Cidadania direto dos avós... Pode?!?

Possuo avó e avô paternos, vivos, portugueses, que casaram em Portugal. Meu pai, brasileiro, não tirou a cidadania ainda. Eu posso solicitar a minha cidadania, sem que meu pai tire a dele? Em caso positivo, quais documentos devo ter em mãos? Eu e meus avós moramos no Rio de Janeiro.

Obrigado!

Comentários

  • Alexandre

    Sim voce pode.
    Veja o topico especifico sobre documentos para Naturalizacao.
  • Sim você pode, se você ainda não tem filhos. Vai entrar com o mesmo processo que entrei. "Aquisiçao de Nacionalidade Portuguêsa por Naturalização". Tem mais documentos mas você gasta uma grana só. Aproveita ja vai pedindo seu historico escolar, vais precisar, porque os colegios enrolam pra entregar, melhor entecipar o pedido antes de tudo. Valeu
  • Documentos Necessários Para Naturalização

    Olá Alexandre,

    No tópico abaixo você encontrará as informações:

    http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5207065659310337423&start=1

    Se você optar pela Naturalização apenas terá direito de passar a cidadania aos filhos menores de 18 anos.

    Se você não tem filhos. Vá enfrente e entre com o pedido de Naturalização.

    Abraços,

    Peter
  • Muito obrigado pessoal!!

    Mas ficaram algumas dúvidas, acredito que normais, de quem está fazendo isso pela primeira vez...

    1) Como e onde faço para solicitar a certidão de nascimento da pessoa portuguesa, de inteiro teor?

    2) Solicitando a cidadania assim, por naturalização, é exatamente a MESMA cidadania que eu teria se tivesse solicitado por ser filho de português, ou existe diferença? (Ouvi dizer que existia...)

    3) Onde se solicita os antecedentes criminais da polícia??

    Muito obrigado!
  • Alexandre

    Resposta:
    1- Voce solicita no Portal do Cidadão, tem que ser narrativa e vc tem que saber todos os dados,freguesia,concelho, cidade,data de nascimento, filiação.
    2-Atribuição-vc é portugues desde a data de seu nascimento e passa de pai para filho, de geração a geração, sem limite de idade,
    Naturalização- vc é portugues à partir da data de naturalização e só passa para filhos menores,
    no restante os direitos são os mesmos.
    3-Antecedentes criminais se solicita na Policia Federal da sua cidade.
  • Obrigado Sandra!

    Só uma última dúvida... Tanto a atribuição quanto a naturalização, com exceção desse detalhe da passagem de cidadania para os filhos, são os mesmos direitos... Portanto, uma vez que eu consiga a minha naturalização, eu não precisaria de passaporte para ir à Europa, uma vez que seria cidadão europeu? Eu teria uma identidade portuguesa, igual a que possuo no Brasil, certo?
  • Alexandre

    Isso mesmo, esses direitos são iguais.
  • Alexandre

    O passaporte vc tem que ter sim, senão vc não viaja,
    vc vai ter uma identidade portuguesa tambem, dentro da europa, nos paises da união
    europeia é que vc nõ precisa de visto, nem prazo pra permanecer neles, e em alguns deles vc pode viajar so com a identidade.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.