Divergência no Assento de Nascimento do meu Bisavô - Sobrenome Adicionado no Brasil
Olá a todos, boa tarde!!!
Meu nome é Moisés, eu sou bisneto de português. Eu tenho um filho que joga em Malta e necessita da cidadania europeia. Então pretendemos fazer a cidadania em primeiro lugar da minha avó (neta do português) e depois ir passando de geração em geração até chegar no meu filho.
Nós encontramos o assento de nascimento, porém aí é que está o problema. No assento de nascimento dele está como LUIZ e todos os documentos brasileiros dele tem LUIZ LACERDA DE GOUVEIA, porém o pai no assento de nascimento consta como apenas FRANCISCO JOSÉ. Não tem o sobrenome "Larcerda de Gouveia" e não sabemos da onde possa ter originado. Acredito que ele tem adicionado esses sobrenomes no Brasil por falta de documentação ou algo parecido.
Nome no Assento Português: LUIZ (Filiação: FRANCISCO JOSÉ e ERMELINDA CONCEIÇÃO)
Filha do Luiz (Brasil): MARIA LACERDA DE ALMEIDA
Filha da Maria Lacerda de Almeida *(NETA DE PORTUGUÊS)* (Brasil): MARGARIDA LARCERDA DE ALMEIDA
Não sei o que fazer nesse caso, já vi vários relatos aqui no fórum a respeito de sobrenomes adicionados. Quero muito a cidadania, mas será que a retificação é meu único caminho? Agradeço quem puder me ajudar, me dar uma luz.
Comentários
@bentomoisesnav , como estão os nomes dos avós no nascimento da filha? Exatamente iguais ao da certidão de batismo do português?
Tem a certidão de casamento ou de óbito dele, com o nome LUIZ LACERDA DE ALMEIDA e com os nomes corretos dos pais?
Caso positivo, mande uma das certidões para fixar o nome que o LUIZ adotou na vida adulta.
Confirmar que o português é o mesmo do assento de batismo envolve um conjunto de provas.
Eu estou com um problema parecido. Meu avo no assento de batismo dele (1899) consta como ANTONIO filho de Antonio de Oliveira Bago e Constancia de Jesu. No registro dele (Navio) consta como Antonio de Oliveira Bago mas por alguma razao desconhecida, ele quando pediu registro de estrangeiro ele mudou para ANTONIO DE OLIVEIRA VARGAS. A gente nao faz ideia de onde o Vargas surgiu. E para piorar , o registro de nascimento dele esta cancelado mas a @leticialele me deu uma boa resposta que pode ser pq este bastimo virou registro de nascimento. Como ja tem mais de 100 anos, nao consigo copia online. Estou esperancosa que a conservatoria ira me enviar, mas isto nao resolve o problema do nome dele ter mudado no Brasil. Qualquer informacao ou guia de como proceder, apos eu conseguir uma copia da certidao de nascimento dele, eu agradeco.
Abracos.
@sandravargassoddano ele se casou? no casamento está vargas?
@sandravargassoddano , ainda que a certidão tenha sido informatizada, vai aparecer só o nome, "Antonio".
Depois, fixa o nome com o que ele usou no casamento.