Alterar Composição Originária do Nome
Olá, pessoal
Estou preenchendo o formulário 1C para atribuição de nacionalidade portuguesa da minha mãe para mim.
Verifiquei que no formulário existe a seguinte pergunta:
Pretende manter a composição originária do seu nome?
X SIM X NAO
E na ultima folha de instruções consta também o seguinte:
Se assinalou “Não”, e pretende alterar o nome com que se identificou no Quadro 1, deve indicar o nome completo pretendido, que deve ser composto de nome próprio (máximo de dois vocábulos) e apelidos (máximo de quatro vocábulos).
No Brasil tenho nome composto e mais 3 sobrenomes, que sempre achei um exagero, além de não gostar muito de um dos sobrenomes. Então pensei em aproveitar a oportunidade para "encurtar" meu nome na nacionalidade portuguesa.
Mas fiquei em dúvida se existem regras específicas para essa composição além da observação acima no formulário. Se, por exemplo, preciso manter o primeiro nome e último sobrenome? Preciso por exemplo manter o sobrenome da minha mãe, de quem estou herdando a nacionalidade?
Alguém já fez isso? Conseguem pensar em algum ponto negativo em ter nome diferente nos documentos do Brasil e Portugal?
Obrigada
Comentários
@annabeatriza , inconveniente não há.
Marque que não quer manter a composição do nome, e coloque o que deseja . SE eles aceitarem, farão a modificação.
Minha irmã quis tirar o último sobrenome e nem levaram em conta!
Legal, saber @Leticialele ! Talvez eles tenham mesmo algumas regras que não estão descritas no formulário... Vou tentar manter só o ultimo sobrenome e depois conto aqui se deu certo!
@annabeatriza
Existem regras: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/dar-o-nome/