Nacionalidade por casamento (estrangeira)/ indo morar na Espanha

Boa tarde,

eu sou nova no forum e tenho umas dúvidas sobre a a nacionalidade por casamento.

  1. Eu sou colombiana, residente permanente no Brasil desde 2012
  2. Sou casada com portugués no Brasil jan/2015, e foi transcrito no consulado português RJ em jun/2016
  3. Nós estamos indo morar na Espanha e queriamos dar entrada no meu pedido ao chegar na Espanha (no próximo mês).

a) Como eu preciso do atestado de antecedentes criminais daqui do Brasil , e por ser estrangeira, aqui no RJ só posso buscar pessoalmente no IIFP. Eu vou levar esse atestado. Seria bom eu deixar um xxx para alguem buscar por mim caso eu não consiga dar entrada no processo e o atestado fique fora da validade? Esse documento precisa ser apostilhado?

b) Eu estive lendo aqui varios post, e falavam sobre o o envio dos documentos para o CRCentrais - Lisboa. É melhor fazer assim do que pelo Consulado? ( Não sei se alguem tenha informação sobre o consulado PT em Barcelona, caso sim, seria, seria melhor fazer o processo pelo CRC?) É só mandar os documentos e uma carta explicando tudo?

c) Eu li em alguns lugares que não precisava mais de tradução de documentos emitidos em espanhol. Seria melhor eu levar minha certidão de nascimento apostilhada e traduzida ou somente apostilhada?


Obrigada desde já!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.