

    Eu estou tendo muita dificuldade pra encontrar de onde eles são =/

    Ainda sem pistas=/

    Eu não sou boooa na busca como o pessoal aqui ne. Rsrsrs

    Espero encontrar!

  • Olha, no meu caso, nem na certidão de nascimento dos filhos das datas batiam 100%.

    Brincadeira a parte, minha bisavó não casou e a certidão de óbito dela eu ainda não achei.

    Como eu vou pedir pelo bisavô e dele eu tenho - graças a ajuda das pessoas aqui, não me preocupei muito com o obito dela. Mas eu acredito que os documentos do Brasil sigam mesmo a data da carteira de estrangeiro. Mas antigamente as pessoas demoravam pra registrar as pessoas as vezes.

    Eu começaria procurando tudo de Viseu em um intervalo de 2 anos pra ca e dois anos pra lá. Eu sei que é um mega trabalho, mais...

    Outra coisa, achando o passaporte, as vezes tem mais informação. Então talvez comece por ele?

  • Achei diversos parentes da minha bisavó em Viseu - Satão (Silvã de Cima).

    Encontrei os registros de batismo da mãe dela e tios, mas não encontrei NADA da minha bisavó Isaura.

    Help, gente! rsrsrsrs

  • @rachelvieira é verdade. Estou tentando de tudo! vou seguir sua dica.

    Então, o passaporte eu não achei de nenhum dos dois. Não sei se eu não soube procurar...

    Consegui achar TODOS os antepassados da minha bisavó Isaura em Silvã de Cima, mas não encontrei NADA dela!

    Frustrante rsrsrs

    Se alguém aqui no fórum puder me ajudar com a busca da certidão de batismo ... seria maravilhoso! Estou com bastante dificuldade na busca.

    E assim, a familia realmente INTEIRA é do mesmo lugar. Não é possível que bem na vez dela eu não ache nada rsrsrsr

  • @duda

    Como descobriu a freguesia da bisavó?

    É preciso que diga tudo que sabe da família, inclusive os links do que encontrou agora.

  • @Guilherme Moreira eu vi na certidão de casamento dos meus bisavos que uma testemunha se chamava Marciano Saraiva da Fonseca.

    Esse é o mesmo sobrenome da mãe da minha bisavó (Maria Augusta Saraiva).

    Ai consegui pelo family search, pelejando muito rsrsrs, achar a esposa do Marciano e quando vi os pais dele tive certeza que era.

    Depois consegui encontrar o batismo dele e vi quem eram os avós dele e pude confirmar que a mãe dele (ou seja, a avó da minha bisavó) estava no family, mas não constava nem o Marciano e nem a Maria Augusta (mãe da minha bisavó) como filhos ainda.. e ai abriu um leque enorme de antepassados.

    Então, eu já consegui o batismo da mãe da minha bisavó e dos tios dela, mas dela mesmo....nada!

    Passaporte eu não sei procurar.

    Você pode me ajudar?

    Só falta a certidão da Isaura, minha bisavó =/

    Vou passar aqui a arvore do family: https://www.familysearch.org/tree/pedigree/portrait/L17X-D8X

  • @duda

    Por que não informa o link do nascimento da sua trisavó? De Todos que encontrou. Coloque aqui.

  • @Guilherme Moreira ah ok. Desculpa, eu sou nova aqui no grupo.

    Segue abaixo:

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1176970 (batismo da mãe da minha bisavó)

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1176970 (batismo da tia da minha bisavó)

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1176970 (batismo do tia da minha bisavó)

    E no arquivo está o Marciano, tio também da minha bisavó. Foi puxando por ele que consegui achar o gancho de tudo, pois ele foi testemunha do casamento dos meus bisavós aqui no Brasil em 19.03.1934.


  • Guilherme Moreira alias, o casamento dos meus bisavos foi em 1932 - (19.03.1932)

    Aiii desculpa a confusão. Espero que tenha dado pra entender com os arquivos e você consiga me dar uma luz!

    Estou doidinha com essa busca e um pouco frustrada também por não estar encontrando =/

  • @duda

    Isaura - https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1281896 m0138.tif

    Assento número 16. Nasceu no dia 14 de outubro de 1907

  • Leticialele meu Deus, eu não sei que mágica foi essa...te agradeço muito!!!! Gente, lágrimas de alegria.

    Obrigada!!!! <3

  • @Leticialele voce sabe me dizer se vou precisar retificar todos os documentos dela por causa da data de nascimento?

    os docs do brasil (carteira de estrangeirl, cpf, obito) tudo esta 1909 rsrsrs

    ou isso nao influenciaria?

  • @duda , se você vai transcrever o casamento, aguarde para ver se passa!

    Para retificar, vai precisar do assento de batismo original, apostilado pela PGR em Portugal.

    Na certidão de casamento tem a idade ou a data de nascimento dela? Os portugueses (homens e mulheres) costumavam remoçar alguns anos na viagem entre Portugal e o Brasil...

  • @Leticialele sim…a certidao de casamento deles consta a data de nascimento.

    A dela ja temos certeza que está errada rsrs. Ela colocava 1909, mas é 1907.

    ele eu nao sei, pois nao encontrei o batismo dele, provavelmente o nascimento tb está errado.

    pois é, terei que transcrever para registrar o casamento em Portugal

    mas nao é impeditivo essa data ne?

  • @duda , eu mandaria como está. Só retificaria se exigissem!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.